F2000 4942

Roberto Godoy

vinheta-clipping-aereoA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado vai realizar uma audiência pública no dia 13 deste mês a fim de debater a crise dos novos caças de tecnologia avançada da Força Aérea.

A Aeronáutica decidiu desativar em dezembro os 12 Mirage 2000 do 1.º Grupo de Defesa Aérea, sem que o governo tenha decidido o processo F-X2, a escolha das aeronaves supersônicas de alta tecnologia, sucessoras da frota que entrou na fase de fadiga de célula e não poderá mais sair do chão.

Antes da audiência com o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, haverá outra sessão, pela manhã, para discutir os satélites geoestacionários de defesa e comunicações estratégicas, com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha.

O presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), ouviu exposições em separado das três empresas candidatas ao fornecimento das aeronaves – a americana Boeing Defence, a francesa Dassault Aviation e a sueca Saab. O contrato envolve 36 caças, suprimentos e transferência de tecnologia. A avaliação é de que o valor fique entre US$ 4,5 bilhões e US$ 6,5 bilhões financiados e com grande prazo de carência.

Novela. O governo está prorrogando a compra dos jatos de combate desde 1996, ano em que, pela primeira vez, o então presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu um estudo detalhando a necessidade de renovação do equipamento, iniciando o procedimento F-X que viraria o atual F-X2 com uma só novidade, a exigência de transferência ampla de tecnologia. O governo, todavia, não fez a opção.

FONTE: Estadão

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Alguém avise ao Senador que se de um lado os Mirage tem uma eletrônica ultrapassada, já desde sua aquisição, os F-5, estes sim, estão operando no final de sua vida útil, cujas aeronaves não estão se desmantelando no ar simplesmente porque estão sendo operadas muito abaixo de seus limites operacionais.

Edgar

Como nossos apelos diários não são ouvidos (lidos?) pelo “alto comando” do Governo, espero que essas notas do Godoy no Estadão deem “liga” pra fechar esse “romance” de Edgar Allan Poe que se tornou o FX.

Vader

A CREDN do Senado não tem um “fale conosco” como a CREDN da Câmara.

Estou gostando de ver o Godoy. Está fazendo a parte dele, e sem dar muitas bolas-fora.

Fighting Falcon E/F

Pq ao invés de lero-lero, não “intimam” o CND para decidir (nem sei se eles tem esse poder) o que fazer do que ficar pedindo explicação.
Estão com dúvidas?
Entre aqui e leia as notícias e opiniões…

Lyw

Vader disse:
6 de agosto de 2013 às 13:13

Exatamente Vader,

Depois de muitas bolas-foras, com matérias ruins ou tendenciosas, o jornalista especializado do Estadão está cumprindo um papel importante, aliás, o papel que um bom jornalista deve desempenhar!

Depois de tanto tempo devo dizer:

Muito bem Godoy!

Guizmo

Essa notícia, assim como a dos F-1 pra Argentina, só ajudam a pressionar o governo a tomar uma atitude!

eduardo pereira

Que continue a bombardear o GF na mídia tornando visível até pra quem nao quer ver o estado lastimavel de uma força tao importante e vital nos dias atuais para defesa da nação !!

Isso ae Godoy, continue fazendo a sua parte e encaminha o povao pra ler os posts e comentários aqui do PA e ficarem à par da situaçao e das opçoes!!

eduardo pereira

Com toda esta pressao em Outubro tem que sair o gran finale do FX2 to colocando minhas fichas,todas, nisto !!

Sds.

Marcos

E se alguém disser que os F-5 ainda dão para o gasto, fica convocado a voar em um: sobe para 5 mil, abre todo o manete e pude puxar o manche a vontade. Só não vale dizer, quando ouvir algum barulho estranho, “vamo descê”.

asbueno

Importante ter trazido no final do texto a afirmação de que o valor será financiado e com grande carência, eliminando críticas ao processo em vista do atual momento econômico.

Marcos

A viagem vai ocorrer e não vai acontecer nada.

Klesson

Hoje o Senado está pedido … Explicações, Explicações, Explicações e mais Explicações. Detalhamentos, Detalhamentos, Detalhamentos e mais Detalhamentos. Indignação, Indignação, Indignação e mais Indignação. Lero lero, Lero lero, Lero lero e mais Lero lero. Em Setembro, o Senado pedirá …. Explicações, Explicações, Explicações e mais Explicações. Detalhamentos, Detalhamentos, Detalhamentos e mais Detalhamentos. Indignação, Indignação, Indignação e mais Indignação. Lero lero, Lero lero, Lero lero e mais Lero lero. Em Outubro …. Em Novembro … Em Dezembro… Em … Solução que é bom, PN. Chega de falácia, está na mas que na hora de o País andar para frente, e não… Read more »

