F-X2: segundo a ‘Folha’, escândalo de espionagem caiu como uma bomba nos negociadores do Super Hornet

26

F-X2-vinheta7-poder_aereo

O jornal Folha de São Paulo publicou hoje uma matéria em seu site (clique aqui para ler a íntegra da reportagem) informando que o governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para tentar aplacar a crise decorrente da revelação de espionagem americana de comunicações da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores.

O escândalo está atrapalhando diversas negociações comerciais entre os dois países. Em relação aos caças, a Folha apurou que o escândalo caiu como uma bomba entre os negociadores da Boeing e do governo americano.

Os norte-americanos haviam tomado a dianteira no negócio, que pode chegar a mais de R$ 15 bilhões, e agora enfrentam um significativo empecilho político na disputa com França (Rafale) e Suécia (Gripen).

Tudo indica que o equilíbrio na disputa tenha voltado, assim como o ânimo dos outros dois concorrentes do programa.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Não vou dar uma de Lula e dizer que isto foi uma marolinha pra Boeing, de forma alguma. É um balde, e dos grandes, de muito gelo.

Porém, contudo, entretanto…

Super Hornet será o vencedor do FX2.

Fernando "Nunão" De Martini

Corsario 137, meu temor é que essa marola vire um grande tsunami de desculpas perfeitas para o Governo varrer o “incômodo” F-X2 de uma vez, com os três concorrentes juntos.

Marcos

A única bomba que existe é o GF nunca ter tomado decisão alguma.

Corsario137

Nunão,

Colocou o dedo direto na ferida agora. O meu medo é justamente esse. Os americanos ainda tem uma carta na mão, vamos ver se cola. A mídia em geral poderia fazer um serviço ao país e deixar logo esse assunto morrer.

Rogério

Que venham os Gripens então ;D

Fernando "Nunão" De Martini

Poggio, O F-X2 é necessário para a Aeronáutica, a encruzilhada é da FAB, da nossa defesa. Necessidade do País. Mas é a nossa percepção. Será que o Governo encara isso realmente como uma encruzilhada da defesa do País ou continua a ver como mais uma coisa incômoda que tem que resolver? Até o momento, com tantas empurradas de barriga, a minha percepção é que é continua um incômodo assunto, sempre passível de continuar rolando e enrolando. Para mim, baseado na percepção do histórico do programa, o F-X2 é visto pelo Governo muito mais como um meio para algum fim de… Read more »

asbueno

Se ambas as partes souberem conversar (e convencer), estará criada uma situação favorável. Mas dado o histórico geral a vaca deverá continuar atolada.

Max

Acho que vão varrer o FX2 para baixo do tapete como disse o Nunão.
Ou talvez tenham a cara de pau de fingir que a França não tem um serviço de espionagem bem ativo nos moldes do serviço Americano e ficar com o Rafale, com super faturamento em nome de uma transferência de tecnologia irrestrita mentirosa que não temos capacidade técnica ou interesse em absorver. A Embraer não vai correr o risco de produzir um novo Osório como a Engesa fez.

Por outro lado se o serviço de espionagem Americano fez um bom serviço desencavando alguns podres comprometedores…

Fighting Falcon

Creio que isso é uma grande falácia. O que o governo vai fazer, cortar todas as relações com os americanos? Isso é para variar um problema momentaneo que só está assim pq alguém colocou na impresa, ou o governo brasileiro não sabia que os EUA fazem isso todos os dias em todos os cantos do mundo? Não vai dar em nada e creio que só mais um motivo para tirar da mídia os problemas sociais, militares e todos os outros que incomodam qualquer governo. Ainda mais com a possibilidade de ter várias manifestações no próximo dia 07/09. Já conseguiram a… Read more »

Marcos

O maior motivo de não terem tomado uma decisão é que são incompetentes, sob todos os ângulos que se olhe a coisa.

Marcos

“Ninguém do governo falará isso publicamente ainda, mas a irritação de Dilma Rousseff e seus assessores mais próximos com Barack Obama está subindo vários tons a cada minuto que passa. “Até agora, o governo dos EUA não pediu oficialmente uma conversa entre Obama e Dilma para que ele se explique sobre o caso de espionagem revelada no domingo pelo Fantástico. “Dilma está em São Petersburgo e Obama na Suécia. Amanhã, Obama desembarca na Rússia, mas a agenda de Dilma já está lotada com encontros a sós marcados com os chefes de estado da China, Coreia do Sul e Japão, além… Read more »

Requena

Se isso aqui for verdade:

“o governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para tentar aplacar a crise decorrente da revelação de espionagem americana de comunicações da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores”

Podem esperar o anúncio da chegada dos F-18 com direito a champanhe e caviar.

Max

Marcos:
“O que se diz internamente é que o governo Dilma falará grosso com os EUA se Obama não aproveitar a oportunidade da reunião do G20 para explicar-se. O caldo pode engrossar.”

É, todo chihuahua tem direito de tentar falar grosso com um Great Dane!

Corsario137

Marcos,

Isso é pura interpretação/especulação de jornalista. Não está acontecendo nada. Isso é papo pra boi dormir.

Jackal975

Na minha opinião, a necessidade de substituição dos caças da linha de frente da FAB não passou a existir com os “programas FX”. Eles só oficializaram o processo de escolha do substituto. O assunto está pendente, no mínimo, desde 1987, quando se cogitou a compra de F-7M da China (com a calamitosa moratória da dívida externa, uma ideia de jerico do Sarney e seu então ministro Dilson Funaro, era o único fornecedor disponível) e acabou-se por trazer mais F-5E de segunda mão mesmo, o primeiro “tampão” dessa longa história. Assim, se o programa for novamente enterrado, seja por qual motivo… Read more »

Klesson

“…que o governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU para tentar aplacar a crise decorrente da revelação de espionagem…” – Morde e depois assopra. Dar apoio não quer dizer que o apoio será dado, apena que dá-se apoio. Agora, neste momento de crise instalada por anos de burrada de ambos os lados, tem-se esta pérola. Porque agora, nesse momento, os EUA tendem a apoiar o Brasil no CS? Porque não o fez antes, quando se fez sala tempos atrás? Acredito que virão os F18 sim, é tudo… Read more »

Augusto

Marcos disse:
4 de setembro de 2013 às 12:23

“A única bomba que existe é o GF nunca ter tomado decisão alguma.”

Faço minhas as suas palavras. Essa protelação ultrapassou a barreira da vergonha e chegou às raias da irresponsabilidade.

Fabio ASC

Vão empurrar o FX 2 para o Aécio resolver, assim, ele assume a presidência, lança o FX 3………..

Mauricio R.

Sua excelência e a petralhada bolivariana estão se achando “chiques no último”, mto importantes enfim, pois foram explicitamente espionados pela tda poderosa NSA!!!
Esse povinho cansa…

cristiano.gr

Agora era hora de encerrar o assunto e comprar logo o Gripen.

Ou encerrar o FX-2 e chamar os russos para negociar o Su-35 e a posterior compra do T-50.

Observador

…”o governo dos EUA cogita dar apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU”. Fazer isto por uma merreca de trinta e seis aviãozinhos?! Comprando briga com outros candidatos como Japão, Índia e Alemanha?! É ruim, hein!! Parece aquela “estória” dos EUA oferecerem alguns Arleigh Burke para a MB para estreitar a relação com os tupiniquins aqui… Mauricio R. disse: 4 de setembro de 2013 às 17:55 Cuidado com o que fala senão acorda a patrulha vermelha. Não dá mais de falar mal do (des)governo neste blog NOTA DOS EDITORES: OBSERVADOR, ESSA FORMA… Read more »

Mauricio R.

___________________, teu passado te condena!!! Então qual era o pq do chororô, mesmo??? “…one would really wonder why the U.S. intelligence community wasn’t actively spying on other governments, especially those with enormous organized crime and drug issues that happen to sit along primary transatlantic fiber optic cables.” “He certainly got his wish. But the Brazilian outrage, much like the Russian outrage, is clearly two-faced.” “In 2008, ABIN, Brazil’s intelligence agency, secretly recorded a conversation between Supreme Court president Gilmar Mendes and Sen. Demóstenes Torres. The president at the time, Lula da Silva, suspended the agency’s chief spy, but no one… Read more »

juarezmartinez

Senhores: Leiam com atenção o post do Brig Batista e analisem as entrelinhas de suas colocações: O GF está jogando para a torcida, vão espernear, fazer drama,e no fim, se comprarem , Tio Sam vai vender os SH, gostem os ptralhas ou não. O que está acontecendo aqui é o chamado “efeito Orloff” em relação ao caso Sivam, a NSA já tem uma ficha corrida completa de varias merd…. ditas na “fonia” e o GF sabe disto e não vai dar um pio fora do penico, se não vão largar tudo no ar, e aí a merd vai pegar preço… Read more »

Observador

NOTA DOS EDITORES: OBSERVADOR, ESSA FORMA DE PROVOCAÇÃO É TOTALMENTE DESNECESSÁRIA E NÃO CONTRIBUI PARA O DEBATE Não estou provocando. Estou falando a verdade e prevenindo o pessoal. Há uma semana tive aqui um atrito com um sujeito só porque falei que não respeito quem defende bandido (me referindo a Lula, Dilma, mídia comprada, UNE, etc.). O sujeito vestiu a carapuça e ficou todo dói-dói, me xingou e falou um monte de asneiras. Baixo nível. Sinceramente? Se eu tiver que ficar de boca fechada para não ofender o pessoal da militância, vou perder o tesão de participar do blog. NOTA… Read more »

Jackal975

Como as referências jocosas a meu respeito (o tal “sujeito”…) não foram editadas, me reservo o direito de respondê-las: Observador disse: 9 de setembro de 2013 às 21:49 Eu não te conheço. Você não me conhece. Então PARE de me ROTULAR. Não fiz isso com você então peço o mesmo tratamento. Pare com as provocações. Não te xinguei e não disse nenhuma “asneira”, mesmo porque eu não falo essa língua, só quem a pode entender é alguém da mesma espécie, o que não é meu caso. Não baixei o nível coisa nenhuma, não sou dessa laia, no tal “atrito” que… Read more »