F-X2-logo-by-www.aereo.jor.br1 (1)

O artigo abaixo foi extraído do blog do jornalista “Mauro Santayana” (e é ao seu blog que ele se refere no texto). Ele não reflete, necessariamente, a opinião do blog do Poder Aéreo.

vinheta-opiniao-aereoOs pilotos da FAB, que majoritariamente prefeririam a compra de jatos russos Sukhoi-35, no lugar de caças norte-americanos F/A 18E (ver comentários em outras matérias sobre defesa neste blog), devem estar com suas esperanças renovadas, em razão da espionagem direta da NSA (agência nacional de segurança) norte-americana sobre a Presidente Dilma Roussef e outros membros do governo brasileiro. As denúncias praticamente sepultam as chances da Boeing vencer a licitação do Programa F-X2.

O Brasil não foi apenas mais um país entre os muitos espionados pelos EUA, mas o país estrangeiro mais espionado pelos EUA.

Os norte-americanos nos consideram não apenas um adversário potencial, mas – como criador dos BRICS e terceiro credor dos EUA – o seu pior inimigo, a nação mais perigosa do mundo, no contexto geopolítico.

Se os Estados Unidos são capazes, do ponto de vista moral, de espionar até o email dos outros, como o mais vulgar fofoqueiro de escritório ou hacker ladrão de senha de banco e de cartão de crédito, imagine-se o que não fariam com os códigos-fonte dos novos caças brasileiros, e o que não fazem, por meio das empresas (próprias e originárias de outros países da OTAN), que trabalham na indústria de “brasileira” de defesa.

A nova motorização (*) e aviônica dos caças AMX – os primeiros exemplares modernizados foram entregues pela Embraer à FAB essa semana – mostram que, se quisermos, poderemos fabricar aqui mesmo, a partir desse vetor subsônico, aviões intermediários para cuidar da defesa de nossas fronteiras.

Quanto à compra de caças-bombardeios de primeira linha, a aproximação com os russos, com a aquisição dos Sukhoi-35 como fator de dissuasão, nos permitiria entrar de pleno como sócios em bases iguais – com garantia de desenvolvimento e transferência de tecnologia – no Projeto do PAK FA T50, o caça multipropósito de quinta geração que está sendo construído em conjunto por russos e indianos no âmbito dos BRICS.

O PAK-FA está sendo desenvolvido justamente para substituir o Sukhoi SU-35 (sua tecnologia os russos já asseguraram ao Brasil em caso de compra), como o principal caça russo para a primeira metade do século XXI. É um caça-bombardeio polivalente de incrível manobrabilidade (ver vídeo), com um alcance de 5.000 quilômetros, e carga de 10 toneladas de armas.

Enquanto os EUA fazem o que querem com as nossas telecomunicações – criminosamente desnacionalizadas no Governo Fernando Henrique, a ponto de entregar até os BrasilSATs para os mexicanos – a Embraer se aproxima perigosamente da Boeing, em projetos como o do novo transporte militar KC-390, originalmente projetado no Brasil, e concebido inicialmente como um avião regional, sem participação norte-americana.

Considerações de mercado não podem sobrepor-se a interesses estratégicos nacionais, principalmente quando se trata de “sócios” com a credibilidade e caráter de nossos vizinhos do norte.

FONTE: Mauro Santayana

(*) NOTA DO EDITOR: a modernização do AMX não incluiu a motorização da aeronave, e isso já foi largamente divulgado e comentado aqui no blog do Poder Aéreo.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno

“Os norte-americanos nos consideram não apenas um adversário potencial, mas – como criador dos BRICS e terceiro credor dos EUA – o seu pior inimigo, a nação mais perigosa do mundo, no contexto geopolítico” Certamente um “pouco” de exagero, não? O que dizer de China, Rússia, Irã e Nova Guiné? “Se os Estados Unidos são capazes, do ponto de vista moral, de espionar até o email dos outros, como o mais vulgar fofoqueiro de escritório ou hacker ladrão de senha de banco e de cartão de crédito, imagine-se o que não fariam com os códigos-fonte dos novos caças brasileiros, e… Read more »

Marcos

Ai, ai, ai… Não sei se realmente pilotos da FAB preferem os Sukhoi, mas mesmo preferindo, existe acima deles, ou pelo menos deveria existir, uma Comissão de Análise para a compra de caças. Ou seja, isso ai não significa nada. E realmente não sei de onde ele tirou que fomos os mais espionados. Seguramente os EUA estão mais preocupados com Irã e China. E de onde ele imagina que somos um adversário potencial para os EUA? Alias, deveríamos ser? De resto, esse negócio de Brics já murchou, nem sendo chamados mais de Brics, mas Bric, já que a África do… Read more »

costamarques

Seria possível a EMBRAER sobreviver com tecnologia Russa em suas aeronaves?

