A400M - foto Airbus Military via Força Aérea Francesa

Segundo informe da EADS divulgado nesta quarta-feira, 31 de julho, o A400M da Airbus Military alcançou seu primeiro padrão de aceitação militar, recebendo sua liberação de operação inicial, ou IOC (Initial Operating Clearance). Essa aceitação contratual veio da OCCAR (Organisation conjointe de coopération en matière d’armement – organização conjunta de cooperação em armamentos), que reúne os países lançadores da aeronave: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido e Turquia.

A400M - foto Airbus Military via DGAAinda segundo a EADS, trata-se de um marco histórico do programa do A400M, após 10 anos de desenvolvimento e mais de 5.000 horas de testes de voo. A IOC é o último passo antes da aceitação do primeiro avião de série, o MSN7, que está destinado à França, por meio da DGA francesa (direção geral de armamento). A entrega para a Força Aérea Francesa deverá ocorrer nos próximos dias.

Notas da DGA e da Força Aérea Francesa divulgadas na semana passada já haviam informado que o CQC (certification and qualification committee – comitê de certificação e qualificação)  já havia recomendado a certificação militar do A400M em 19 de julho.A400M - voo de formação com cinco aeronaves - foto Airbus Military

FONTE / FOTOS: EADS (Airbus Military), DGA e Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments