O cancelamento da viagem de Dilma aos EUA, o Super Hornet e o fim do F-X2

50

USN Super Hornet 135 na AFA - foto Poder Aereo - Poggio

A presidente Dilma Rousseff decidiu hoje que não fará a visita aos EUA que estava programada para o dia 23 de outubro. A informação será divulgada em breve, em nota oficial, pelo Palácio do Planalto. Veja mais detalhes aqui.

Os motivos do cancelamento seriam as acusações de que ela e a Petrobras teriam sido alvos de espionagem pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA). As informações foram reveladas pelo programa “Fantástico” da TV Globo, a partir de informações obtidas pelo  ex-técnico NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), Edward Snowden.

Parte da imprensa nacional e internacional acreditava que, durante a viagem (ou mesmo pouco antes ou depois da mesma), a presidente anunciaria o caça Super Hornet da Boeing como o vencedor do programa F-X2. Porém, com o desgaste provocado pelas revelações dos documentos secretos, não só a viagem foi cancelada, como o risco do Programa F-X2 acabar pode ter se elevado. Lembramos aos leitores que, com base nas informações obtidas pela imprensa internacional, a última renovação das propostas dos três ofertantes do programa vencerá no final desse mês e há pouca disposição em renová-las (o Poder Aéreo entrou em contato com o CECOMSAER – Centro de Comunicação Social da Aeronáutica- na sexta-feira passada para obter mais informações sobre a data de vencimento das propostas dos três finalistas. Até o momento não recebemos resposta).

Você acredita que o Super Hornet ainda tem chances? Ou independentemente das chances do caça da Boeing, o F-X2 morrerá melancolicamente no final do mês? Ou o F-X2 vai continuar? Deixe seus comentários abaixo.

dilma e obama - agencia brasil

ATUALIZAÇÃO 15h40 – VISITA DE DILMA ROUSSEFF AOS EUA OFICIALMENTE ADIADA – NOTA OFICIAL PUBLICADA PELO PLANALTO ÀS 14h25):

“A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem, 16 de setembro, telefonema do presidente Barack Obama, dando continuidade ao encontro mantido em São Petersburgo à margem do G-20 e aos contatos entre o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado e a Assessora de Segurança Nacional Susan Rice.

O governo brasileiro tem presente a importância e a diversidade do relacionamento bilateral, fundado no respeito e na confiança mútua. Temos trabalhado conjuntamente para promover o crescimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda. Nossas relações compreendem a cooperação em áreas tão diversas como ciência e tecnologia, educação, energia, comércio e finanças, envolvendo governos, empresas e cidadãos dos dois países.

As práticas ilegais de interceptação das comunicações e dados de cidadãos, empresas e membros do governo brasileiro constituem fato grave, atentatório à soberania nacional e aos direitos individuais, e incompatível com a convivência democrática entre países amigos.

Tendo em conta a proximidade da programada visita de Estado a Washington – e na ausência de tempestiva apuração do ocorrido, com as correspondentes explicações e o compromisso de cessar as atividades de interceptação – não estão dadas as condições para a realização da visita na data anteriormente acordada.

Dessa forma, os dois presidentes decidiram adiar a visita de Estado, pois os resultados desta visita não devem ficar condicionados a um tema cuja solução satisfatória para o Brasil ainda não foi alcançada.

O governo brasileiro confia em que, uma vez resolvida a questão de maneira adequada, a visita de Estado ocorra no mais breve prazo possível, impulsionando a construção de nossa parceria estratégica a patamares ainda mais altos.”

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

No way.

Como já comentei no post do ForTe, infelizmente após [mais] este tropeço de nossa diplomacia, agora só falta o anúncio do cancelamento definitivo do FX-2.

asbueno

Há uma esperança inocente: a de que a retaliação seja apenas o cancelamento da viagem, mantendo demais negócios. Mas a julgar pela “fibra” e “inteligentsia” político-diplomática, vamos perder a oportunidade de escancarar a bucha nos bastidores e fazer, pragmaticamente, cara de bons amigos à luz dos holofotes. Aliás, como delineado pelo Dr. Barata em outro post.

Jackal975

Eu já não acreditava antes, agora então menos ainda.

Bogaz

Não só a morte do FX-2 de vez , mas a morte da credibilidade internacional por todo desenrolar desse processo de compra..

Infelizmente agora não acredito mais mesmo.

O governo é bom mesmo..não vai deixar pedra sobre pedra…é só notícia ruim! Em caso de guerra vamos mandar esses políticos de paraquedas e eles vão dar jeito em qualquer invasor.

Augusto

O bom disso tudo foi confirmar que o serviço de inteligência brasileiro é tão bom que até o Fantástico sabe antes da ABIN o que ocorre em nosso país.

Edgar

Augusto, pior do que isso, qualquer um que fuçar a WikiLeaks por 5 minutos já vai obter mais informações de inteligência do que a agência desde sua criação…

Por que falo isso? Quase 20 anos depois da entrada da Web no Brasil…: http://www.forte.jor.br/2013/06/20/abin-monta-rede-para-monitorar-internet/

maxi47

Sem esperança, agora é só aguardar o fim do mês para o fim do Fx2 . E com certeza se o Barão do rio do Rio Branco estivesse vivo , ele estaria muito decepcionado com a nossa diplomacia que só quer agradar aos parceiros de militância política e não quem realmente interessa.

solskhaer

Meus pêsames a família do FX-2!
Aos pilotos do G D A, cuidado com os arrebites do F-5M, pois serão seus cães de guarda por um bom tempo ainda!

Fernando "Nunão" De Martini

Ué… Se as propostas não forem renovadas novamente, e levando em conta a ideia de que o Super Hornet se tornou politicamente inviável, Dilma tem até o final do mês para se decidir por Gripen ou Rafale, simples assim. Ou melhor, complicado assim. Porque, se fosse simples, já tinha decidido há anos, certo? Pra quê simplificar se a gente pode complicar? Outra opção é, caso realmente se queira estabelecer num novo patamar a relação estratégica entre EUA e Brasil com atos como a escolha do Super Hornet (em detrimento a aprofundar a relação com os outros dois países com concorrentes… Read more »

paulorhd

Amigos boa tarde . Não gosta da gerentona , acho ela fraca e incopetente assim como todos do seu partido. , fico decepcionado com o fim do FX2 .Mas a diplomacia do Brasil não está errada. Os gringos podia pelo menos fingir pedir desculpa , dizer que lamentava muito dizer que isso não ia mais acontecer, bla, bla blaba. Agora não os caras falam que inclusive iria continuar , por que isso era licito e pronto . Se um grandalhão entra na sua casa e ver sua mulher trocando de roupa , vé ela pelada e vc descobre , vai… Read more »

Edgar

paulorhd, nesse caso o grandalhão não pegou a esposa do País trocando de roupa, mas sim negociando nossas almas em troca de financiamentos para uma certa campanha do próximo ano…

Lembre-se: Todos os seus vizinhos tem câmeras. Cabe a você fechar as cortinas.

Brandenburg

Creio que o FX-2 está viajando rumo aos confins do universo e talvez vá se encontrar com a Voyager em algum canto.pobre país que quer se inserir entre os grandes mas tem dirigentes políticos da estatura de um pigmeu(sem ofensa aos valentes guerreiros!).Já posso ver as manchetes” DILMA ENFRENTA OS EUA E COLOCA OBAMA EM SEU DEVIDO LUGAR!”. Quanto ao comentário do prezado Augusto(que tem toda razão) o que esperar de um SI que faz concurso público com edital em tudo que é lugar,, para selecionar seus agentes? Nos EUA, país de amadores, qualquer um que identifique e exponha publicamente… Read more »

paulorhd

Edgar.
Não estou defendendo a Dilma . Só quis dizer que os gringos fora burros , era para eles no minimo inventar uma conversa fiada , por que na verdade o GF queria era isso uma desculpa de cerca lourenço. mas nem isso eles fizeram , ai também é dimais né. Sinal que o Itamarati deles também deram uma de PT.
Abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Continuando meu comentário anterior, atualizando algo que já havia escrito anteriormente: O fato é que Dilma está se tornando, individualmente, a ocupante da Presidência que mais enrolou uma decisão de um programa de caças da FAB, pelo menos na história recente deste País. Não consigo acreditar que, nesses quase três anos de mandato, não tenha havido janelas de oportunidade suficientes para resolver de vez a questão, por este ou aquele concorrente. FHC enrolou uma decisão por uns 6 a 9 meses, mais ou menos, no ano final de seu mandato (o relatório do F-X foi terminado pela FAB e entregue… Read more »

edurval

Retaliação ? Os senhores deveriam raciocinar como politicos. O texto no meu entender diz o seguinte. Obama, não vamos poder fazer negocio agora pois o pessoal do Brasil que vê o Fantastico (não me incluo nesses) esta nervoso. Se eu ir ai sem voce pedir penico o bicho pega aqui na minha releição. Então vamos jogar essa reunião mais pra frente que o povo brasileiro tem memoria curta e daqui a pouco chega o Natal e o Carnaval e ninguem mais se lembra desse probleminha. Há não esquece de falar com a Boing pra manter o valor do contrato que… Read more »

Renato.B

Só falta cancelar o FX-2 para comprar F-16.

Guizmo

Amigos,
Há alguns “post atrás”, eu havia dito que as negociações deveriam até melhorar pro nosso lado, com as questões de espionagem. Realmente as coisas mudaram de figura, entretanto, ainda mantenho a opinião de que, com ou sem viagem, decisão sobre substitutos do F5 apenas em 2015, com entregas para 2016. Esse ano esqueçam, ano que vem, menos ainda.
Abs

Vader

Guizmo disse:
17 de setembro de 2013 às 16:39

Caro Guizmo, levando-se em consideração que o TB Saito declarou recentemente que levará 1 ano para discutir os contratos e 4 anos para receber as aeronaves, se a decisão for em 2015 como você diz, receberemos as aeronaves apenas em 2020.

Até lá não são os Mirage que estarão no chão: será metade dos Mike.

Ou seja: se isso acontecer, a FAB como força de combate acaba.

Sds.

edurval

Vader disse:
17 de setembro de 2013 às 16:47

Meu caro,

Esse problema poderia ser resolvido com um emprestimo de caças da Navy, eu creio que o contrato já deva estar ate assinado, o problema é que esse mala sem alça do garoto de TI da NSA colocou coco no ventilador e agora vamos ter que esperar a dignissima senhora nossa Presidenta possa sair dessa calça justa politica para fechar o negocio.

PS. Chamar esse mala de Agente da NSA é desconhecimento, o cara era apenas um responsavel de suporte da area de TI da NSA.

Rafael M. F.

Vader disse:
17 de setembro de 2013 às 16:47

“Ou seja: se isso acontecer, a FAB como força de combate acaba.”

Desde que o GTE esteja com aeronaves novas em folha, para carregar a canalhada para casamentos, batizados, Fernando de Noronha…

Nessas horas que torço para um Paraguai da vida invadir o Brasil…

Rafael M. F.

Falo do Paraguai de 1864, e não esse arremedo de país que é o Paraguai hoje.

asbueno

edurval disse:
17 de setembro de 2013 às 16:33

Não é possível afirmar com certeza, mas penso que o Edurval tem razão. O cancelamento da visita mostra descontentamento . A vida continua além disso, a não ser que queiram ferrar nosso país. Sobre o FX-2… … …

Guizmo

Vader,
Eu não acho que isso vá acontecer, creio que o Saito estava se referindo a um projeto de longo prazo (FX2), o que na verdade, morreu.

Eu acredito que para uma compra de prateleira, os prazos sejam menores……assim espero, senão em 2020 nossa FAB será tão combativa quanto a do Uruguai….

Abs

jairo boppre sobrinho

Srs
Concordo com o PauloRHD – é uma lastima o final do FX2 – mas não fazer nada seria pior – não pedir desculpas e ainda dizer que continuará a espionar e a gerentona ir lá é demais!
Tb por outro lado, é nosso papel nos defendermos melhor, no que diz respeito aos dados espionados – e tb na compra dos caças.

Abs

Baschera

Especificamente quanto a “visita de estado” esta foi adiada, não cancelada.

Ninguém poderia garantir que seria anunciado o vencedor do FX-2 nesta visita…. no máximo tratariam do assunto.

Além do mais, acho que o FX-2 esta mesmo morto e fedendo a muito tempo….. independente desta polemica toda.