Guilherme Poggio

Quantas e quantas vezes eu coloquei outros clippings iguais a este aqui nos últimos cinco anos…

Klesson

Vejam bem minha percepção do FX^n. Compraremos um produto de prateleira, com TOT. Esta mesma e caríssima TOT, não será evoluída, nem negociada, como não temos escala de produção e de absorção, nos sairá ainda mais cara. Teremos então um TOT de um caça de 4a. geração e só. Quem pensa que uma aeronave precisa viver por 30 anos, e sobreviver com remendos mais 10 ou 15 anos, até a chegada de seu substituto, ESTÁ ERRADO. Não é bem assim. Já escrevi noutras oportunidades que esta geração que estamos comprando já esta no final de sua vida útil, já está… Read more »

Oganza

Olha… eu não acho que esteja rolando pressão nenhuma ainda não, diria que a coisa está em 20% de CNTP. O Godoy. Finalmente espirrou uma bola nele e entrou pro gol, mas ainda não foi um golaço. A imprensa tem que começar a se movimentar, temos que ter mais matérias especiais, um BAND Reporte com uma série de entrevistas, e não só da defesa, acho que que três temas (EDUCAÇÃO, ECONOMIA e DEFESA) bem cobertos pelos 3 “grandes” grupos de comunicação do país, estava de bom tamanho. No fim das contas, era só mostrar o panorama lastimável que o país… Read more »

Soyuz

O congresso faz um pouco de barulho, tenta colocar o executivo em uma saia justa, ai a casa civil aceita um acordão, libera alguns bilhões em emendas, nomeia mais uns 200 cargos de confiança de parlamentares na maquina publica e os nossos congressistas voltam a ficar “quietinhos” quanto a criar constrangimento para o governo.

Gilberto Rezende

A DECISÃO do FX-2 está onde sempre esteve na mesa da Presidência da República. As reais razões da demora na decisão da presidenta, se política, de prioridade, se econômica ou teimosia não são conhecidas. Só existem especulações. Esta comissão nada decide, o seu presidente do PMDB apenas usa a repercussão momentânea do assunto mais que sabido da desativação do GDA na mídia para gerar algum holofote político pessoal ou tentar constranger o governo federal se for da parte do PMDB que deseja sair do bloco governista atual e ir para a oposição na eleição de 2014. No momento o governo… Read more »

Marcos

Klesson

Concordo com você de que os atuais finalistas não são os ideais para a FAB. Não nesse momento. Seriam ideais quando foram lançados os requisitos. Mas como não houve decisão alguma e o tempo passou, passou, passou, estamos nessa situação.

Também não há a outra opção, que seria o F-35, pois entraríamos no final da fila, recebendo as primeiras unidades lá por 2025.

Então, temos de comprar isso ai mesmo.

Marcos

Repito: para mim não sai nada nessa viagem de Dilma.

Só vão comprar alguma coisa quando der meuda.

Guizmo

Acho uma evolução pois pelo que me lembro o Congresso nunca se meteu muito em assunto de Defesa

Vader

Oganza disse:
6 de agosto de 2013 às 15:03

“a Gerenta não sabe lidar com pressão, ouçam o que eu digo, ela vai ter pits, chilics e salamalecos, é do tipo que perde a cabeça, a mulher não sabe falar, fica logo com a boca torta, eita cacoete feio esse”

Kkkkkk, já estou dando risada desde já com sua descrição perfeita da cidadã, rsrsrs…

Pior que é mesmo, quando a elementa é contrariada o Tico e o Teco começam a dar tilt e a boca entorta, rsrsrs…

Abs.

Joner

Será que os Sub da Marinha e a estrutura monstruosa para construi-los saiu por que as empreiteiras levaram bastante?
Pois vão ser gastos 20 bilhões “por la” e na FAB o FX^n não deve passar de 10 bi, por que não sai esse contrato?
E concordo com o Klesson, TOT para 36 caças e construir mais só em 50 anos, é jogar dinheiro fora!
Compra de prateleira com bons contratos de prestação de mantebilidade, como já disse, gosto da maneira que a Australia comprou seus SH, simples, rapido e barato, sem “inventar moda”!

Marcos

Joner

Não foram as empreiteiras que levaram.

Mas como muitos já disseram por aqui, inclusive eu, se ao invés de caças a FAB tivesse feito um projeto para novas bases, com hangares, prédios administrativos, etc e tal, incluindo ai que as bases fossem entregues já com caças, esse troço ai já teria sido resolvido.

Gilberto Rezende

Porque a turma no Saito num qué brinca com aviãozinho francês…

E o Tio Lula e a Tia Dilma não querem comprar aviãozinho da Boeing…

Baschera

Fico com o comentário do Poggio…. eu já cansei de ler uns mil clippings iguais a este…..

