C-130 da FAB no Portões Abertos 2011 DCTA - foto Nunão - Poder Aéreo

vinheta-clipping-aereoUm avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarca hoje em Roma, na Itália, para buscar dois papamóveis, que serão usados pelo papa Francisco durante sua visita ao Brasil este mês. O transporte dos carros blindados está sendo custeado pelos cofres públicos, com recursos da Aeronáutica, que não divulgou os valores, com base na alegação de que o “custo da hora de voo de aeronave militar é considerado informação estratégica e, por isso, não é divulgado”.

O papa Francisco vai participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Ele ficará no país entre os dias 22 e 28. No dia 24, o papa deve visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. A Aeronáutica informou ao Correio que o avião Hércules C-130 decolou na terça-feira de Fortaleza, pousou ontem em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, para uma escala técnica, e tem a previsão de chegar hoje à capital italiana para buscar os papamóveis. A aeronave deve pousar no Rio na próxima segunda-feira e levará os veículos de volta à Itália no fim do mês.

No Rio de Janeiro, o papa Francisco não vai usar carro aberto em seus deslocamentos. Ele deve circular pela cidade em um modelo novo do papamóvel, que é fechado e tem vidros blindados. Uma fonte da Igreja Católica destaca que o veículo será trazido e usado por motivos de segurança do pontífice.

O papa recebeu, na semana passada, da Mercedes-Benz, as chaves de um dos veículos que será usado na visita ao Brasil. O papamóvel, que está no Vaticano, foi feito exclusivamente para o pontífice. De acordo com informações da FAB, esta não é a primeira vez que aeronaves militares são usadas para o deslocamento do papamóvel. Em 2007, dois carros de modelo semelhante foram trazidos de Roma, para uso do papa Bento XVI pelas cidades de São Paulo e de Aparecida (a 167km da capital paulista).

Procurada, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não quis comentar o transporte dos papamóveis pela FAB. A assessoria de imprensa da Jornada Mundial da Juventude também não se manifestou. (DA)

FONTE: Correio Braziliense,via Resenha do EB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Em Putanphia é assim: dinheiro para coisas sérias não tem, mas para comprar tambor de aço, gasolina, fósforo e depois enfiar o restante do dinheiro ali e botar fogo em tudo, tem.

Mais interessante disso, é que tudo por aqui é estratégico, principalmente se for para botar fogo no latão com dinheiro.

Baschera

É um convite para visita de chefe de estado ?? Não !!

Então, que o bispo pague a conta !

Esquecí…. bispos só ouvem reclamações… mas não resolvem nada.

…. nem pagam a conta !

PS: “O Ministério da Defesa de BrasilPutanphia adverte que o preço do papel higiênico gasto com as FFAAs é informação estratégica”.

Sds.

Justin Case

Amigos,

O C-130 DESEMBARCA em Roma? Em que veículo embarcaram o nosso C-130? Em navio não pode ser. Roma não tem porto… 🙄
Essa nossa imprensa! 😡

Justin

Fernando "Nunão" De Martini

Justin, Roma tem porto sim, é Ostia, assim como o porto da cidade de São Paulo chama-se Santos…

É um “tirico”.

(agora, em que navio o C-130 seguiu para desembarcar em Ostia, eu não sei não! Mas devem ter passado na Grécia para chamar um tal de Hércules pra ajudar a desembarcar o bichão de dentro do navio, afinal, é um avião grandão, uma tarefa de fato hercúlea).

Baschera

Bom, neste caso “desembarcar” ou “embarcar” os passageiros de ou em uma aeronave também está incorreto….

SDs.

indioinformatico

Mas…por acaso o custo de hora de voo de um C-130 nao está na internet e em qualquer lingua?Que idiotice! Ninguem avisa aos ministerios de defesa uma coisa assim? Subestimar às pessoas se chama isso…

juarezmartinez

Mas o senhor que deve ser um” sapiências aeronauticus” deve saber que o custo de hora de uma aeronave varia de operador para operador, vai depender de inúmeras variáveis, pois o custo de um C 130 da USAF não é o mesmo da FAB, que não é o mesmo de “Zabumba”…

Grande abraço

Justin Case

Baschera, bom dia.

Meu comentário citou navio apenas porque o C-130 não cabe em outro avião.
Quem/o que embarca/desembarca é quem/aquilo que está sendo transportado, não o veículo. Embarcar serve para barco, ônibus, trem, avião, carro…
Mas existem erros mais graves na imprensa do que esta pequena falha de revisão.
Abraço,

Justin

Guizmo

É uma visita de Estado sim. Para quem desconhece, o Vaticano é um Estado e o Papa, além de Chefe da Igreja Católica, é Bispo de Roma e Chefe de Estado.

Entretanto concordo que o Vaticano que deveria pagar por esse deslocamento de Papa móvel, não a FAB.

Vader

Impressionante como tudo na FAB é secreto. Tudo é informação estratégica.

Como se ninguém soubesse que nossos C-130 quando pousam em aeroportos tem as portas trancadas com cadeados Papaiz…

Oganza

FAB-CARGO Linhas Aéreas, é braço logístico da GTE Linhas Aéreas.