Escândalo de espionagem atrapalha chance dos EUA venderem caças ao Brasil

051028-N-5884M-007

Anthony Boadle e Alonso Soto

vinheta-clipping-aereo A esperança dos Estados Unidos de alcançarem um cobiçado acordo de 4 bilhões de dólares para vender 36 caças ao Brasil sofreu um revés com as revelações recentes de que os norte-americanos espionaram comunicações da Internet brasileira.

Quando o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sentar-se para conversar com autoridades brasileiras em Brasília na terça-feira para preparar uma visita de Estado da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca, a venda dos jatos não estará na agenda, disse uma fonte.

“Não podemos falar dos caças agora… Você não pode dar um contrato desse para um país em que você não confia”, disse uma fonte do alto escalão do governo brasileiro à Reuters sob condição de anonimato devido à sensibilidade da questão.

A autoridade disse que a visita de um dia de Kerry ao Brasil estará concentrada em restabelecer a confiança entre Washington e Brasília, abalada com as revelações sobre espionagem que geraram um grande alvoroço político no maior parceiro comercial dos Estados Unidos na América do Sul.

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília não quis comentar o impacto do caso de espionagem sobre a possível compra de caças norte-americanos.

“Acreditamos que a oferta da Boeing é a melhor oferta disponível aos brasileiros e ela tem o apoio total do governo norte-americano”, disse um porta-voz da missão diplomática norte-americana em Brasília.

No mês passado, o jornal O Globo publicou documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden que revelaram a vigilância das comunicações eletrônicas no Brasil e em outros países latino-americanos.

Irritados, senadores brasileiros questionaram a visita de Dilma a Washington em outubro e criticaram a possibilidade de assinar o contrato com os EUA para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Boeing, com o caça F-18 Super Hornet, concorre com a francesa Dassault, com o caça Rafale, e a sueca Saab, com o Gripen NG, pelo contrato avaliado em pelo menos 4 bilhões de dólares, além de prováveis encomendas futuras que podem ampliar o valor do contrato ao longo dos anos.

O contrato para fornecimento de caças para a FAB se tornou um prêmio cobiçado para as empresas de defesa, no momento em que os Estados Unidos e muitos países europeus reduzem seus orçamentos militares.

EDA 60 anos - pilotos assistem à Fumaça em cima de Super Hornet - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

F-18 ERA FAVORITO

Uma porta-voz da Boeing se recusou a comentar sobre o estágio atual da oferta, mas disse que o eventual contrato com o Brasil é uma boa oportunidade de negócios para a fabricante de aviões norte-americana.

O Brasil tem debatido a substituição de seus defasados caças de combate há mais de uma década, num processo que passou por três presidentes. Dilma parecia estar próxima de uma decisão mais cedo neste ano, com a Boeing aparecendo como clara favorita depois de a Força Aérea norte-americana comprar 20 aviões de ataque leve da Embraer para uso no Afeganistão.

Dilma adiou uma decisão sobre os caças por conta da desaceleração econômica e da deterioração da situação fiscal do país. O orçamento do Ministério da Defesa foi reduzido em 3,7 bilhões de reais em maio e novamente em 920 milhões de reais no mês passado.

A onda de manifestações que tomou as ruas do país em junho, impulsionadas por uma ampla frustração com a qualidade dos serviços públicos e corrupção, colocou os gastos governamentais sob os holofotes e ajudou a diminuir as chances de uma grande compra, como a de caças de combate.

“Não espero que a presidente decida sobre os contratos dos caças neste ano, e ano que vem é ano de eleição, então isso pode ter que esperar até 2015”, disse uma outra autoridade governamental envolvida na política de defesa.

O Ministério da Defesa, no entanto, ainda espera que Dilma assine o acordo para a compra de novos caças antes do fim deste ano.

A Força Aérea Brasileira pressionou o governo a tomar uma decisão ao anunciar publicamente que os caças atualmente usados pelo país, os Mirage 2000, de fabricação francesa e que defendem Brasília, estarão obsoletos e não poderão mais ser usados depois do último dia deste ano.

O escândalo de monitoramento da Internet, revelado por Snowden, afetou as relações entre EUA e Brasil justamente no momento em que elas caminhavam bem sob o governo Dilma.

Os laços entre os dois países eram complicados durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aproximou o Brasil de governos de esquerda da América Latina e do Irã.

