FAB terá que mostrar ao Senado todos os voos de autoridades desde 2002

24

GTE VC-99B FAB 2585

vinheta-clipping-aereo A Força Aérea Brasileira (FAB) terá 30 dias para informar ao Senado sobre voos realizados por autoridades nos aviões oficiais da Aeronáutica. A Mesa Diretora da Casa aprovou nesta quinta-feira (11) pedido do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) que obriga o Ministério da Defesa, a quem FAB é subordinada, a encaminhar as informações ao Congresso.

No requerimento, o tucano pede que o Ministério da Defesa divulgue quantas viagens foram feitas pelas autoridades públicas desde 2002 em aviões da FAB. O senador também pede as datas e nomes das autoridades que solicitaram os voos, assim como as rotas cumpridas pelas aeronaves, horários de chegada e partida e nomes de eventuais acompanhantes.

A legislação brasileira determina que, se o ministério não encaminhar as respostas ao Congresso após o pedido de informações, seu titular Celso Amorim pode responder por crime de responsabilidade.

Em defesa do envio das informações, Nunes disse que a FAB deve melhorar os registros dos voos para enviar com frequência essas informações ao Congresso. “Quanto mais transparência, melhor. Se alguém viaja por motivo de serviço, divulga na internet. Não há porque guardar nada a sete chaves. Eu já pedi outras vezes e alegaram que não havia mais registros. Conversa. Tem que ter registro daqui para frente para informar rotineiramente aquilo que é feito com dinheiro público.”

No requerimento, o tucano critica a ação dos presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), por terem utilizado aeronaves da FAB para viagens de compromissos que não foram aceitos pela opinião pública como oficiais. Nunes apresentou o requerimento motivado pelas viagens de Renan e Alves.

dia da aviacao de caca 2013 GTE VC-99A FAB 2550 - foto 5 poggio

Decreto em vigor estabelece que as autoridades só podem usar as aeronaves oficiais em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço ou deslocamentos para seus locais de residência permanente. Nunes defende a adoção de regras mais duras inclusive para os deslocamentos residenciais.

Em matéria de voo para residência, deveria se apertar um pouco mais porque para alguns lugares há uma profusão enorme de aviões de carreira e não há necessidade de usar aviões da FAB“, disse o tucano.

FONTE: Diário do Nordeste

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.

IIIIIIIHHHHH!!!!

Será que o PT vai comprar os F/A-18 e pedir o silêncio da FAB em troca?

Boa hora para negociar.

Vader

Será que agora ficaremos sabendo o tamanho do rombo do GTE no governo do PT?

Quem viver verá.

Oganza

A FAB não tem que negociar NADA, ela até poderia, mas entrar no “joguinho deles” de toma lá, dá cá é uma afronta, um completo e total disparate ao ideal da instituição e de qualquer FORÇAS ARMADAS. A compra dos SH ou de qualquer outra coisa para melhor equipar e contribuir para a execução das obrigações constitucionais de nossas forças é OBRIGAÇÃO desse e de qualquer governo/partido que está ou venha estar no poder. A FAB e nossas Forças Armadas são uma IDEIA, um CONCEITO que estão e devem se manter fora “DESSES EXPEDIENTES” tão corriqueiros nas BAIAS de Brasília.… Read more »

cristiano.gr

O queridinho “homem do povo” vai bater todos os recordes da aviação executiva. É capaz de ter mais horas de voô que muitos pilotos.

cristiano.gr

E o lulinha será que não tem também muitas horas de voô? Pois até os cachorrinhos presidenciais usavam helicópteros do Transporte Especial.

Vader

Meus caros, eu quero é ver as viagens e quem acompanhava o Zelador de Zoológico filho do Deus dos Nove Dedos, que diz que eram um verdadeiro carnaval, com direito a companhias as mais suspeitas.

Oganza

De 2002 pra cá né? Se todo mundo reembolsar eu acho que o FX2 sai… 😀

Gilberto Rezende

A FAB deveria responder enviando todos os dados de 1996 até hoje…

Muito engraçadinho o pedido só cobrindo da eleição do Lula para cá…

Como já disse antes o GTE existe para atender as autoridades e ele e o Comando da FAB não tem como “criticar” ou recusar-se a fazer os voos solicitados.
A moralidade e legalidade destes voos é de inteira responsabilidade das autoridades solicitantes.