Enquanto isto o relatório da Copac continua onde sempre esteve.

Sds.

Oganza

Gilberto Rezende disse: 6 de agosto de 2013 às 15:17 Pelo AMOR de DESUS, affff – “A DECISÃO do FX-2 está onde sempre esteve na mesa da Presidência da República.”– É está sim, a MAIS de UMA DÉCADA. – “As reais razões da demora na decisão da presidenta…”– DESCASO e INCOMPETÊNCIA. – “Esta comissão nada decide…”– Realmente, ela não decide, MAS ela tem o DEVER e a OBRIGAÇÃO de COBRAR e SABER o que está ou NÃO está acontecendo, e o Planalto, tem a OBRIGAÇÃO e o DEVER de informar. – “No momento o governo federal está no modo avestruz… Read more »

Marcos

Saci-Pererê e FX-2: não acredito que existam essas coisas.

Oganza

Marcos disse:
6 de agosto de 2013 às 19:26

kkkkk – Marcos, o FX-2 é o Lombarde. Todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu. rsrsrs 🙁

joseboscojr

E aqueles boçais vão entender alguma coisa que for explicada sobre aviões de caça? Se não ajudar o “partido” (e não me refiro só ao PT) e nem ajudar na reeleição é difícil fazê-los entender algo um tanto quanto complexo. Ou se arruma um jeito de aviação de caça dar um lucrinho mesmo que pequeno para aquele bando de inúteis ou se depender deles (ainda bem que não depende) vamos ter que nos defender quando o caldo engrossar com aviões executivos para transporte VIP. Disso eles entendem e quanto mais melhor. Quem sabe se for proposto que todos os caças… Read more »

Oganza

Bosco,

esse papo de translado supersônicos de políticos pode ser uma forma de arrancar confissões. Acho que bastam umas 3 curvas de 6 ou 7 Gs, seguido de uns dois meio 8 cubanos terminando com um mergulho picado.

Só vai dar trabalho ter que limpar toda vez o café da manhã dos emprestáveis, mas isso é de menos. Não?

joseboscojr

Oganza, O pior é que eles não confessam nada já que na mente deformada desses senhores tudo que eles fazem é certo, legal e ético e só o opositor é que é um crápula inescrupuloso e corrupto. Todos são políticos profissionais e misturaram sua persona com a do Estado e têm certeza que esse mesmo Estado existe para servi-los e quando são pegos com a mão na botija se sentem injustiçados já que não conseguem mais raciocinar com clareza tendo em vista anos, décadas, de mamatas, negociatas e conluios, vistos pelos seus pares como absolutamente normal. Isso depois de algum… Read more »

Oganza

Fraldão é ótimo… rsrsrsrsrs acabei visualizando a cena. 🙁

Abraço Bosco.

Nick

Se a notícia fosse “O Senado cobra decisão do FX-2” seria algo a destacar.

[]’s

HMS TIRELESS

Como de costume o Sr. Gilberto Rezende mostra seu profundo desdém com o Estado Democrático de Direito, o que não deveria surpreender posto ser ele adePTo da nefanda ideologia que há 10 anos corrói as instituições nacionais. Contudo, se ele fosse menos obediente às sandices de Rui Falcão e se desse ao trabalho de ler a nossa constituição saberia que as Comissões permanentes do Congresso ou das casas legislativas têm a prerrogativa de ouvir autoridades sobre questões relevantes

HMS TIRELESS

Não se faz necessária a presença do Comandante Saito na referida comissão pois as explicações podem ser dadas por qualquer um senão vejamos: Em qualquer país do mundo a finalidade dos programas de aquisição de armamentos é disponibilizar às forcas armadas sistemas de armas modernos, capazes e operacionais. Entretanto, aqui em Banânia a aquisição de sistemas de armas com as características acima deixou de fim para tornar-se meio. A justificativa é que o nosso país precisaria de “Transferênfia di tequinúlugia pá gerá capafitafão naciúnau po Brasil-PuTênfia!” Ainda assim a FAB fez a sua parte e chegou a um short-list de… Read more »

juarezmartinez

Caro Tireless! Não perca tempo com Gilberto Rezendes e a turma do Rui Falcão, os dias desta gente estão contados, transformaram o pais em uma casa de negociatas. Em 2014 ou saem pelo voto, mas segundo contam as “fuentes” o nine fingers está tramando um novo plano que faria o bolsa família parecer uma tortura para tentar levar as eleições novamente na base da esmola ideológica as custas dos nossos impostos, se fizer isto, vão acordar no palácio do Planalto com um Leopard 1A5 com o 105 mm na janela do gabinete e com um A 1 com 4 MK… Read more »