Incidente com avião de Evo Morales na Europa gera crise diplomática

54

Dassault Falcon_900EX-foto-dassault

vinheta-clipping-aereoO governo boliviano qualificou nesta quarta-feira como um ato de “arrogância imperial” a atitude de vários países europeus de fechar seu espaço aéreo para o avião do presidente Evo Morales, devido às suspeitas de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden estaria a bordo da aeronave.

“Morales foi sequestrado pelo imperialismo”, disse o vice-presidente da Bolívia, Alvaro Garcia Linera. Diante de todo o gabinete de ministros em La Paz, Linera afirmou que “não pode haver impunidade com esta tentativa de colonialismo” e que Morales “não é nenhum delinquente”.

“Não vamos aceitar chantagens nem nenhum tipo de condicionamento”, disse Linera em referência a “alguns países” que teriam condicionado a passagem do avião presidencial a uma revista. “É uma afronta a todos os bolivianos.”

O governo da Bolívia convocou “os povos e governos progressistas da América Latina a se manifestarem” porque a “América Latina está sendo pisoteada”.

A recusa de vários países europeus em deixar a aeronave do presidente Morales aterrissar ou sobrevoar seus territórios provocou uma crise diplomática diante das suspeitas infundadas, conforme qualificou o governo boliviano, de que Snowden viajava no avião presidencial.

Morales retornava à Bolívia, após uma reunião de cúpula em Moscou, quando seu avião recebeu o aviso de que a França negava a passagem por seu espaço aéreo antes de uma escala para reabastecimento em Portugal. O voo teve então de ser desviado para Viena, na Áustria. Logo depois, a Itália também se juntou a proibição.

De La Paz, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, foi o primeiro a relatar o incidente e enfatizar a indignação de seu governo com o ocorrido, que segundo ele colocou em risco a vida do presidente.

Choquehuanca negou veementemente que Snowden viajasse no avião de Morales. Em Viena, o presidente boliviano também rejeitou que o ex-técnico da CIA estivesse a bordo de seu avião, e disse que não sabia nada sobre o assunto. “Eu nunca o vi (em Moscou), e Snowden não foi objeto de discussões com as autoridades russas”, disse o presidente.

Morales insistiu não ter nada a ver com o assunto e afirmou que até hoje nem sequer sabia direito quem é Snowden, cujo revelações veem constrangendo o governo dos EUA. “Nem sabia seu nome completo. Tinha ouvido dizer que havia um problema com os Estados Unidos”, disse Morales em uma sala VIP no aeroporto de Viena.

Em coletiva de imprensa no aeroporto da capital austríaca, o ministro da Defesa boliviano, Ruben Saavedra, anunciou que o país irá aos fóruns internacionais para denunciar os governos que violaram as regras do tráfego aéreo. Além disso, a Chancelaria boliviana informou que convocará para consultas os embaixadores de França e Portugal em La Paz.

A Bolívia é um dos 21 países que, de acordo com o site WikiLeaks, Snowden teria pedido asilo, embora executivo do país andino tenha dito na terça-feira que não recebeu qualquer pedido. No entanto, em uma entrevista esta semana a um canal de TV russo, Morales disse que estaria aberto a discutir o assunto, caso houvesse um pedido.

Vários países do bloco bolivariano, incluindo Venezuela, Equador e Nicarágua, imediatamente expressaram sua rejeição ao episódio com o avião de Morales. O Equador anunciou que irá pedir uma reunião extraordinária de chanceleres da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) para analisar “tão grande ofensa”, pedido este ao qual se juntou a Bolívia através de sua ministra da Comunicação, Amanda Davila.

Em uma mensagem em sua conta no Twitter, o presidente do Equador, Rafael Correa, manifestou solidariedade a Morales. O governo da Venezuela descreveu os acontecimentos como uma agressão rude e brutal, enquanto a da Nicarágua falou da barbárie.

Já a Chancelaria cubana afirmou que a atitude de vários governos da Europa de “negar e retirar, com pretextos técnicos”, as permissões de sobrevoo e aterrissagem do avião do presidente boliviano é “uma ofensa para toda a América Latina e o Caribe”.

FONTE: Folha de São Paulo / Agências Internacionais

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.

Quem manda ser bolivariano?

Quem manda fazer pentelhação com os americanos só para desviar a atenção da situação interna?

BEM FEITO!

Vader

Isso, convoca a Unasul e declara guerra ao “Maldito Império do Norte”, kkkkkkkk…

Esses cucarachos são ridículos. 🙂

Marcos

Faltou ser macho!

– Segue em frente, piloto.

Vader

Rafael M. F. disse:
3 de julho de 2013 às 13:07

BEM FEITO! (2)

Vader

Rsrsrsrsrs, imagina o diálogo entre o piloto e o Índio de Araque:

“- Presidente, está vedada la entrada de nosotros en el espacio aereo de Francia y Alemaña.

– Pues hombre que se toque a la Italia!

– Presidente, tampoco Italia nos dejaran passar.

– Pues que se toque a la Inglaterra!

– Presidente, Inglaterra tampoco.

– Pues que vamonos a Grecia.

– Presidente, Grecia tampoco. Jo penso que nos teremos de ir via Russia y Corea del Norte…”

🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

Renato.B

O Evo vai reclamar, reclamar… e não vai dar em nada. Ainda assim o caso é interessante, por mostrar o empenho do Obama em pegar o sujeito. Imagino que as agências de inteligência americanas devem estar num clima digno de KGB no momento. Afinal, é o segundo vazamento provocado por funcionários nos últimos anos. Eu confesso que torço para que o Snowden escape, de preferência para um país democrático no qual ele pudesse escrever um livro. Posso estar enganado mas o sujeito me parece um exemplo herói libertário, traindo o governo agora em prol da nação no futuro. Os Founding… Read more »

DrCockroach

Prezado Renato.B, Muito bem colocado, certamente os Founding Fathers bateriam palmas para eles. E digo com certa confidencia por ter lido os “Federalist Papers”, e gostei, em especial do James Madison (deduzo pois algumas das cartas federalistas nao tinham autoria especifica). Mas com relacao aos comentarios, digamos assim, decepcionantes mais acima, um bom comeco seria a Magna Carta de 1215. Sim, o Snowden eh um libertario, eles mesmo contribui p a campanha do unico republicano libertario (Ron Paul): afinal individuos estao acima da arbitrariedade do governo, qualquer governo, independente de cor, raca, crenca politica. E mesmo um Evo Morales deve… Read more »

DrCockroach

Bateriam palmas para “Eles” = “ele” = Snowden

Vader

Obama é socialista…

Augusto

Renato.B disse:
3 de julho de 2013 às 13:38

Parabéns pelo comentário!

O governo estadunidense acha que vai tirar a privacidade de seus cidadãos, direito garantido por todas as democracias, sem haver resistência alguma e sem haver quem denuncie. Não é bem assim!

Augusto

“(…) torço para que o Snowden escape, de preferência para um país democrático no qual ele pudesse escrever um livro.”

E eu, idem.

F - 5

obama socialista???…

eduardo pereira

Vai acabar aparecendo por aqui,este sim ,ao contrario do Batistis eu gostaria de te-lo no Brasilis, um herói?? nao um homem de passado duvidoso e cheio de acusaçoes.

eduardo pereira

Se este cara viver até escrever um livro, vai vender muuuuuuuuito e revelar coisas do arco da velha.

Augusto

“eduardo pereira disse: 3 de julho de 2013 às 15:08 Vai acabar aparecendo por aqui,este sim ,ao contrario do Batistis eu gostaria de te-lo no Brasilis, um herói?? nao um homem de passado duvidoso e cheio de acusaçoes.” Exatamente! O sujeito abriu mão de um emprego estável, do convívio com a família, do contato com a sua belíssima namorada, de viver em um país cheio de oportunidades e de poder levar uma vida sossegada, para alertar ao mundo que o governo dos Estados Unidos estão violando o direito à privacidade de toda e qualquer pessoa neste planeta. É um herói,… Read more »

Vader

F – 5 disse:
3 de julho de 2013 às 14:59

“obama socialista???…”

Opaaa! O máximo de socialista que um americano pode ser sem se tornar um Noam Chomsky/Michael Moore e começar a falar sozinho pelas ruas.

