Operação aérea contra a Síria começa a tomar forma

45

Typhoons RAF do esquadrão 6F - foto Eurofighter

A possibilidade de uma intervenção militar por forças da OTAN contra a Síria sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU começa a tomar forma. A Turquia disse que poderá liberar sua base aérea de Incirlik para operações de aviões da OTAN. Além disso, movimentação de aeronaves militares do Reino Unido foram vistas na ilha de Chipre, distante cerca de 100 milhas da Síria.

Enquanto isso o governo sírio do presidente al-Assad continua a negar seu envolvimento no recente ataque com emprego de armas químicas ocorrido no distrito de Mouadamiya, a oeste de Ghout, na capital Damasco. Além disso, inspetores da ONU que se dirigiam para o local do ataque foram surpreendidos por tiros de franco-atiradores no caminho.

Pilotos de aeronaves comerciais que voam regularmente para Larnaca (Chipre) informaram ao jornal britânico The Guardian que viram aeronaves C130 da cabina de seus aviões e formações de caças no radar de seus radares.

İncirlik, que fica no Sul da Turquia, é uma das bases aéreas mais importantes da OTAN. Ela foi usada intensamente durante as operações no Iraque e durante o envolvimento da organização no Kosovo.

FONTE: informações extraídas dos jornais The Guardian e Hürriyet Daily News

FOTO: RAF (meramente ilustrativa)

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lyw

Nossa fragata no litoral libanês deve estar tendo bastante movimentação na tela do radar.

Fighting Falcon

Demorou.
Achei que deixariam dizimar a população.
Como não tem nada para oferecer no território (como se vidas fossem insignificantes) demoraram para tomar uma atitude.
Lamentável ter que chegar neste ponto.

Joner

Os franceses devem estar pensando: Essa é mais uma boa vitrine para nosso caça, mas a 18.000,00 mil Euros a hora, será que vão?

Vader

Mais uma guerra européia. Espero que os EUA não se metam.

Oganza

Lyw disse:
27 de agosto de 2013 às 11:31

Bem lembrado, então me pergunto:

– Com as operações na Síria, qual seria o papel das embarcações envolvidas na UNIFIL?

– Nossa classe Niteroi seria capaz de se integrar a uma ação na Síria?

– Ela possui todos os links e comunicações seguras padrão OTAN?

– Qual seria a prioridade em relação aos navios de nações que irão participar ativamente das operações na Síria?

– E a Gerenta, vai dar alguma declaração anti-Imperialista?

Desculpem moderadores, acabou virando um post do Poder Naval.

Oganza

Vader,

Os Europeus tem condições de se meterem em alguma coisa sem o Tio San?

E a Síria pode aprontar surpresas? Acho que ela não é uma Líbia.

Sds.

Baschera

Esta será principalmente uma operação da OTAN…os USA somente devem lanças mísseis de cruzeiro… dizimando tudo que puderem do governo sírio.

Eu diria que Assad já deve ter se pirulitado de lá…e deve estar a bordo de algum navio russo no Mediterrâneo. Interessante que os russos, apesar de terem uma base no porto de Tartus….podem não fazer nada..e perder o penúltimo de seus aliados de outrora na região.

Quanto a fragata da MB por lá….. pena mas ficarão só olhando…. e rezando para que não a confundam com embarcação síria.

sds.

Klesson

Bem que o Brasil poderia dar uma dentro e apoiar esta intervenção que é mais que justa, necessária e justificada, dispondo pelo menos a Fragata que já está lá para apoio aos meios que ainda chegarão, ou ainda, enviar uma outra.
Não se trata de uma medida gratuita e sim humanitária.
A Região é complicada, mas algo deve ser feito, muito além, se sansões das Nações Unidas, elas já tiveram sua vez e seus efeitos.

Joner

Baschera,
não sei muito sobre nossa fragata, mas sei como andam nossos equipamentos de defesa em geral, a acho que a melhor coisa que a Marinha do Brasil pode fazer caso a OTAN entre nesse conflito, é seguir rumo para casa, por que se o bicho pegar para o lado de nossa fragata, JÁ ERA!
Quem estiver por lá ou esta com a Síria, ou esta contra ela!
De qualquer modo, o melhor lugar para a Niteroi é na Baéa de Granabara!

Joner

Ops. Baía!

Joner

Baía de Guanabara!

eduardo pereira

Como diziam na guerra do Vietnam “fogo no buraco”, que acabem com este covarde al assado e sua força militar que massacra o povo que devia defender, tantas crianças mortas, futuros brilhantes interrompidos por um desgoverno covarde e genocida e se a Russia achar ruim que sofra as consequencias também pois por culpa dela nao fizeram nada até agora e muitas (principalmente as vitimas do gas) mortes poderiam ter sido evitadas .

