Domingo Aereo - AFA 2013 - A-29 Fumaca em voo 1

vinheta-clipping-aereoUm avião da Academia da Força Aérea (AFA) caiu na manhã desta segunda-feira (12) em uma das cabeceiras da pista em Pirassununga (SP). O piloto e o copiloto que estavam na aeronave da Esquadrilha da Fumaça, um Super Tucano A-29, morreram no local. A Força Aérea informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o assunto.

No domingo (11), durante a homenagem ao Dia dos Pais na cidade, a Esquadrilha da Fumaça deixou de fazer apresentação devido à troca das aeronaves T-27 para A-29. A equipe de pilotos, mecânicos e demais membros do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) estão em fase de preparação para a transição que está prevista para terminar somente ano que vem.

FONTE: G1

NOTA DO EDITOR: lamentamos muito o ocorrido. Nossas condolências aos familiares e amigos das vítimas . Ontem pudemos assistir algumas das manobras no ar com três aeronaves A-29 da “Fumaça”. A foto acima é um exemplo do que foi visto. Em breve publicaremos outras imagens.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
solskhaer

Nossa mãe do céu.
Minhas condolências a família desses pilotos pós dia dos país!

Marcos

Quantos A-29 perdidos até agora?

Ozawa

Dor, tristeza e lamento… Minhas condolências à família, à FAB e à comunidade aeronáutica.

Joner

Uma hora muito triste, mas que esta em um paralelo com a aviação militar,
infelismente esses aviadores tornaram-se herois da forma mais cruel, minhas mais sinceras condolências aos amigos e parentes.

Será que foi pane de motor na decolagem ou stol no pouso?

Vader

Nossa, acabei de ouvir no rádio, puta notícia triste, minhas condolências às famílias dos militares envolvidos.

Hercules Araujo

Minhas condolências as famílias e a FAB.

Baschera

Lamentável e triste.
Nossos pêsames a familiares e amigos.

Sds.

Baschera

Lamentável e triste.
Nossos pêsames a familiares e amigos.

Sds.

joao.filho

Condolências as famílias. Que terrivel, ainda no dia dos pais.

maxi47

Condolências as Familias,toda a comunidade aeronaútica do País estar de luto.

phacsantos

Conheci um deles…era uma pessoa muito simpática e amigável.

Que as famílias fiquem em paz!

Baschera

Acabei de receber um mail com o nome dos dois capitães perecidos, P e C….. mas também em respeito as famílias e a FAB resolvi não coloca-los aqui de inteiro.

Será que foi uma acidente ocorrido na hora do pouso ?

Sds.

asbueno

Muito difícil aceitar a perda de pessoas, ainda mais deste modo. Condolências aos familiares e amigos.

A nota da FAB cita a ejeção da tripulação. Pergunta: o assento é zero-zero?

Nick

Meus pêsames aos familiares dos pilotos.

E aguardando os motivos dessa tragédia.

[]’s

mdanton

Condolências aos familiares e amigos! Grande perda.

[…] Acidente com A-29 da “Esquadrilhda da Fumaça” […]

Alexandre Galante

Parece que o avião estava saindo de um looping na descendente. Os pilotos ejetaram, mas sem tempo ou altitude para abertura dos paraquedas.
Dizem que o Super Tucano é um avião arisco e que tem “asa suja”. Não sei se vai se adaptar bem à Fumaca.

Baschera

Guilherme Poggio disse:
12 de agosto de 2013 às 12:35

Pois é Poggio, tenho que agradecer a informação que recebi de um colega de outro fórum, o Sniper 76, morador de Pirassununga, que também me disse que os pilotos declararam, via rádio, emergência !

Sds.

Baschera

Alexandre Galante disse:
12 de agosto de 2013 às 13:14

Pois é Galante…..lembro-me que o Juarez, há tempos, já havia avisado sobre isto…..

Sds.

asbueno

Se os assentos são zero-zero e a ejeção resultou em insucesso, então a atitude da aeronave não devia ser favorável, aproveitando o que o Galante citou, a recuperação e um looping.

juarezmartinez

Olha, eu tô muiiiito put com fdps que empurraram o ST goela abaixo na fumaça, TÁ ERRADO, TÁ ERRADO, ERRADO, nós avisamos aqui no PA: “Vai morrer gente”, o ST é pesadão, é ruim de sair do G forte, não dá, não, put q pariu mataram dois bons pilotos, e a gente tem que aguentar aqueles fanfarrões do Demência Brasileira argumentando bobagens, agora quero ver se vão no velório defender o uso desta aeronave no EDA.