A visita de Estado de Dilma aos EUA em 23 de outubro é a única do tipo que o presidente norte-americano, Barack Obama, está oferecendo a um líder estrangeiro neste ano, um indicativo da importância que seu governo dá a uma aproximação com o maior país da América Latina.

Autoridades brasileiras afirmam que jamais consideraram cancelar a visita de Dilma e que acreditam que as relações entre os dois países são fortes o bastante para deixar o caso de espionagem para trás.

Mas o governo brasileiro quer uma explicação melhor do que a que obteve até agora sobre o que a NSA queria e qual a amplitude da vigilância norte-americana sobre as comunicações brasileiras, disseram as autoridades.

FONTE: Reuters

COLABOROU: Henrique CO

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Poggio, o jeito é esperar que o X-Wing deixe a fase de protótipo e entre na fase de produção.

Resta saber se a Aliança Rebelde vai transferir tecnologias sensíveis ao Império Vialácteo Bânanus.

Edgar

Emblemática a foto do post, onde o SH é freado pelo cabo de enrolação, gambiarras e descaso chamado Governo Federal. Só que, ao contrário da foto onde o SH é acolhido em seu NAe, o GF amarra há 20 anos os cabos ao gancho das aeronaves no momento da catapultagem, impedindo qualquer aeronave de decolar por aqui. Como um NAe sem escoltas, esse Governo bem que merecia levar alguns torpedos ou mísseis anti-navios enviados diretamente pela população ou pela base dita “aliada” (que, por acaso, também compõe o “NAe sanguessuga de recursos”). Espero que existam “submarinos” com os sonares travados… Read more »

Fighting Falcon E/F

Mais uma desculpa para não comprar…
Quem não sabia que o EUA investigava os outros países?
Só o pessoal do GF mesmo… Só ficaram sabendo quando leram os jornais?
Só falta agora arrumar uma desculpa para os Suecos, já que os “irmãos” franceses viraram as costas para nós no apoio a política nuclear do Irã que fechamos juntamente com a Turquia.
Oh paísinho viu.

Antonio M

E para eles os “vazamentos sistemáticos” de informações do CADE, os “dossiês dos aloprados”, os agentes que estavam/estão cuidando da vida de adversários políticos seria o quê?! Malandragem apenas ?!?!?!?

A diferença é que onde isso se chama espionagem, é por que a coisa é levado a sério …..

Sniper

Os EUA deveriam eles próprios se retirarem da disputa! O Brasil já deu todas as demonstrações que está alinhado à camarilha bolivariana e ao eixo do mal. A paixão, a sanha, o tesão reprimido desse governo, com o itamarati à frente, é essa esbórnia com Venezuela, Bolívia, Argentina, Equador, Irã, ditaduras africanas, Coréia do Norte etc etc etc. O fornecimento desses caças pela Boeing ao Brasil definitivamente NÃO atende aos interesses dos norte-americanos. Em resumo, seria como armar um inimigo. Não ha interesse, por parte do Brasil, em uma real agenda bilateral com os EUA. Tudo se limita a essa… Read more »

Vader

A politização que atingiu esse processo de reaparelhamento dos caças da Força Aérea chega aos píncaros do ridículo. Como é que pode míseros 36 caças, uma quantidade que soa ridícula até para países pequenos, quanto mais para um monstro de país como Brasil, gerar tanta polêmica? Como é que pode com a mera chance de os EUA levarem a disputa levantarem-se as hordas antiamericanas de todos os lados? A verdade é a mesma de sempre: se formos ficar procurando um fornecedor absolutamente neutro para adquirir os caças que a Força Aérea precisa para executar sua missão constitucional, não iremos adquirir… Read more »

HMS TIRELESS

Bom, se não der SH,que também não escolham o Le Jaquê, a cocote francesa….

Marcos

Bobagem!
Só não compram se não querem.
Se hoje todo mundo virar honesto, por exemplo, a quantidade
de propina distribuída por empresas é tão grande, que ninguém
venderia nada ao Brasil.
Então esquece esse negócio de espionagem e compra logo o avião.
Justificativa?
Sei lá! Inventa que o governo sabia de tudo e até colaborou.

Leonardo

Há apenas uma esperança, a Dilma em breve fará uma visita oficial ao Tio Sam e ao que parece, prefere a proposta americana, vamos ver!!!!

Pois do contrário, é nada ou o Rafele, na pior das hipóteses mais alguns Tampax’s, o Gripen acho muito difícil.

Então, que comprem logo mais uma dúzia de F-5 da Suíça, do Chile, do Raio que Los Parta e mandem para Gavião Peixoto Overhaulin Tabajara que eles dão o jeito deles.

Cada país tem as forças armadas que merecem!!!!

Fernando "Nunão" De Martini

“Não podemos falar dos caças agora… ” Há mais de dez anos que nove entre dez desculpas, das mais variadas, começam com essa frase e em seguida vão para temas como Fome Zero, espera do final das eleições no Brasil, espera do final das eleições na França, espera do final das eleições nos EUA, vendas casadas de refrigerante e cerveja,superávit primário, crise econômica europeia, PAC disso e daquilo e, agora, espionagem. A criatividade para arrumar desculpas de ocasião não cessa. Para o Governo, o F-X2 é um navio navegando a esmo e bem devagar num mar coalhado de icebergs, cada… Read more »

Edgar

Nunão, bem que o “navio” fantasma FX-2 poderia fazer umas passagens baixas pelo Planalto, ou melhor, ao lado do FAB-01, numa madrugada sem lua, com céu “grosso”, obrigando o oficial do GTE de plantão a fazer manobras “evasivas”, submetendo sua co-pilot[a] a alguns Gs pra refrescar as ideias 😀 Garanto que a Governanta “sonharia” com esse momento pro resto da sua vida e passaria a viajar apenas de ônibus. 🙂 Se no filme POTC tínhamos o “Holandês Voador”, aqui podemos ter a versão nacional, o “Português Voador”, que de voador só em assombrações presidenciais. Nosso “Português Voador” bem que poderia… Read more »

Nick

Já era. Apesar de que praticamente todos os grandes países fazem espionagem entre si, ficar no holofote/média inviabiliza politicamente essa compra.

Dos países que produzem caças acredito que só a Suécia talvez não tenha uma ação de inteligência sobre o Brasil.

França, China, Russia com certeza fazem. Além dos EUA, é claro. 🙂

[]’s

eduardo pereira

Esse negócio nao mela por conta desta espionagensinha nao ,se melar é por conta do pouco caso do GF mesmo ,no mais aguardando o passeio da Dilminha na casa do titio Sam !!

Hamadjr

Que bom, agora as chances para os Suecos aumentaram significativamente, quer espiar não sejam amador.

eduardo pereira

Hamadjr.
Sem perigo, o bonde Sueco já passou, em October vai dar SH na cabeça tranquilo ,queimada a Dilma já está e se queimar com os militares em véspera de eleiçoes nao é o que nenhum partido que se prese quer, a maior parte do atraso do FX esta nas maos do partido da presidenta e todos estao jogando a merla no ventilator , ou assina em October ou aguenta as consequencias que virao com certeza !!

Sds.

gilmarjosilva

Quanta hipocrisia. Com certeza se fosse a China ou a Rússia que tivesse cometido o desrespeito do nos espionar os comentários seriam outros. Isto parece ser julgar com “dois pesos e duas medidas”. Os EUA cometeram sim um ato de desrespeito com os direitos humanos. Depois das ações do Lula, deixaram claro que não confiam em nós e que não nos consideram um parceiro preferencial. Parece que pensam que só podemos ser amigos dos amigos deles. As nossas autoridades precisam sim rever as negociações com eles no caso do F-X. Temos outras alternativas e parem com esta conversa de que… Read more »

Vader

Acho impressionante alguém considerar uma aeronave que mal passa de um protótipo e que mal é operada por uma única força aérea, uma completa incógnita portanto, “superior” a uma que tem mais de 600 unidades construídas e serve à força armada mais poderosa da Terra.

Certas coisas simplesmente me intrigam…

eduardo pereira

Vader ,aqui,por democracia claro, se lê de tudo, cada texto fantasmagórico que aparece de vez em quando !!rs Será que o companheiro já foi apresentado ao SH Roadmap? Será que sabe da logística ruim de negócio com a Russia ? Será que já leu que o titio Sam ta querendo por o Brasil no comando da AL pra poder se preocupar com o dragao chinês e sua expansao assombrosa ? Será que se aliar à maior potencia bélica do mundo é ruim? Ao menos temos a quem pedir socorro se o bicho pegar ,olha a ajuda dos russos à Síria… Read more »

joao.filho

Herr Vader;
Acho que a hora de ficar debatendo “esse caça e melhor que aquele” ja passou faz muito tempo. Estamos em pleno 2013, e o Brasil ainda de F-5!!! A estas alturas, quase qualquer coisa seria uma maravilha. Eu tambem sou partidario do SH, mas do jeito que estamos ate mesmo o Mig-29 nos colocaria anos luz a frente de como estamos. Mas infellizmente, ja ficou bem obvio que o FX-2 nunca saira mesmo, e o F-5 dia a dia se esta transformando no Xavante do seculo 21.

indioinformatico

Mas que escándalo mais oportuno! 20 anos a mais de novela FX???