Guilherme Poggio

Bolívia espera que governo brasileiro se pronuncie sobre proibição a avião de Morales

Veja mais no blog do FORTE

http://www.forte.jor.br/2013/07/03/bolivia-espera-que-governo-brasileiro-se-pronuncie-sobre-proibicao-a-aviao-de-morales/

F - 5

Alguma coisa contra os socialistas vader? rs

Vader

Sobre o tal Snowden: Bacana o que ele fez. Jogou a m. no ventilador, como um bom libertário. Poucos no lugar dele fariam o mesmo. Aliás, largar aquele chuchuzinho da namorada dele já deve ter sido um esforço grande, rsrsrs… Mas que esteja preparado para arcar com as consequências. Muito mais legal agora seria ele se entregar á Justiça Americana e ver o pau comer. nas ruas. Sabendo que ele corre o risco de ser devidamente fritado por espionagem. Agora, bacaninha mesmo é ver gente que xingava o “Jórgibúxi” agora tendo que engolir o Obama, que é dez vezes pior… Read more »

Vader

F – 5 disse:
3 de julho de 2013 às 15:29

“Alguma coisa contra os socialistas vader? rs”

Naaaaada, eu? Imagina?! 🙂

Vader

Aliás, eu só acho que socialismo deveria ter o mesmo tratamento do nazismo: ser proibido.

F - 5

Tem socialista bonzinho que não é contra uzamerikanus, toma coca-cola e tudo…rs

Carcará 01

Me digam uma coisa, vcs que acharam ruim isso, SEM HIPOCRISIA por favor: Se fosse um funcionário do NOSSO país, que decidisse vazar informações do governo que prejudicassem pesadamente a imagem do país do exterior, vcs iriam querer que ele fugisse??? Vcs iriam gostar que algum pais desse asilo a ele?? Ahhh gente, PELAMORDEDEUS!!! Sejamos menos antiamericanos patológicos!! Qualquer país que enfrentasse a mesma situação que os EUA enfrentam agora, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE MAIS RECLAMAM AGORA, fariam exatamente o que os americanos estão fazendo, ou pior!!! Vejam Cuba mesmo… O cidadão la nem teria fugido, teria sido FUZILADO!!! Quem são… Read more »

F - 5

não seja radical vader, tem socialista bonzinho, que não é radical…rs

F - 5

não seja radical vader, tem socialista bonzinho, que não é radical…rs

Renato.B

Bem Vader, digamos que isso que ressalta o caratér heróico da questão, o cara já está ferrado. Numa entrevista que vi ele me pareceu bem consciente das consequências. Ele não me parece ter feito pela “glória”, mas por uma questão de princípios. Na melhor das hipóteses conseguir asilo, significa nunca mais poder voltar para seu país e família. Já a pior inclui morte ou uma prisão federal americana e deus-sabe-o-que de interrogatório esperando ele. Ele traiu o governo, não tem como o sujeito ser absolvido. Mesmo que um dia seu sacrifício seja reconhecido isso vai ser daqui a umas boas… Read more »

Augusto

Carcará 01 disse: 3 de julho de 2013 às 16:09 “Se fosse um funcionário do NOSSO país, que decidisse vazar informações do governo que prejudicassem pesadamente a imagem do país do exterior, vcs iriam querer que ele fugisse??? Vcs iriam gostar que algum pais desse asilo a ele??” Eu iria adorar. Direito à vida, à liberdade, à privacidade, entre outros, são direitos FUNDAMENTAIS e invioláveis de qualquer cidadão em qualquer democracia no mundo. Se você não dá valor ao que é seu, não reprove quem defende o que é justo a duras penas. Eu não abro mão de minha privacidade,… Read more »

F - 5

O Itamaraty fez que não era com ele…rs

Carcará 01

PRIVACIDADE??? Oxi, é justamente esse direito que o rapazinho lá nao respeitou!! Que bom que vc gosta de traíras!!! De desertores!!

So uma coisinha: e vc, na sua santa ingenuidade, acha que o governo brasileiro não nos espiona… Tá certo, vai contando com isso vai…

No mais, quando vc fala “estadunidense” já sei muito bem em que banda vc toca…

Augusto

Carcará 01 disse:
3 de julho de 2013 às 16:33

“No mais, quando vc fala “estadunidense” já sei muito bem em que banda vc toca…”

A banda em que toco chama-se Novo Dicionário Aurélio, pág. 575, 14a Edição (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA – Da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia).

