F-35 para a ASDF com componente japonês sairá 50% mais caro

0

Linha de voo de F-35A - foto USAF

Duas companhias japonesas vão fornecer 24 componentes para os futuros  caças furtivos F-35 que equiparão a Força Aérea de Auto-Defesa do Japão (ASDF), elevando assim o preço em 50%, segundo fontes do jornal japonês Asahi Simbun.

O F-35 será construído principalmente pela Lockheed Martin, com peças adquiridas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e outros países participantes do projeto. Os aviões serão montados nos Estados Unidos, Itália e Japão.

Segundo as fontes, o governo dos EUA autorizou a produção local de 24 componentes para o motor e para o sistema de radar. As peças serão responsáveis ​​por cerca de 10% do valor da aeronave.

Washington disse que mais peças de fabricação japonesa pode ser incorporadas, o que empurraria o preço para cima também.

O Ministério da Defesa planeja adquirir 42 caças F-35 sob um contrato com o governo dos EUA, incluindo quatro pedidos no ano fiscal de 2012, e dois para o ano fiscal de 2013.

Empresas japonesas começarão a fornecer peças para o F-35 deste segundo lote de duas aeronaves incluídas no ano fiscal de 2013.

O preço para as duas aeronaves será de cerca de 15 bilhões de ienes (154 milhões dólares) cada, 50% acima dos 10,2 bilhões de ienes para o modelo fabricado nos Estados Unidos e encomendados no ano fiscal anterior.

Fornecedores japoneses vai fabricar apenas peças para os F35. O volume de produção limitado irá aumentar os preços unitários.

De acordo com o Ministério da Defesa, a IHI Corp fabricará 17 componentes para os motores, enquanto a Mitsubishi Electric Corp irá produzir sete componentes do sistema de radar, incluindo receptores de sinal.

O governo dos EUA disse que a Mitsubishi Heavy Industries e outras empresas japonesas podem fornecer peças para a parte traseira da fuselagem, asas principais e trem de pouso.

Na seleção de caça de última geração da ASDF, o governo propôs para os Estados Unidos em 2011 que as empresas japonesas produzissem componentes para o F-35 afim de proteger a indústria nacional japonesa e adquirir tecnologia mais recente.

Os Estados Unidos concordaram que as indústrias japonesas poderiam fornecer até 40% dos componentes do avião.

O Ministério da Defesa destinou 83 bilhões de ienes para instalação de linhas de montagem do F-35 em uma fábrica de MHI na província de Aichi e outros projetos relacionados no ano fiscal de 2013.

Um alto funcionário do ministério disse que dezenas de bilhões de ienes em investimentos adicionais serão necessários caso as empresas japonesas cheguem a produzir 40% dos componentes do F-35.

FONTE: The Asahi Simbun (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments