Novos caças? Um dia quem sabe, mas outros aviões ainda precisam ser pagos

 caudas de F-5M e A-1 junto a cauda de P-3AM da FAB na AFA em 2012 - foto Nunão - Forças de Defesa

Nota no Diário Oficial da União mostra que programas bem mais maduros do que o F-X2 e com várias aeronaves já entregues, como o P-3BR, ainda precisam de negociações relativas a seus financiamentos

“O MINISTRO DE ESTADO DA FAZENDA, no uso da competência prevista no art. 2º do Decreto nº 1.387, de 7 de fevereiro de 1995, com nova redação dada pelo Decreto nº 3.025, de 12 de abril de 1999, autoriza o afastamento do País de (…), Procuradora da Fazenda Nacional, no período de 31 de agosto a 07 de setembro de 2013, inclusive trânsito, na forma do disposto no inciso IV do art. 1º do Decreto nº 1.387/1995, a fim de participar de negociação para prorrogação de financiamento relativo ao Projeto P-3 BR, celebrado com o BBVA, de interesse da República Federativa do Brasil (Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica), em Madri, Espanha. Os ônus com diárias e passagens aéreas ficarão a cargo do Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica. (Processo nº 10951.000697/2013-56)”

P-3AM da FAB na AFA em 2012 - foto Nunão - Forças de Defesa

Clique aqui para acessar a nota original, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30 de agosto de 2013. Esse tipo de viagem de servidores para realizar negociações de financiamentos está longe de ser incomum, mas serve para ilustrar que mesmo compras de aeronaves “no deserto”, somadas aos gastos com suas modernizações, representam custos que impactam financiamentos ao longo dos anos, e que precisam de atenção tanto quanto futuras aquisições, frente ao orçamento anual disponível. É uma engenharia financeira desafiadora conseguir conciliar vários programas importantes ao mesmo tempo, por isso mesmo deve-se evitar a obsolescência “em bloco” dos diversos meios das Forças Armadas.

VEJA TAMBÉM:

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Nada como a realidade se impondo à um país que caiu para 11ª economia global em poucos meses pelas simples graça da variação cambial.

Então aquela conversa toda do Rei Sol de Brasil Potência, acordos econômicos Leste – Oeste, pagamento da dívida externa, blá, blá, blá… era só conversa para o povão?

Edgar

Bela foto a primeira, ilustra o passado, presente e futuro de nossa aviação.
[mode_faith=off]

Lyw

Guido Mantega, difícil expressar a repulsa que tenho por este cara!

Destina dinheiro pra um monte de coisas inúteis e tem dificuldades de honrar contratos tão simples… Daria um ótimo ministro da fazenda na Bolívia, quem sabe em Moçambique… Meu Deus, quando o nosso país irá se livrar desta corja?

Baschera

Nada que me surpreenda…. já que o brasileiro mal sabe fazer contas simples de somar e subtrair….. e só ver o que tem de “nego” pendurado no cartão, cheque especial, cartão das “Casas da Tia”… e outras porqueras mais…… O que me preocupa é a situação que esta gente do GF deixou a coisa chegar….. e a maquiagem das contas públicas… e as mentiras que contam sobre os números do tesouro nacional. Muitos meses atrás, eu comentava aqui que a coisa iria apertar…. que iriamos ter que passar o penico em breve….. Parece que a profecia está se materializando…. Depois… Read more »

thomas_dw

O Brasil e´ por suas caracteristicas, um pais destinado a uma condicao periferica no ambito global, nenhum pais, com a estrutura politica que o Brasil tem, saiu desta condicao. A Cultura da corrupcao, a mediocridade do sistema educacional, a falencia da infra-estrutura e a tendencia a consumir ao inves de poupar, tudo conduz a que no medio e longo prazo o Brasil permaneca como esta. O que nós temos em abundancia sao as pretencoes infundadas de grandeza, a auto imagem desproporcional a nossa verdadeira capacidade. Talvez o momento mais simbolico de tudo o que somos, tenha sido a visita da… Read more »

Leonardo

Na primeira foto atrás do P3 é a calda de um SH?

É isso mesmo?

Leonardo

Valeu Nunão,

Eu havia esquecido a presença dos SH em Pirassununga nos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça ano passado.

Passei o curso agora sobre a foto e verifiquei a descrição, antes apenas havia apenas aumentado a foto para ver os detalhes.

Um abraço.

Leonardo

quis cursor!!!

Jackal975

Já que enumeraram os defeitos do Brasil e dos brasileiros aí em cima e encontraram o culpado por tudo – o Lula – como sempre se faz por aqui, também vou acrescentar uns itens na lista: – intolerância com a opinião alheia: segundo os comentaristas do site, tudo o que vem do PT é sem vergonha, não presta, o PT destruiu em dez anos o mar de prosperidade produzido pela direita em 502 anos de governo (1500-2002)…60% dos eleitores elegem o PT há dez anos para governar o país há dez anos, mas são todos burros, não sabem o que… Read more »

Observador

Jackal975 disse: 31 de agosto de 2013 às 15:17 ___________________o blog não é de discussão política, mas não dá de deixar de rebater tuas idéias. Primeiro, já fui eleitor do PT também, em um tempo em que os mensaleiros e o “iluminado de Garanhuns” esfregavam na cara de todo mundo que detinham o patrimônio da ética neste país. Justamente em 2002, deixei de votar nele porque achei que iam virar a política econômica de cabeça para baixo. Mostraram que eu estava duplamente enganado. Não mexeram na economia e em compensação se lambuzaram em escândalos de corrupção com uma gana que… Read more »

Jackal975

Observador disse: 31 de agosto de 2013 às 19:24 ___________________________________ A questão não é se tu achas o PSDB-PDS-ARENA-DOPS-ETC melhores que o PT. É um direito teu, eu não penso igual mas respeito. A questão é que em TODOS os posts sobre os assuntos mais variados, tu e teus amigos que pensam igual ficam debochando, ironizando, escarnecendo quem pensa diferente. É um desrespeito total e diário. Isso, na minha opinião, desvia o foco dos comentários do site e empobrece a discussão. Eu não vou me dar ao trabalho de rebater as tuas alegações sobre o “MAL ABSOLUTO” (o PT) e… Read more »

Joner

Senhores, o assunto aqui se não me engano, é “avinhãouzinhu”.

Mas se querem falar de política, alguém consegue citar alguma grande obra, como Itaipu, algum grande aeroporto ou porto, alguma grande estrada de ferro (concluída), que tenha sido feita por governo não militar?

O que costumo dizer, é que não existe uma raça de políticos miseráveis e sem escrúpulos, SOMOS NÓS que chegamos ao poder e continuamos a fazer o que sempre fizemos, CUIDAMOS DO PRÓPRIO UMBIGO!

Wagner

O jackal está certo num ponto : tem muita gente usando esse blog apenas como propaganda anti-petista, e esse não deveria ser o foco. Se for assim, entrem no Spaceblog, criem um Blog anti-PT e comentem lá, pronto. Eu estou jogando minhas neuras da Rússia lá, e lá EU posso deletar comentários de americanófilos a vontade… kkkkkkkkkkkk !! Muito melhor que ficar brigando aqui. Qualquer coisa nesse blog aqui termina em violentos discursos anti-petistas. Não que eu goste do PT, mas, está na hora de trocar o disco né… de qualquer forma o Terrestre tem espaços para discussões políticas. Eu… Read more »

Observador

Jackal975 disse: 31 de agosto de 2013 às 21:36 ______________________________________________________________________________ Para mim PSDB, DEM, Arena são tão canalhas quanto o PT. A diferença é que não posaram de paladinos da ética no passado e traíram o próprio discurso; não andam de mãos dadas com as piores ditaduras do mundo; não aparelharam o Estado Brasileiro, a mídia, sindicatos e ONGs picaretas com os seus puxa-sacos; e nem abaixaram as calças do país para que os países “vecinos mui amigos” fizessem o que quisessem. ___________________________________________ … Voltando a falar do que interessa ao Blog… Sobre o falido FX-2 e a necessidade de… Read more »

gilmarjosilva

Jackal975 disse: 31 de agosto de 2013 às 15:17 É isso mesmo Jackal975, aqui tem um grupo que chega a ser violento com a gente quando não compartilhamos de suas ideias. Volte lá atrás e dê uma olhada nos comentários do post: ESCÂNDALO DE ESPIONAGEM ATRAPALHA CHANCE DOS EUA VENDEREM CAÇAS AO BRASIL, postado no dia 13 de agosto de 2013. Veja principalmente os últimos comentários, que você vai entender o que estou falando. Não me envolvo com política, mas quase fui linchado só porque não defendo a escolha do S. Hornet, e ousei a me defender quando fui questionado… Read more »

gilmarjosilva

Muito bonita a primeira foto.

juarezmartinez

Imaginem, estamos com o “carnê” atrasado, imaginem a hora que chegar o momento de fazer um IRAN em um 295, P 3, 725 e etc….vai faltar hangar e desumidificador…..

Grande abraço

Jackal975

Observador disse: 1 de setembro de 2013 às 16:15 ________________________________________________ Tu não me conhece nem eu te conheço. Não sou criança ______________ Meça suas palavras. Não te ofendi nem te tratei com esse tipo de desrespeito ou insinuação. COMENTÁRIO EDITADO AVISO DOS EDITORES: SENHORES!!!! PAREM IMEDIATAMENTE COM ESSA BABAQUICE! CRESÇAM E APRENDAM A CONVIVER CIVILIZADAMENTE! SERÁ QUE OS EDITORES NÃO PODEM FICAR ALGUMAS HORAS DE UM DOMINGO SEM SE PREOCUPAR EM FICAR VIGIANDO COMENTÁRIOS E BANCAR BEDEL DE MARMANJOS QUE TEIMAM EM ESTRAGAR AS DISCUSSÕES COM ESSA ETERNA BRIGA DE DEFENSORES DESTE OU DAQUELE PARTIDO??? ESTE RECADO É PARA TODOS… Read more »

Justin Case

Amigos, boa noite. A missão de “negociar a prorrogação do contrato de financiamento” não nos permite concluir que há dificuldade para honrar os compromissos de pagamento. O projeto P-3M teve muitos adiamentos de entregas relativas ao contrato comercial. O contrato de financiamento deve continuar a suportar esse contrato comercial. Se há Termo Aditivo que modifique objeto contratual ou prazo de entrega no comercial, o de financiamento também tem que ser ajustado. Como, nesse projeto, o prazo de execução quase dobrou, é provável que esses ajustes requeiram mais do que uma revisão de prazos, mas uma alteração em várias outras cláusulas,… Read more »