Domingo Aereo - AFA 2013 - VC-1 2

vinheta-exclusivoPassava das 17:00h e o locutor já havia anunciado o fim do evento. Muitos visitantes haviam saído e outros tantos estavam de saída. Notei que uma aeronave civil (parecia a silhueta de um Airbus 320) cruzava o céu não muito alto, exatamente sobe a AFA. Achei aquilo muito suspeito, pois o sobrevoo naquele local é restrito. De qualquer forma voltei a minha atenção para o C-95BM que seguia para a cabeceira da pista 20L enquanto o KC-130 acionava seus motores.

A demora para o Bandeirante decolar foi grande e passei a me concentrar no KC-130 que passou bem na nossa frente, dirigindo-se para o mesmo local onde estava o Bandeirante. Subitamente aparece uma silhueta de um avião comercial aproximando-se para o pouso. Ele toca a pista e não desacelera. O sol já havia se posto e eu só notei que avião era quando o ele passou na minha frente. Tratava-se do VC-1 “Santos Dumont”, um Airbus A319 ACJ que serve à Presidência da República e é operado pelo GTE (Grupo de Transporte Especial). A aeronave tocou a pista, acionou potência e decolou novamente.

Achei tudo muito emblemático. Por mais que o VC-1 seja operado por pilotos da FAB como os demais, ele é uma aeronave que simboliza o(a) líder máximo(a) do País e o GTE é uma unidade que serve às altas autoridades do Brasil. Ver aquele novo e belo VC-1, com suas cores reluzentes e um brilho de dar inveja, esbanjando potência bem na frente do velho e desgastado Mirage 2000B do GDA (mal se via o símbolo da III FAe – ver foto em outro post), que deve parar de voar em breve e que não saiu do chão o dia todo, transmitiu a mais pura mensagem que alguém poderia captar. Mais do que as palavras, a foto abaixo diz tudo sobre o atual estado da FAB. Quem voa e quem fica no chão.

Domingo Aereo - AFA 2013 - VC-1 Airbus A319

 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Parabéns pela cobertura, Poggio, e pelas fotos, Galante. Outra perspectiva que se pode obter desta última foto, além do “contraste social” da foto, é que o mais próximo que a madam president[a] chega do assunto da aviação de caça na FAB passa mais rápido que um “touch-and-go” do A319, e logo ela “decola” para milhares de pés longe do tema. Essa cena me lembra o caso clássico do playboy passando por uma região humilde com seu carro importado do ano e que assim que vê um carro velho se aproximando acelera fundo para fugir dali. A FAB nada mais é… Read more »

Oganza

Domingo Aéreo cheio de mensagens subliminares… 🙁 e o Poggio captou tudo, parabéns.

Edgar – bela analogia.

Brandenburg

Boa noite,minha visão é um pouco diferente: alguém no GTE leu o post do Poggio reclamando(com razão) das poucas apresentações aéreas e resolveu dar um passeio até Pirassununga para demonstrar um “pouso de assalto” com o Airbus ( com o Buffalo era mais emocionante, pcp para quem estava a bordo!) e levantar o moral da turma, pois estamos todos precisando! Parabéns pela matéria e pelas fotos!

CorsarioDF

É Poggio, a triste realidade da FAB…

Apenas um táxi aéreo pago pelos contribuintes…

ST