Baschera

Agosto…mês do desgosto !!

Baschera

Na reunião de 1/2 dia, agora a pouco no Itamaraty, entre o Secretário de Estado Kerry e o Chanceler “Patriota”…acaba de adentrar na sala o nosso outro “patriota”…. o presidente da CREDN, Fernando Collor de Melo…..

Sds.

Edgar

Baschera, o presidente da CRE do Senado não seria o Ricardo Ferraço?

http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=SF&com=54

O que esse sujeito primo de STFs tá fazendo por aí??

Soldat

Ficaremos com os Super tucanos mesmo.

Guizmo

Senhores, o Governo Federal vai usar os incidentes de espionagem para pressionar no pacote e no preço. Acredito que esse caso com os EUA, além do reaparelhamento latrino-americano, só servirá para estimular o Brasil a repensar os caças e escolher o SH. Brasil e EUA tem alianças históricas e lembrem-se que nos anos de SGM o Brasil manipulou uma eventual aliança ditatorial com o Eixo, só para reaparelharmos nossas forças armadas e ampliarmos nosso parque industrial. Me chamem de otimista, mas vejo isso tudo como oportunidades do Brasil comprar 36 SH, além de umas 4 fragatas Oliver H. Perry e… Read more »

Edgar

Vendo a transmissão da TV Senado, uma das “fontes” de “alto escalão” do Governo que a Reuters ouviu é o Suplicy, logo…

Vader

Guizmo disse:
13 de agosto de 2013 às 15:27

Tendo a concordar contigo amigo. Pra mim isso tudo é jogo de cena para aumentar o pacote. Ou o “faz-me rir” da tchurmitcha… 😉

Sds.

Baschera

Edgar,

Tens razão…. o Collor é ex-presidente da comissão.

Não estão passando ao vivo na TV Câmara a pauta da CREDN….. preferiram passar ao vivo uma cerimônia ridícula de “Devolução Simbólica de Diplomas de Deputados Cassados”….

Tem umas paus mandadas lá…. umas 10 ou 12 que gritam, aplaudem e tem faniquitos, se rasgam de êxtase quando chamam o nome dos tais…. interessante que são quase somente mulheres presentes….

Sds.

Baschera

Nem na TV senado….. esta passando a mesma lenga-lenga de sempre….

Sds.

gilmarjosilva

Pois é Vader, um protótipo que deixou todo mundo de boca aberta na ultima feira em Paris, feira aliás que não viu apresentação significativa das estrelas Americanas, incluindo aí o F-22 e F-35. F-35 aliás que até hoje continua em sua fase de desenvolvimento (protótipo), pois só tem dado problemas. Mas que alguns gostariam de ver o Brasil na fila para o adquirir (afinal é um caça Americano). O fato de servir à força Aérea mais poderosa do mundo não torna o S, Hornet o melhor caça na sua categoria. Mas esta conversa a gente já ouviu, O Rafale também… Read more »

Guizmo

Kkkkkkk Vader………;)

Wagner

Eduardo, eu sugiro que vc estude melhor sobre a guerra civil síria. As coisas lá não se resumem a ” malvada Rússia” mandando armas para o “malvado Assad” matar seu próprio povo. Realmente vc deveria estudar mais sobre a Guerra Civil Síria, Eduardo. Mas, se vc quer acreditar no Vader… Gilmar, vc está de parabéns, mas prepare-se : Alguns atuantes aqui vão taxá-lo de comunista, seguidor de Pol Pot, seguidor de Tsong Tzen Chi´hú ( seja lá quem for…), vão escrachá-lo de todas as maneiras usando de arrogância e escárnio. Principalmente a arrogância. Marca registrada de alguns aqui. Na trilogia… Read more »

