Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) reiterou hoje (16) que não houve erro da sua parte quando utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para cumprir compromissos no interior da Bahia. Calheiros está sendo investigado pelo crime de improbidade administrativa por usar o avião para ir ao casamento da filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), no município de Trancoso (Bahia).

“Todos sabem e isso foi público, tão logo houve a informação da utilização do avião da FAB, nós respondemos que não houve erro, absolutamente nenhum, porque isso é uma prática, é uma praxe”, disse. Segundo Renan Calheiros, como as dúvidas continuaram, mesmo após suas declarações, o parlamentar consultou o conselho de transparência do Senado Federal. “Fizemos o depósito da despesa com informação da própria FAB, mandamos a consulta para o conselho de transparência e aprovamos, foi um compromisso que assumi”, lembrou.

As declarações foram feitas durante o lançamento do Portal do Congresso Nacional, que vai reunir informações sobre todas as matérias que tramitam no Congresso, como debates sobre o Orçamento da União, medidas provisórias e vetos presidenciais. Calheiros participou do evento ao lado do presidente Câmara, Henrique Eduardo Alves, que também é suspeito de uso indevido de aeronave da FAB para assistir ao jogo do Brasil no final da Copa das Confederações, no Rio de Janeiro.

As denúncias divulgadas nas últimas semanas motivaram um pedido da Controladoria-Geral da União (CGU) ao Ministério da Defesa para que divulguem todas as informações sobre voos da FAB. Desde ontem (15), é possível acompanhar no site da FAB dados sobre viagens de autoridades, como nomes, locais de origem e destino, horários e datas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, considerou a decisão da CGU correta. “Qualquer mecanismo de transparência que permita o controle de ações de agentes públicos é sempre bem-vinda. Quanto mais aprimorarmos a transparência, melhora o controle da sociedade e as pessoas públicas têm condições de prestar contas”, disse.

Cardozo evitou avaliar o uso abusivo das aeronaves e limitou-se a lembrar que existe um decreto presidencial apontando claramente os casos e hipóteses em que o serviço de transporte pode ser usado por autoridades. “Se existem casos de pessoas transgredindo, [essas pessoas] rigorosamente têm que responder por isso porque não podemos admitir ilegalidade e mau uso de verbas públicas”, afirmou.

FONTE: Agência Brasil

CHARGE: Maurício Ricardo –  charges.com.br – via youtube  – clique no link para ver mais charges do autor, sobre variados assuntos

COLABOROU (dica da charge): Mário Vinagre

NOTA DO EDITOR: será que essa história ainda vai acabar com um novo item no serviço de bordo, a pizza?

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Não duvido que o Renan esteja verdadeiramente indignado. Nossos políticos profissionais são casos patológicos e misturam sua persona com a do Estado de tal forma que para eles é difícil não verem o Estado como uma extensão de si mesmos. O argumento do Sr. Renan é que ele também é chefe de Poder, no caso do Poder Legislativo, e acumula as funções de Presidente do Senado e Presidente do Congresso Nacional. Só que o chefe do Poder Executivo, cargo hoje ocupado pela Presidente Dilma, acumula também as funções de Chede de Governo, Chefe de Estado e de Comandante das Forças… Read more »

Vader

Amigos, políticos do calibre de um Renan Calheiros, um Sarney e um Maluf, sem falar na plêiade de amiguinhos PeTralhas, só saem do poder de um jeito: na base da bala.

Eles não têm a menor noção de ética. Não fazem a mais vaga idéia do que seja moralidade com a coisa pública.

Percam suas esperanças: pra se livrar de gente dessa laia, só pendurando de ponta-cabeça em praça pública.

Adriano Bucholz
joao.filho

Adriano, olha aqui…

http://www.govliquidation.com/

Adriano Bucholz

joao.filho disse:
16 de julho de 2013 às 17:19
Adriano, olha aqui…

Com certeza este é bem mais interessante…..
O link que mandei não sei se abre direto no lote que vi, mas é de um Cessna abandonado desde 1989 e só agora resolveram fazer o leilão…….

Baschera

Muito boa esta charge…..

Deveria passar na grande mídia….. talvez este povo medíocre acorde.

sds.

Carlos Alberto Soares