Sds. Parabens à iniciativa da Otan !!

Guizmo

Assino logo abaixo seu comentário, caro Baschera. Uma ação sob a chancela da Otan para justificar a falta de apoio da ONU (veto da Rússia e abstenção chinesa).

Penso que nossa fragata poderia se valer de alguma experiência em combate real, só não sei como…..

Soyuz

O teatro militar neste exato momento é o seguinte Os Arleigh Burke no mediterrâneo estão recebendo via satélite e preparando duas centenas de BGM-109 Tomahawk para atacar infra estrutura militar. As ações da Raytheon Company talvez subam um pouco nos próximos dias, porque fazia tempo que os estoques de Tomahawk estavam estacionados e as encomendas longe dos volumes gerados em 1991 e 2003 próximos a 1000 mísseis disparados.. Os oficiais da RAF estão repassando os procedimentos de SEAD, decolando de Chipre terão um bom tempo de PAC sobre o território Sírio e os protocolos de controle entre os caças e… Read more »

wwolf22

e no final quem pagara as contas sera israel…
certeza de que se a Siria for atacada, tanto o Hezbollah e Iran irao retaliar israel… alem da Siria eh claro… ai a Irmandade Muculmana do Egito ira aproveitar e atacar isarel tambem…

Blind Man's Bluff

Soyus, como vc acha ficará Israel nessa?

Joner

Senhores, seria muito bom se alguém nos informasse sobre os meios que a Síria tem para TENTAR contrapor um ataque da OTAN.
Como anda as defesas anti aéreas sírias? Seus caças? Podem causar algum prejuiso a OTAN?

GBento

E lá vai a OTAN fazer na Síria a mesma m… que fez na Líbia, trocando uma ditadura laica por uma ditadura fundamentalista islâmica.

Qual ditadura eu escolheria?

Nenhuma!!!

Mas sejamos realistas, de todos os males, deve-se sempre escolher o menor.

Não foi o que fez o iluminado Obama no caso da Líbia; parece que não é o que será feito no caso da Síria.

Vader

Joner disse:
27 de agosto de 2013 às 15:25

Prezado, depois de dois anos de guerra civil a Síria inteira está em, pandarecos. Não existe defesa alguma capaz de parar a OTAN.

Sds.

Fabio ASC

Acredito que desde o fatídico uso de armas químicas, sabe-se lá por qual dos lados, mais da metade dos oficiais sírios fugiram do país.

Seus pilotos desertarão as dezenas, fugindo para Rússia via Irã….

Mais uma pescaria de barril para a OTAN.

eduardo pereira

GBento,
na sua opiniao entao é melhor deixar como está com a matança de civis covardemente já que intervir será fazer a mesma m… que se fez na Líbia ??
O que você faria entao se tivesse o poder de escolha??

Soyuz

@Blind Man’s Bluff Acho que Israel ficará “triste” embora não possa dizer isto publicamente. Assad é o inimigo que todo estado gostaria de ter. Ele é como o Esqueleto no desenho do He Man. Arma o seu circo em frente ao castelo de Grayskull e anuncia a invasão. O herói esta do outro lado de Eternia, mas Esqueleto sempre espera ele chegar para começar a invadir. Sempre é derrotado e sai de cena dizendo “Eu voltarei, eu voltarei”. Esta é a Síria militarmente. Assad (incluindo seu pai) representou um bem danado para Israel por fazer da Síria um estado nacional… Read more »

Wagner

O ataque de armas químicas foi uma farsa ensaiada pelos rebeldes. Com essa farsa os USA e seus fantoches atacarão, tudo para, como já bem disseram aqui, as indústrias terem mais uma guerra. Mas a Síria é mais bem armada que a Líbia, e tem alguma experiência em guerras. Mas se a situação apertar, terão de fugir para o Irã, os aviões sírios remanescentes terão que cair fora. Todo mundo sabe que isso tudo é uma farsa. Mas o saco é ver caras querendo que a Rússia intervenha e salve Assad, até parece. Se fosse uma Armênia da vida, a… Read more »

Wagner

Tem outro fator…

O Irâ deve aproveitar e coletar dados e observações dessa operação, pois seu estudo será útil para sua própria auto-defesa, no caso de agressão israelense. Os pilotos sírios remanescentes também tem que fugir para o Irâ quando o Assad cair, pois mesmo apanhando, o que presenciarem será útil para a Iriaf.

Wagner

Eduardo

Acorda, meu !! Os rebeldes são tão cruéis ou piores que as tropas do Assad !! Pare de citar essa frase ” Assad malvado contra civis” , lá todo mundo se odeia !! Ou vc acha que rebeldes que comem corações humanos são melhores que tropas sírias ???

Não são civis inocentes que lutam contra Assad, é tudo mercenário e terrorista, membros de grupos islamicos radicais…

GBento

Eduardo Pereira, Deixemos a torcida de lado e atentemos para os fatos objetivos. Os inspetores da ONU chegaram à Síria no domingo; o ataque com armas químicas foi realizado na segunda. O carniceiro Assad já estava ganhando terreno sobre os carniceiros fundamentalistas islâmicos. Uma intervenção na Síria já era algo absolutamente remoto dadas as circunstâncias. Ai fico aqui perguntando aos meus botões? Um ataque tresloucado desse interessaria mais ao Assad ou aos fundamentalistas islâmicos? Aceito opiniões, apoesar de já ter a minha. Mas sua preocupação é com a carnificina? Você considera mesmo que uma ditadura islâmica na Síria, a exemplo… Read more »

Joner

Qual caça vai brilhar nesse teatro? E2000, Rafale, ou o Mirage2000 e F1 vão fazer o serviço por sair mais barato?

GBento

apoesar = apesar

Flávio Vilaça

Cadê o pessoal que disse que a “mãe Rússia” jamais deixaria atacarem a Síria… E que enquanto a Rússia estivesse ao lado da Síria, os EUA não teriam peito para intervir…

Pois é. Deu a lógica mais uma vez. Enquanto um dorme, outro te garras.

eduardo pereira

Nao falei que rebeldes sao bons ou ruins em momento algum caro WAGNER apenas defendi uma intervençao a muito adiada, o por vir saberemos quando este vier nao é ??
Seja lá quem for o bicho papao desta história será parado ao menos momentaneamente !!
O fato de todos se odiarem nao redime seu governante “Assado o malvado” e nem o torna bom, nem os rebeldes de seus atos muitas vezes danosos por falta de estratégia e selvageria devido à raiva descontrolada com armas nas maos !!

GBento

Eduardo meu caro, com todo respeito, mas seu equívoco está em considerar que os rebeldes não tem estratégia, e que sua selvageria é fruto do calor do momento.

Ao contrário, essa selvageria é a estratégia dos rebeldes, que estão longe de ser um punhado de gente desorganizada expressando sua insatisfação.

Nem os protestos no Brasil não foram espontâneos e desorganizados, quem dirá uma ação militar, de guerrilha, como a empreendida na Síria.

Os rebeldes têm organização, dinheiro, armas, objetivos e comando, e esse comando se chama Al Qaeda.

Joner

Sei que as industrias de armas ditam as regras, mas não seria muito mais facil “meter” uma bala na cabeça do “ASSADO”, assim não se destruiria a infra estrutura que ainda resta naquele lugar. Pois depois do conflito, a população fica com o pepino na mão!

Fabio ASC

Mas Joner, se não houver infra estrutura a ser reconstruída, como recuperar o investimento na guerra???? Lamentável, mas é a mais pura verdade.

Jackal975

Vai ocorrer o mesmo que ocorreu no Egito: tiram um ditador útil ao Ocidente do poder e entra um governo Islâmico radical. Aí daqui a um ano terão de dar um golpe de Estado para tirar os islâmicos do poder. E sobre o suposto ataque químico: que ocorreu, ocorreu. Mas quem foi que disparou? Eu não consegui saber até agora, não está claro se foram as forças pró-Assad ou os rebeldes. Eu tenho muita dificuldade em acreditar que Assad seria tão burro a ponto de fazer uma coisa dessas, sabendo que viraria alvo da OTAN-EUA. Mas a História é contada… Read more »

Soyuz

Vamos lá

1) A matança na Síria já dura 2 anos e ninguém interviu.
2) Assad estava obtendo avanços, Damasco esta relativamente segura.
3) A linha vermelha definida pelos EUA era “Não use armas químicas”
4) Esta linha vermelha tem cerca de 1 ano e graças ao veto russo a ONU fazia vistas grossas a uma intervenção.

Porque diabos Assad resolve então utilizar armas químicas agora? Seria ele um idiota?

Tai uma história muitíssimo mal contada, só não vê quem não quer.

