Gripen E: interesse pelo caça aumentou nos últimos meses, segundo a Saab

3

Gripen NG- foto Saab

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 16 de setembro, a empresa de defesa e segurança sueca Saab afirmou que, nos últimos meses, vem encontratndo um interesse crescente no Gripen E, a nova geração de seu caça multitarefa.

Segundo a empresa, o aumento do interesse está relacionado à encomenda recebida em fevereiro de 2013, por parte da FMV (administração sueca de material de defesa), para o desenvolvimento do Gripen E, assim como ao início da montagem do sistema.

Estudo da IHS Jane´s concluiu que, nos próximos 15 a 20 anos, aproximadamente 6.000 caças a jato precisarão ser substituídos. Devido a restrições suecas de exportação e outros pré-requisitos, a Saab tem acesso a cerca de metade desse mercado.

Gripen NG dados básicos - imagem Saab

Anteriormente, a Saab estimou que o Gripen poderia, potencialmente, capturar aproximadamente 10 por cento desse mercado nos próximos 15 a 20 anos. Porém, baseada no crescente interesse pelo Gripen na Ásia, América do Sul e África subsaariana, a Saab agora vê um potencial ainda mais positivo para futuros negócios com o Gripen E.

O presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe, afirmou na nota da empresa: “O interesse crescente pelo Gripen reflete a análise de longo prazo do mercado em relação ao Gripen E, tido como o sistema de caça a jato multitarefa, no estado da arte, de maior eficiência frente ao custo. As oportunidades de negócio parecem ser bastante promissoras.”

Gripen com Raven ES-05 AESA - foto SAAB

FONTE /IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

off topic

Textron lança projeto de aeronave Scorpion
(matéria na Aviation Week)

Fighting Falcon

E ai FAB,
Pega carona na notícia e faça parte de quem se interessou e adquiriu a aeronave.

Vader

Fighting Falcon disse:
16 de setembro de 2013 às 12:45

A FAB não apita nada. Quem manda é o Lula, o Amorim, o Dirceu, o MAG e o João Santana.

Todos gênios da aviação…