Gilberto Rezende

Aliás este é o mesmo senado federal que revogou os royalties do petróleo para a educação e saúde a menos da metade…

De 279 bilhões de reais até 2022 para 102 Bilhões…

Oganza

Gilberto Rezende disse: 12 de julho de 2013 às 10:43 Concordo com você, Maaasss o Sr. Aloysio Nunes (PSDB-SP), está “defendendo” o dele, então por que nenhum Petralha não está fazendo essa solicitação sua ai, de exigir os dados de 1996 pra cá? Daqui a 30 anos Sr. Gilberto, esse desgoverno vai ser lembrado como isso mesmo: UM DESGOVERNO. E depois de fazerem as contas, sem maquia-las lógico, vão entender que a “bonança” no governo do Rei Sol foi reflexo das conquistas do Governo Vaselina anterior e que o atual DESGOVERNO teve a capacidade de desmantelar não só internamente como… Read more »

Oganza

Aos Administradores:

Meus comentários não estão saindo.

Fernando "Nunão" De Martini

Oganza, havia um comentário seu preso no antispam. Foi liberado agora.

Oganza

Obrigado Nunão

Nick

A FAB tem mais é que jogar a merla no ventilador mesmo. E mostrar quanto custou cada vôo que não segue o regulamento.

E quem não devolver o dinheiro corrigido, vai para a guilhotina. 🙂

[]’s

Carcará 01

Meu Deus!! É isso mesmo que eu vi?? Ainda tem gente defendendo lulla e o pt?? É ser chapa branca demais…

Quanto ao GTE, aquilo é a caixa de pandora… Se abrirem mesmo, pra valer, vish…

juarezmartinez

Vader disse: 12 de julho de 2013 às 10:30 Meus caros, eu quero é ver as viagens e quem acompanhava o Zelador de Zoológico filho do Deus dos Nove Dedos, que diz que eram um verdadeiro carnaval, com direito a companhias as mais suspeitas. Leia mais (Read More): FAB terá que mostrar ao Senado todos os voos de autoridades desde 2002 | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil Lord Vader! Agora ele nao precisa mais dos serviços “FAB”, acabou de comprar um jatinho zero bala pela bagatela de US$ 25.000.000,00, e está voando as tranças… Read more »

juarezmartinez

ilberto Rezende disse:
12 de julho de 2013 às 10:43

A FAB deveria responder enviando todos os dados de 1996 até hoje…

Leia mais (Read More): FAB terá que mostrar ao Senado todos os voos de autoridades desde 2002 | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
Já está pronto, e tenho certeza que tu vais ter que dobrar, cortar, enrolar e engolir a língua,pois tu vais gostar do que virá…..

Grande abraço

Baschera

Quando o relatório for apresentado….. vai ter neguinho tentando se esconder em buraco de esgoto…que é seu lugar !

O Ex-Rei Sol… vai fugir em seu novíssimo jatinho e vai pedir asilo politico…. na Venefavela…..

Sds.

Vader

Duvido que a FAB libere tudo. Se ela fizer isso vai ter gente apanhando na rua.

Júlio

A própria FAB já declarou que não fazia controle dos passageiros, o controle era uma formulário simples que constava apenas o requisitante, origem, destino, horarios, quantidade de passageiros e motivo alegado.

Segundo a FAB não é sua obrigação fazer o controle dos convidados, pois sua função é apenas atender as requisições feitas pelos poderes sem questionar os motivos e tipo de passageiros.

Se bobear ainda vai sobrar para a FAB essa questao da falta de controle, e se aparecer alguem da reserva utilizando-se de tais mordomias piorou.

HMS TIRELESS

Não adianta meu caro Gilberto Rezende! É de conhecimento de todos que o uso dos aviões do GTE tornou-se mais acintoso a partir de 2002.

Em tempo: Seria extremamente interessante que o Senador Aloysio Nunes mandasse uma cópia da resposta da Aeronáutica para a revista VEJA. Essa poderia fazer uma reportagem mostrando o contraste da farra do GTE com a penúria da nossa aviação de caça. Também a mesma reportagem poderia mostrar como o Estadista de Sindicato tumultou o processo com a sua escolha “político-etílica”…

juarezmartinez

Bom dia a todos, como aqui a gente “matar a cobra e mostrar o pau, e para tristeza do Gilberto Rezende, segue abaixo o primeiro relatório sobre a o projeto “Familia a bordo”, que nós aviamos que iria sair. Calma tem muito mais cocô vindo por aí… Sob Dilma, o uso de jatos da FAB cresceu 39% 108 Josias de Souza 13/07/2013 05:47 Comunicar erro Imprimir O ser humano, quando vira autoridade em Brasília, experimenta uma mutação anatômica. Dividindo-se seu corpo em três, verifica-se que é composto de cabeça, tronco e asas. É como se trouxesse um jato da FAB… Read more »