Carcará 01

Soyuz, Vamos lá 2: 1) Já se desconfia de uso de armas químicas a um certo tempo, sem um comunicado desmentindo isso por parte de Assad. 2) Que houve um ataque químico no subúrbio agora, isso houve, as imagens são tão claras que uma pessoa minimamente instruída sabe. 3) Se não foi Assad que disparou essas armas, e sim os rebeldes, pq diabos o ditador não autorizou os inspetores da ONU a fazerem o mais rápido possível uma inspeção no TO?? 4) Toda a cobertura da imprensa que não seja a estatal de Assad é proibida por ele. Por que… Read more »

Soyuz

@ Carcará 01 Que houve um ataque químico isto é fato e ninguém nega. A questão é, olhando na balança, Assad perde muito mais do que ganha com este ataque. Porque ele o faria? O ataque partiu do lado das forças de Assad, é preciso esclarecer se ele realmente autorizou ou se foi uma ação de sabotagem. Isto que me intriga na questão. Assad perdeu o controle de parte do seu arsenal? Então a dimensão do problema na Síria é muito maior, porque se cai na mão de rebelde, cai na mão de terrorista e ai só Deus sabe, ou… Read more »

Baschera

A Síria é mais um pais secular, mas cujas fronteiras também foram delimitadas não levando em conta as etnias locais e sima antiga lógica imperialista inglesa. E como bem dito pelos colegas, Assad é (ou era ??) um idiota útil aos interesses macro, de Israel, passando pela Rússia e acabando nas potências ocidentais. A família Al Asad governo o país desde o início do anos 70, assim como os demais títeres da região na época… Sadat no Egito, Sadan no Iraque… etc. A Síria é um balaio de etnias, de maioria sunita, mas que tem diversas outras etnias em seu… Read more »

Control

Senhores A Síria é uma concha de retalhos conseqüente do fim do império turco em 1918 e o posterior protetorado da França. Não tem uma identidade nacional clara e possui fatores desagregadores fortes: apesar da maioria da população ser muçulmana sunita, o controle do governo é alauíta (ramo dos xiitas) grupo social que recebeu, durante o controle da França, alguma formação para dirigir o país. Para complicar, cerca de um quarto da população é cristã maronita, há uma boa percentagem de drusos e, em uma parte do território sírio, a etnia preponderante é curda (única, aliás, que possui um grau… Read more »

Lyw

Baschera disse:
27 de agosto de 2013 às 18:50

Excelente Baschera!

Baschera

Lyw,

Nem tanto…. em meu comentário troquei as bolas.

Foi a França (e não a Inglaterra) a potência responsável pela Síria até a sua independência em 1946, no final da II WW.

A França foi a responsável pela área siria de fins da I WW até o final da II WW atravéz de um acordo entre França e Inglaterra. Parte do antigo Império Otomano (Síria e Líbano) ficou sob tutela francesa e parte do mesmo império (Iraque, Palestina e Jordânia) ficou sob guarda inglesa.

Sds.

Sds.

juarezmartinez

A grande preocupação dos setores de inteligência é que após ao ataque, o caos pode se instalar, e armas podem vir a cair em mãos erradas, e isto é perigoso para todo mundo, de misseis AA de ombro a armas químicas, muito complicado.
Talvez, diferente da Líbia, vejamos varias operações comandos infiltrados tentando localizar armas.

Grande abraço

Groo

Não querendo tomar o lugar da Mãe Dinah, acho que os EUA e seus aliados irão soltar uma “meia dúzia” de bombas, por uns dois ou três dias, destruindo algumas instalações militares e locais suspeitos de estocar armas químicas.

Não acho que irá acontecer uma intervenção mais forte. Por outro lado o governo Obama é costuma fazer m…., principalmente em política internacional. Então, é bem possível uma intervenção.

Não acredito que o Assad tenha autorizado os ataques químicos e isso é ainda mais assustador.

Vader

Numa boa, os amigos que se perguntam porque o Assad bombardearia com armas químicas quando está “ganhando” a guerra, estão pensando com a lógica comum. No INFERNO não vigoram as mesmas leis da lógica. E a Síria decididamente é o inferno na Terra. Há vários motivos plausíveis pelos quais pode ter ocorrido o ataque químico do governo. Alguns exemplos: 1. Alvos de valor estratégico: alvos civis ou militares de alto valor, cuja destruição/morte fizessem valer a pena o ataque; 2. Demonstração de força para seu público interno apoiador: Assad poderia estar demonstrando uma resposta dura aos de seu círculo que… Read more »

Guizmo

Em minha opinião os EUA atacarão, a Rússia não vai se meter e Israel não fará nada também…….tudo mais do mesmo! O ponto fundamental é o pós-guerra. Vejo países como Líbia e Egito que, após terem seus governos destituídos, estão em pior situação administrativa, social e de mercado, do que antes. Creio que a intervenção precise ocorrer, não vivemos mais em um mundo onde possamos assistir via tv digital os massacres mútuos, entre governo e rebeldes – em qualquer parte do globo. Porém é preciso substituir por aliados democráticos, não permitir que rebeldes ou extremistas se aproveitem do caos e… Read more »