Vader

Só fala m. esse animal desse Santayana. Não sei como ainda tem gente que dá trela pra esse sujeitinho… Não vou perder meu tempo comentando esse lixo. A única coisa certa do artigo é: o Super Hornet não é mesmo, definitivamente, caça para o Brasil. O quê? Querem que os EUA forneçam seus poderosos caças navais, o top de sua Marinha, para o PT fazer suas esquerdices pelo Globo? Querem ter transferência de tecnologia que custou bilhões ao contribuinte americano para o governo brasileiro ficar “peitando” o USA com sua diplomacia “altiva e ativa” (aquela que não tira os sapatos… Read more »

Marcos

Esqueci: “A Embraer se aproxima perigosamente da Boeing, em projetos como o do novo transporte militar KC-390, originalmente projetado no Brasil, e concebido inicialmente como um avião regional, sem participação norte-americana”. Noooooooossa!!!! De fato deve ser um perigo a aproximação entre a Embraer e a Boeing. Os gringos podem levar toda nossa tecnologia. E o que ele quer dizer com jato regional? É só para comercializar a aeronave com os países bolivarianos? Com a participação da Boeing, diria que nem no projeto, mas na comercialização, o número estimado para venda simplesmente dobrou. Lógico que há quem discorde. Mas vamos tirar… Read more »

costamarques

Sem me intrometer, mas dinheiro para o PAKFA teríamos sim!!!! vide o Sub Nuclear que não se fez nenhuma chapa e já foram gastos muito dinheiro!!!

ricardo_recife

Poucas vezes li tanta bobabem junta.

Nautilus

“Os pilotos da FAB, que majoritariamente prefeririam a compra de jatos russos Sukhoi-35,”

Que maioria de pilotos da FAB é essa que prefere a compra de Su-35? Só se for a maioria dos tenente Av recém-formados pela AFA…

Quanta bobagem junta…

Nautilus

Tenentes…

RomauBR

Peralá, substituir o Su-35??? Esse ainda nem começou a explodir direito e o cidadão aí coloca substituto pra ele?? Tem muita coisa antes pra substituir, e não o avião que se entenderia como o carregador de piano da VVA.

Parafraseando os colegas, “quanta bobagem junta”.

Colombelli

Jornalista? quem escreve algo assim é jornalista?
Mais encomendado este texto de impossivel. Completo amador.

A propósito, consigo ouvir daqui os tremeliques que os EUA tem de medo da “puftencia”.

Com o devido respeito, um texto que, não fosse de ummebro da imprensa “oficial”, beiraria a esquisofrenia.

Lyw

Vader disse:
13 de setembro de 2013 às 17:48

Meu caro,

Concordo com você e discordo ao mesmo tempo.

Concordo porque o que dizes é verdade… E discordo porque tenho fé que o Brasil PeTralha é uma situação temporária. Tenho fé que esta corja irá sair do poder.

Estes caças não são para um partido impor suas ideologias de latrina em nome do Brasil, eles pertencerão por muitos anos ao Estado Brasileiro.

Baschera

Mais um “jornalista” despreparado e puxa saco do GF vem dar palpite onde não entende bulhufas….

Perguntem a este senhor quanto de “usamericanubobuefeiu” tem nos aviões da Embraer… qualquer um deles…. e quanto teria se fizéssemos um projeto tupiniquim….

E esta da “preferência” dos pilotos da FAB foi dica de outro jornalista russófilo e anti-gringo….

Sds.

Klesson

É um espcialista?
É um asponi?
Não! É um doidim….

Baptista Jr

Realmente impressionante o que acabo de ler desse “jornalista”.