Vader

gilmarjosilva disse: 13 de agosto de 2013 às 19:31 Cara, tô com pouquíssimo tempo pra ficar debatendo, então vou lhe responder brevemente e que cada um tire suas próprias conclusões. “Pois é Vader, um protótipo que deixou todo mundo de boca aberta na ultima feira em Paris” Entendi. Quer dizer que porque o semi-protótipo da Sukhoi faz desfile aéreo e piruletinha como uma cocote de balé can-can (aliás, Paris é ambiente propício para isso) ele é “melhor” que o Super Hornet, um caça com 600 unidades construídas e que server, repito, à mais poderosa Marinha de guerra do mundo? “feira… Read more »

Galeão Cumbica

A todos do blog!

o ditado certo eh, “um peso e duas medidas” e nao dois pesos e duas medidas, dois pesos sempre tem duas medidas, entao quando querem dizer que a pessoa tem duas interpretacoes pra mesma coisa, ” um peso e duas medidas”

sds
GC o ranzinza!

gilmarjosilva

-Vader: …já foram relatados à boca pequena inúmeros problemas em relação à operação de tais meios, por conta precisamente da péssima logística russa. E a operação está sendo razoavelmente a contento porque tais helicópteros são novos, porque Deus sabe o que vai acontecer daqui há dez anos… Por favor né meu amigo Vader, “à boca pequena”, quer dizer que agora você também espalha boatos sem comprovação, e também possui bola de cristal, pois insinua problemas para os equipamentos Russos para daqui a dez anos. -Vader: …porque o semi-protótipo da Sukhoi faz desfile aéreo e piruletinha como uma cocote de balé… Read more »

Vader

gilmarjosilva disse: 14 de agosto de 2013 às 23:24 “Por favor né meu amigo Vader, “à boca pequena”, quer dizer que agora você também espalha boatos sem comprovação” Deixa eu ver se entendi, você quer uma declaração assinada em cartório pelos pilotos do helicóptero, dizendo que ele é uma b., dos mecânicos dizendo que a manutenção é complicada e do pessoal administrativo dizendo que a logística é um lixo? Você por um acaso compreende o conceito de hierarquia e disciplina? Tem noção de que qualquer declaração depreciativa sobre equipamento militar nas forças armadas brasileiras leva o militar imediatamente para a… Read more »

gilmarjosilva

Pois é amigo Vader, quer dizer que você tem acesso aos militares que operam os equipamentos Russos no Brasil, e eles te disseram que é tudo uma b… __ Meu amigo, você não esta com essa bola toda não, e isto para mim só mostra que você continua usando de má fé e cuspindo boatos. Vader: … agora equipamento russo não envelhece? Será que desgaste pelo uso, necessidade de substituição de peças, etc., é só uma característica dos equipamentos “dusamericanu mau feiu bobu i cumedô di bêicon”???… __Agora você tenta manipular o que já foi escrito. Em seu comentário anterior… Read more »

Max

Gilmar, você chama o Vader de pretensioso, desqualificado e esquizofrênico e no final o culpa de não manter uma conversa sadia !?

gilmarjosilva

Pois é meu amigo Max. Prefiro achar que não entendeu meu comentário do que pensar que você também esta tentando distorcer o sentido do mesmo. Eu quis dizer que o amigo Vader assim como eu e você não tem qualificações técnicas para fazer comparações acertadas sobre os caças em questão. Mas o que você me diz da seguinte frase citada por nosso amigo lá em cima no inicio dos comentários: …Como é que pode com a mera chance de os EUA levarem a disputa levantarem-se as “hordas” antiamericanas de todos os lados?… Se não me engano, “hordas” é uma palavra… Read more »

Vader

gilmarjosilva disse: 17 de agosto de 2013 às 0:17 “quer dizer que você tem acesso aos militares que operam os equipamentos Russos no Brasil, e eles te disseram que é tudo uma b…” Mais ou menos isso meu caro. Mas claro, ninguém é obrigado a acreditar em mim. É uma questão de credibilidade. Só. “Todos nos sabemos que equipamentos tem um período de uso a partir do qual precisa de manutenção. Nisso também se enquadra equipamentos fabricados na Russia. Fato que você tentou manipular.” Ah ah, sinto muito, mas não tentei manipular nada não cidadão, você que está tentando dar… Read more »

gilmarjosilva

Vader: …Tanto é que eu não “torço” para caça nenhum no FX2 (NUNCA ninguém vai poder me acusar de ter escrito que eu “torço” para este ou aquele)… _Deixe de brincadeira Vader, e seja mais coerente. A palavra “torço”, talvez você nunca tenha escrito. Mas em inúmeros comentários você deixou muito claro a sua paixão e preferência pelo S. Hornet. Veja algumas pérolas que você já postou aqui: Vader: …”Quer ter caças modernos sem gastar muito e sem muitas restrições? Dobre a espinha, balance o rabinho, faça uma bela de uma aliança DE VERDADE com o fornecedor e seja feliz.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

gilmarjosilva e Vader,
A discussão de vocês já passou, há muito, da discussão de argumentos e virou uma espécie de “denuncismo” de quem acha que o outro está mentindo, ou debate sobre técnicas de discussão.