Grande abraço

Vader

De fato, foi falado isso aqui. Uma pena, mais mortes anunciadas.

Eu tenho pra mim que aeronave de combate é aeronave de combate; aeronave de acrobacia é aeronave de acrobacia. São tipos de coisas que não se misturam.

Na verdade acho que a FAB, ainda mais na atual conjuntura, podia bem prescindir do EDA.

Soyuz

Cada acidente tem suas peculiaridades, então julgá-lo antes do laudo, portando não sei o que aconteceu neste acidente e o que vou dizer aqui são conjecturas minhas somente, não sobre estes acidentes e sim sobre os anteriores. O Super Tucano é uma aeronave com belos 1600 SHP, isto lhe fornece um grande torque no sentido oposto à rotação da sua hélice. Este torque por sua vez é compensado pelos seus ailerons que por sua vez tem a sua eficiência aerodinâmica proporcional a velocidade da aeronave. Muitas vezes lemos sobre um acidente com o Super Tucano e a noticia fala em… Read more »

Joner

Aos que entendem do assunto:
Se o acento era do tipo “zero-zero”, e os aviadores realizaram a ejeção sem sucesso, pode-se afirmar que a aeronave não estava nivelada? Talvez em voo invertido na ejeção?
Uma outra duvida, eu já vi imagens de pilotos após a ejeção cairem sobre as chamas dos destroços, os para quedas em questão não são direcionaveis?

E se as afirmações sobre o ST em acrobacias estão corretas, sua incorporação no EDA foi tolice! Lamentável, lamentável e lamentável um começo negro para o ST como parte do EDA.

Justin Case

Amigos, boa tarde. Cada avião tem suas características próprias. Voá-los com segurança e explorar suas capacidades de manobra é uma arte. Não existem aviões que não possam operar ou realizar demonstrações. Já vimos esquadrilhas que operaram Phantom F-4. Aqui, a Fumaça operou T-6, Fouga-Magister, T-25 e T-27. Mas também tivemos demonstrações com outras aeronaves, tais como T-37, Xavante e até C-95 Bandeirante em Natal. No acidente fatal anterior da Fumaça, um T-27 colidiu com o solo ao não conseguir recuperar de uma manobra vertical. Esse tipo de acidente só acontece com quem está vivo e tem por função trabalhar próximo… Read more »

F - 5

Boa noite amigos! Não sei muito o que dizer nessas horas… Não os conhecia, mas conheço a arte de voar. Não servi à pátria como eles, mas aprendi através do meu pai (militar do Exército, a dizer “BRASIL ACIMA DE TUDO!” Não me cabe dizer se o Tucanão é melhor ou o Tucaninho. Vejo as palavras do Vader, do Soyuz,Baschera, Poggio, Galante, Justin e tanto outros, mas não fazem diferença nessa hora e nem para as famílias farão. O que fará a diferença agora é que para duas famílias seus maridos e pais não voltarão para casa deste dia em… Read more »

juarezmartinez

Desculpe F 5, mas está na hora daquelas pessoas que tomam descisões criarem vergonha na cara. O pessoal do EAV avisou sobre a deficiência do ST em fazer determinados tipos de acrobacias,mas mesmo assim foram em frente , então agora tem que vir a público bater no peito e assumir as responsabilidades.
O próximo da lista “vela preta” é o EC 725.

Grande abraço

F - 5

juarezmartinez disse:
12 de agosto de 2013 às 19:07

Juarez:

Concordo contigo que se deve repensar o ST para o EDA, mas temos que avaliar as causas do acidente e, sinceramente, suposições, suposições e suposições não são para este momento.
Agora é a hora das famílias velarem seus entes queridos.
Abraços

MAD DOG

Meus, sinceros sentimentos aos familiares desses “HERÓIS DA PÁTRIA” … À FAB pela perda desses 02 excelentes pilotos e ao Brasil, que perde mais 02 verdadeiros heróis! … Que esse infeliz ocorrido não seja de todo em vão, que seja um marco para a FAB expor a toda nação o descaso que a mesma e demais FFAA brasileiras vivem hoje pelo atual GF, que se lembre que antes das máquinas, equipamentos e tudo mais, antes, antes de tudo mesmo, as FFAAs, são feitas de homens e mulheres, verdadeiros HERÓIS, que abdicam de muita coisa na vida para defenderem o nosso… Read more »

rommelqe

Meus pêsames aos familiares e amigos desses que deixam o EDA de forma tão nefasta.

Realmente a nós, que acompanhamos a gloriosa Fumaça de tão longa data, só nos resta lastimar profundamente essa perda inextimável.