Ricardo Santos

Realmente papel aceita qualquer coisa!!

asbueno

Em nosso país, muitos leem algo e creem piamente naquilo que leram. Não checam fontes nem o currículo da pessoa. As opiniões são livres mas o que separa as boas opiniões das ruins são aquelas que são embasadas, contextualizadas e desprovidas de ideologia. O problema é que a maioria não sabe discernir entre os dois lados, de um modo ou de outro. Repito o que escrevi em outro post. À FAB foi dada a missão de produzir um relatório e que a partir dele fosse tomada a decisão de qual aeronave de caça comprar. É evidente que a questão geopolítica… Read more »

Augusto

Meio-quilo de bobagem.

Requena

Fazia tempo que eu não lia tanta bobagem num texto só…

Nick

Tirando todos os erros do texto e algumas especulações, 🙂

Concordo que o Brasil(Embraer) teria condições de produzir um sucessor para o F-5E/AMX, um caça leve, semelhante ao Gripen C/D ou o KAI- FA50.

Não sei se o SU-35 seria o preferido dos pilotos. Mas entendo que o Brasil deveria ter sim 1 ou 2 esquadrões de 1ª linha equipados com um caça pesado, de preferência o PAKFA.

[]’s

Joner

Que lixo, e eu li!!!
Vcs já disseram tudo, não tem o que acrescentar, apenas lixo!

Carcará 01

Com todo respeito a categoria que usa nariz vermelho como adereço e alegra tantas pessoas:

Quem é esse PALHAÇO??

CorsarioDF

Eu acho que vou virar comentarista sobre assuntos “intergalaxias”, pois qualquer um escreve sobre defesa, como se estive copiando uma receita de bolo…

São uns caras como esse que denigre a imagem de uma categoria inteira!!!

Lamentável seu comentário…

Rafael M. F.

Guilherme Poggio disse: 14 de setembro de 2013 às 0:10 “Prezados Este jornalista é tido como um profissional sério e de muita experiência, sendo também um formador de opinião. ( quem nao o conhece pode digitar seu nome no Wikipédia ) No entanto, tenho que admitir a baixa qualidade técnica, jornalística a geopolitica da opinião. Lembrando sempre que a internet é um espaço livre e cada um expõe o que bem entende, mas a credibilidade pode ficar arranhada se faltar coerência.” Guilherme, matutei pracacete se escreveria isso ou não, mas vou escrever! Pela primeira vez eu vou dar uma marretada… Read more »

Vader

De fato, fico imaginando o nível das idiotices que um certo povinho escreveria…

ivanildotavares

Prezado Guilherme Poggio,

O seu último comentário está parecendo questão de ética.

Abraços
GUPPY

Brandenburg

O Poggio tem razão quando diz que Santayana é um jornalista conhecido, sério e muito experiente mas nunca soube que se aventurasse pelos assuntos relativos à defesa.Tem odor de texto encomendado.No mais , sem querer ser repetitivo, nunca tanta bobagem foi escrita por um só em uma lauda….Bom final de semana a todos.

Mauricio R.

Mais um a soldo dos petralhas, que qndo de uma eventual alternância de poder, se espera que perca a mamata.
E tenha realmente que trabalhar de verdade, p/ prover o próprio sustento.

Max

Como disse o Marcos :
“O texto é um LIXO sob todos os aspectos”.

juarezmartinez

Isto acontece quando se juntam um teclado, uma imaginação e um idiota.

Grande abraço

Fighting Falcon

Entre poder e querer tem um grande buraco ai no meio…
Se para comprar pronto três duzias esta esse lenga lenga a uma decada e meia o que dirá produzir do zero?
Haja F-5 para suportar.

eduardo pereira

Como pode um cara escrever uma besteirada desta e colocar pros outros lerem sem ter a mínima noçao sobre o assunto??
Agora a moda é pegar reporter de “renome” e mandar escrever qualquer bobagem só por saber que o povao vai ler e aceitar o que está lá pois também nao tem informaçao já que como está na Bíblia;
“…o meu povo sofre por falta de conhecimento…”

Sds

cristiano.gr

Talvez tenha sido o mais espionado pelo perigo de cair numa ditadura comunista, onde o povo seria oprimido e os petralhas reinariam com pujança, soberba e luxúria.