Este é um espaço para discutir Defesa, e não para exibir técnicas de vencer um debate.

Novos comentários que insistirem nessa linha que não leva a absolutamente lugar algum passarão a ser deletados.

Vader

gilmarjosilva disse: 20 de agosto de 2013 às 2:45 Bem, eu iria lhe replicar a contento, mas diante do pedido/ameaça da moderação, deixarei passar esta. Apenas ressalto que se você tem argumentos contra meus comentários antigos sobre diversos temas, responda-os nos respectivos posts. Seja corajoso, seja intelectualmente honesto, e não os tire do contexto em que foram escritos, porque aí fica realmente parecendo sem sentido. A propósito, também acho monótono seu fanatismo exacerbado e sem fundamento por tudo que é russo. Na verdade me dá uma preguiça imensa, uááááá… 😉 Até porque, enquanto os russófilos ladram sua bobajaiada ideopata o… Read more »

gilmarjosilva

Caro amigo
Fernando “Nunão” De Martini disse:
20 de agosto de 2013 às 12:07

Me parece que o “Lord” vader pode continuar com o debate.
Pensei que sua (como foi dito pelo senhor do lado negro da força): “ameaça”, devesse ser levada a sério mas. Mas parece que o Vader não seguiu suas recomendações e pode continuar postando.
A postagem acima feita por ele dá continuidade ao nosso debate, mas não foi deletada. O que devo pensar, e fazer?

gilmarjosilva

Fernando “Nunão” De Martini disse:
20 de agosto de 2013 às 12:07

Mostrei os comentários anteriores do Vader para que todos vejam que ele é incoerente com o que diz e mente ao dizer que não “torce” pelo S.Hornet. Nada foi tirado do contexto, e os títulos estão lá para qualquer um consultar e tirar suas conclusões.

gilmarjosilva

Fernando “Nunão” De Martini disse: 20 de agosto de 2013 às 12:07 Acontece “Nunão, que em certos comentários aqui, a gente observa um excesso de animosidade, onde se usa de xingamentos e jogo de palavras que podem intimidar futuros participantes. Termos como rafaletes, PeTralhada, putanfia, entre outros apesar de parecer não constituir violação às regras do blog podem não ser bem vistas por pessoas que gostam do blog mas não compartilham das ideias de certas pessoas que aqui comentam. Ao postar meu segundo comentário acima: gilmarjosilva disse: 13 de agosto de 2013 às 19:31 eu fui alertado de que poderia… Read more »

Vader

gilmarjosilva disse:
22 de agosto de 2013 às 0:59

Caro Gilmar, com “seja razoável vá” eu quis dizer simplesmente “seja razoável”; chamar o amigo à razão. Da mesma forma eu poderia ter escrito algo como “seja razoável, ok?”.

Lamento que você tenha entendido o “vá” como se eu estivesse te mandando pra algum lugar. Não foi o caso, em absoluto, até porque eu não uso esse linguajar.

Sds.

gilmarjosilva

Vader disse: 22 de agosto de 2013 às 8:21 Os três pontinhos depois de seu comentário dão ao mesmo uma ideia de duplo sentido, e no contexto desta frase caracterizam um xingamento. Não é a mesma coisa que “seja razoável vá” ou ” seja razoável OK” onde sem os três pontinhos, você está finalizando a frase, sem deixar margem para duplo sentido, o que impossibilitaria a ideia de um xingamento. Sds NOTA DOS EDITORES: VADER E GILMARJOSILVA, É IMPRESSIONANTE A CAPACIDADE DE DOIS SUJEITOS, PROVAVELMENTE ADULTOS, CONTINUAREM NA MESMA LINHA INFELIZ DE TROCA DE ACUSAÇÕES MÚTUAS APÓS O AVISO DOS… Read more »