Sds.

jura_gol

Boa tarde pessoal. Acho que agente esta sendo um pouco precipitado em nossos comentários ou estamos levando muito a serio nosso ponto de vista.A Dilma pela primeira vez se mostrou sensata,juro por Deus que estou tentando entender o ponto de vista de vocês,gente nós fomos espionados,o nosso governante maior e a maior empresa foi bisbilhotada, e a gente esta defendendo o enredo Americano.Desde quando nós estamos defendendo o errado.Não vou usar os termos do Paulorhd, mas vou usar seu raciocinio e de certa forma concordar com ele.Quanto a nossa ABIN, que eles tenham isso como aprendizado.Quanto aos aviões cancela esta… Read more »

Observador

Nenhuma novidade. Ou alguém aqui achou que seria diferente? A “presidenta incompetenta” nunca teve interesse de decidir nada. Se por revanchismo ou incompetência mesmo, pouco importa. Como todos sabemos, o estrago já foi feito: demoraram tanto tempo que, se a decisão saísse hoje, os novos caças viriam já para permitir a baixa dos Mikes mais desgastados. Aí, ao invés dos 12 mirage + 46 F-5 E/F “M”, teremos ao final da substituição apenas 36 “FX” + 11 F-5 jordanianos já esperando a baixa. Como não será decidido NADA, pelo menos até depois das eleições, o buraco será ainda mais embaixo.… Read more »

Antonio M

Afinal, o que foi que os americanos espionaram ? Será que o governo vai deixar isso claro? E a chefe da ANP afirma que somente “espião paranormal” poderia chegar aos seus dados . Oras, então qual o problema com espionagem afinal? Onde estava tanta indignação quando invadiram refinarias, revistaram avião da FAB ?!?!?! Não estão perdendo a oportunidade de faturar politicamente por causa dos EUA e desviando a atenção de fatos mais relevantes para a população. O julgamento do mensalão, novos desvios e corrupção no ministério do trabalho apenas para citar dois recentíssimos. E não só no governo federal, hackers… Read more »

Corsario137

Não mudo uma vírgula no meu discurso: Super Hornet, vencedor do Fx2.
E a Dilma só não está indo aos EUA por vaidade do Sr. Lula, only!
O grande dilema da presidenta é sair ou não do útero quentinho da divisão de riscos pelas suas decisões. Por enquanto ela permanece com medo do mundo lá fora. Isso poderá lhe custar uma reeleição.
Uma coisa é CLARÍSSIMA, nunca antes na história desse FX2 a Saab esteve tão perto de ganhar, nem quando vazou o relatório da FAB.
Pode parecer contradição da minha parte mas não
é.

Antonio M

Corsario137 disse:
17 de setembro de 2013 às 19:10

Torço para que tenha razão, pois mesmo que o Gripen seja o vencedor a contradição seria do próprio governo, devido ao caça ter grande porcentagem de dispositivos, peças e o motor americanos.

Corsario137

Quanto a espionagem,
Ora, constrangedor é descobrir por esses meios.
Os EUA sofrerão violações virtuais infinitamente mais sérias da China nos últimos 4 anos e isso não rendeu rigorosamente nada.
Até arquivos do projeto do F35 do Pentágono e da Lockheed foram roubados e isso não deu mais do que um pedido de explicações satirizado por Pequim.

Um link sobre o assunto: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/estados-unidos-cobram-da-china-o-fim-dos-ciberataques

Control

Srs Sendo realista, não há porque este clima de fim do mundo que atingiu os comentaristas visto que: 1. Tirando boatos e a esperança de muitos fãs do F18, nada sinalizava a oficialização da compra do avião da Boeing nesta viagem aos EUA, até porque não seria normal, dentro dos cânones tradicionais da diplomacia, o anúncio oficial de uma compra de 36 aviões, a não ser que isto estivesse em um contexto de um acordo maior, o que não parece ser o caso; 2. Num ambiente azedado pelas revelações do fujão americano e de seu amigo repórter, a viagem seria… Read more »

Mayuan

Curioso que os mesmos que vivem criticando o governo por gastar os tubos viajando por aí com os aviões do GTE estão agora reclamando que a presidente não vai fazer mais uma viagem? Achei foi ótimo porque assim um pouco menos do meu dinheiro de imposto vai ser gasto. De resto, que raios de tão importante ela iria decidir lá que não possa decidir daqui? Esse governo está longe de ser bom (como aliás todos os que já vi em 38 anos de vida) mas tem gente aqui que tem um amor maior pela reclamação que os políticos (de direita… Read more »

Nick

SE houver um vencedor esse será o Gripen E/F.

Caso contrário, a alternativa será buscar caças usados e moderniza-los. A alternativa mais viável nesse caso são os F-16 Desert.

[]’s

Fernando "Nunão" De Martini

Nick, Sinceramente, se a alternativa for buscar emergencialmente uma dúzia de caças usados, eu pessoalmente acho um negócio muito melhor ir buscar nos estoques suecos. Bem mais modernos e passíveis de entrar em operação sem grandes mudanças do que F-16 com mais de 20 anos de uso e estocado no deserto. Como volta e meia a Suécia oferece usados para países que vão desde a Malásia até a Croácia, acredito que pelo menos uma dúzia deva estar em condições de entrega em prazo razoável. Agora, se ainda assim a FAB preferir o deserto (lembrando que, mesmo que sejam mais baratos… Read more »

Gilberto Rezende

Caras vocês são hilários… QUAL a lógica de cancelar o Super Hornet e adquirir Gripen ou F-16 usado no deserto ??? A aquisição do caça FX-2 não é e nunca foi prioritária na agenda da Presidenta Dilma pois além de não ter o mesmo entusiasmo e intimidade com o assunto como o anterior Presidente Lula, ela sabe o quanto a turma do Saito forçou a barra para não fechar o FX-2 no Rafale e quanto ele apostava no caça americano. Da mesma forma que no satélite geoestacionário não deu a proposta americana (venceu les français), se houver um vencedor no… Read more »

Vader

edurval disse:
17 de setembro de 2013 às 17:11

“Esse problema poderia ser resolvido com um emprestimo de caças da Navy”

Prezado, a Navy não tem caças para “emprestar”. Os SH que ela está recebendo estão entrando quase que imediatamente em operação, substituindo velhos Hornet que estão literalmente caindo aos pedaços.

Não conte com isso.

Sds.

JapaMan

Bom dia Senhores, Me lembro que ainda no governo FHC, os esquerdistas de plantão profanavam em alta voz, que o governo havia de vendido aos EUA, e que nossas forças armadas iriam se tornar uma polícia. Pois bem os anos se passaram, quem era da esquerda virou situação, e o que eu vejo hoje? compras de navios patrulhas (de oportunidade..rs) encomendas de navios patrulhas (fabricados no Brasil) diminuição gradativa da força e seus meios. Pelo jeitão, como o povo de barriga cheia com os projetos sociais de engorda do governo, teremos mais e mais anos da PeTralha no poder, e… Read more »

JapaMan

Gilberto Resende, Acredito que muitos aqui, tem acesso a algumas informações de pessoas ligadas tanto a área militar, quanto a alguns setores políticos, eu fiquei sabendo de uma pessoa lá dos EUA, que fecharíamos os hornets sim, até porque uma decisão como esta, não se coloca pura e simplesmente “Caças” existem compensações e interesses maiores envolvidos, é um verdadeiro “pacotão” para se agradar os índios, espelhos, especiarias, roupas, na verdade não se mudou nada desde o descobrimento, as técnicas ainda são as mesmas e continuam funcionando. O problema todo, é que estamos entrando em um período de pré-campanha, com um… Read more »

HMS TIRELESS

Se a gerentona fosse realmente uma estadista teria mantido a visita e, quando fosse conversar diretamente com Obama, teria mostrado todo o seu descontentamento. Mas não! Deixou-se aconselhar por um “núcleo duro”composto dois notórios bolcheviques de tendências fascistóides (Rui Falcão e Franklin Martins) e o nosso ex-presidente, que anseia pela oportunidade de vingar-se de Obama pelo fato do Presidente americano ter jogado aquele acordo nuclear fajuto no lixo. República bananeira é isso aí!

eduardo pereira

Pô Japa vira a boca pra lá irmao !
Prefiro acompanhar o Corsário e gritar;
— Hornet, Eu Acredito !!!!!!!!!!!

Antonio M

Impressionante como ainda existe gente que divaga sobre o estadismo de LuLLa e Dilma !!! LuLLa é um espertalhão mas, mesmo assim um fantoche de grupelhos intelectualóides dentro do partido que sempre o sustentaram inclusive finaceiramente para ganharem mais na frente, ou seja, quando fosse eleito e isso foi o que aconteceu de fato. E Dilma é a continuidade disso, que trabalha arduamente para preservar a tal imagem criada do antecessor e garantir que caso queira venha a se reeleger. Que raio de estadismo é esse? Estadismo de bravatas, só pode ser ! O problema do FX, FX2 é simples,… Read more »

mdanton

Fico estupefato com a parcimônia dos “intelectuais” brasileiros tentando justificar a espionagem Anglo Saxônica ou francesa. Conformismo, imprudência, desleixo que beira o entreguismo da pátria e a suberviniência. Acorda formadores de opinião….. “Eles” desestabilizam nações e matam dirigentes em nome do comércio…são balconistas com uma doze embaixo da bancada e leões de chacra lá fora para inibir a concorrência. A Venezuela tem 5 vezes mais petrôleo que o segundo colocado…295 bilhões de barris contar 60 bilhões…a aposta é….quanto tempo levará para desestabilizaream este país….ataques e sabotagens nos serviços essenciais (energia, telecomunicações)…insuflar descontentes internos e por ai vai. PT é incompetente…mas… Read more »

Antonio M

mdanton disse: 18 de setembro de 2013 às 10:00 E eu fico estupefato com essa mania de colocar a culpa nos outros enquanto não aprendems a fazer a lição de casa. Eu fico estupefato pela valorização do escândalo de espionagem, sendo que o próprio governo brasileiro que tanto faz pantomimas e bravatas ainda não divulgou o que de fato foi espionado e quais foram os prejuízos. Eu fico estupefato que esses membros do governo estão partido cujos eles mesmo autorizaram ou dizem “não sabe, não ver ou que não falaram para eles” não expulsarem de seus quadros os “responsáveis” pela… Read more »

andersonrodrigues1979

Bem vai ser complicado a Dilma escolher o SH com essa bagunca toda, a situacao ja era triste para a FAB agora ficou bem pior, bem se o SH era o favorito dela deve ter deixado de ser, isso devido a reeleicao ficamos com Rafale e o Gripen, agora sera realmente que teriamos a decisao o esperado anuncio do vencedor, sera que realmente a Dilma quer fazer alguma escolha ou ja estava planejado empurar com a barriga, bem agora ela tem uma boa chance de acabar com o FX-2 sem esforco, e so deixar vencer os prazo. No caso de… Read more »

Edgar

Pessoal, a única coisa que a governantA vai escolher é a cor do terninho que irá utilizar amanhã.

Vermelho, por sinal. Com os botões também vermelhos, em formato de estrela de cinco pontas, com uma sigla em fontes brancas no meio, que, para os estrangeiros, significa nosso idioma.

JapaMan

Não discutir política, apenas coloquei minha opinião porque acho que influencia diretamente em todo esse processo. Alguns disseram aqui que tanto o Cebolinha (Lula) quanto a Mônica (Nem preciso dizer quem é) são apenas fantoches, bom, seria a mesma coisa que dizer “coitadinhos”, bom, se isso fosse verdade, o Lulinha não era dono de metade do maranhão, nem Dilma teria repaginado a chapa e tenho certeza que quando sair do governo sua aposentadoria vai estar garantida. eduardo pereira disse: 18 de setembro de 2013 às 8:40 Eduardo meu velho, O pior de tudo é que NINGUÉM, sabe as cenas do… Read more »

Antonio M

JapaMan disse: 18 de setembro de 2013 às 11:20 O termo fantoche não quer dizer coitado, para os citados é uma escolha principalmente para o primeiro. A sua atuação no sindicalismo que formou todo o seu conteúdo ou se deixou patrocinar pelos tais grupos e o partido que o levou até o poder? Óbvio que todo político precisa de partido, assessores etc mas, fica claro que ele é um produto de mkt e publicidade, tanto que fora tutelado pelo partido pouco arriscando-se a participar de eleições “menores” sendo “poupado” e “formado” para eventos chave como a constituinte e depois apenas… Read more »

eduardo pereira

Japa ,sei nao viu, como o Brasil pra negócios militares é bem da minha terrinha mineira , come quieto, faz tudo na surdina, pode a qualquer momento anunciar um tampao ,ou um vencedor com tampoes do mesmo modelo já sendo preparados pra vir devido a Copa no ano que vem, este sim seria um bom fim de novela;
— Hornets/Gripens novinhos mais pra frente e uns poucos usados pra esperar a entrega .