Carcará 01

Pois é, existem vários sinônimos pra palavras…. E cada um deles denota justamente o que a pessoa quer dizer, em que sentido, se no pejorativo ou não…

Renato.B

Carcara 01, sugiro os Federalist Papers que o DrCockroach comentou ou resenhas sobre eles. Lá vai ver que Snowden pode até ter traído o governo, mas suas alegações o colocam de acordo com alguns principios fundamentais da nação americana. Considerar isso como simples antiamericanismo é reduzir a questão a uma briga de torcidas. Um detalhe importante, o caso de Snowden é totalmente diferente do de Manning. DrCockroach, confesso que conheço do assunto menos que gostaria mas acho esse período inicial dos Estados Unidos bem interessante. Um sujeito que simpatizei foi o John Adams, pelo que entendi sua insistência evitou uma… Read more »

F - 5

Carcará, vc é professor de português?

Carcará 01

Pq, vc quer aulas, F-5??

Vader

A pergunta que não que nos interessa, e que acho que até merecia um post é:

Será que a França enviaria um Rafale armado para interceptar, caso o piloto insistisse em cruzar espaço aéreo francês?

E a Itália? Mandaria um Typhoon? E a Alemanha?

#ficaadica 😉

F - 5

Pelos seus comentários e da forma que foram empregados, parece-me u excelente professor.
Brincadeira cara…rs
Mas é pelo policiamento ideológico que infelizmente ainda é presente por aqui.
Acho que o fundamental é a pluralidade de pensamentos e ideias.

Quanto as aulas, já sou professor da disciplina há dezoito anos…

Vader: boa pergunta!
Mote para uma boa discussão!
🙂

Baschera

Calma…. A atitude dos scargot, de meus compatriotas italianos e dos falidos portugueses foi errada e injustificável sob quaisquer angulo que se queira analisar a luz do direito internacional. Goste-se ou não do Presidente da Bolívia… ele é um mandatário democraticamente eleito, e estava no exercício de suas funções de chefe de estado em visita protocolar a outro chefe de estado. Ponto. Me enoja esta dualidade de tratamento. Ninguém deveria estar acima da lei e da ordem internacional…. e só porque um pseudo cidadão norte-americano sem passaporte, e sem condenação alguma poderia estar no avião presidencial do Governo Boliviano, não… Read more »

Rafael M. F.

A resposta boliviana:

comment image

jairo boppre sobrinho

Caro Vader

“Será que a França enviaria um Rafale armado para interceptar, caso o piloto insistisse em cruzar espaço aéreo francês?

E a Itália? Mandaria um Typhoon? E a Alemanha?…”

Vader, não sei se enviaria, mas que se enviasse, e explodisse logo o avião, seria um beneficio enorme para a Bolivia, há seria! – e para a A do Sul tb! – um maluco a menos – apesar de que eu acho que logo apareceria outro na Bolivia…mas pelo menos livraria os Bolivianos daquele imbecil!

Sds a todos

Ivan

Baschera,

É por aí!

Abç.,
Ivan.

Gilberto Rezende

O mais irônico desta história é que JUSTAMENTE por causa das denúncias de Edward Snowden os europeus souberam que suas comunicações diplomáticas na ONU em Nova York e nas próprias sedes da UE em Genebra e Zurique eram interceptadas pelo Governo americano !!! E os patetas vassalos europeus, com base numa mera suspeita sem confirmação, causam um incidente diplomático com o Presidente de um país soberano sul-americano para prender e entregar aos AMERICANOS o cara que denunciou que eles mesmos eram grampeados… Quando deveriam agradecê-lo pela denúncia. Parece que além de tudo eles GOSTAVAM de ser grampeados pelos yankees… VASSALOS… Read more »

MAD DOG

Sinceramente, vamos parar com esse devaneio de tudo em nome da democracia por aqui! A vida é mais ou menos assim: Os meus direitos terminam onde começam os seus, ou seja, ORDEM, PROGRESSO E O RESTO!!! Acham mesmo, que a política de alguns países aqui dessas bandas, são mesmo levadas a sério por Nações sérias, sérias por que colocam seus interesses em primeiro lugar, só por isso. A vida é assim e isso é um fato. Um Evo Morales, falecido Chaves, Dilma, Lula, Fidel, Cristina, etc, são tolerados até a página 2, mas na hora “H”, o que vale mesmo… Read more »

Observador

Pois eu acho que, independente de quem tem razão nesta história, tudo que presidente-cocaleiro sofrer é pouco.

Queria é que derrubassem o avião, livrando a nós e aos bolivianos desta figura nefasta.

Max

Observador !
Amém . Faço minhas suas palavras.
Depois era só dar uma desculpazinha sobre um lamentável engano como já fizeram Americanos e Russos ao derrubarem aviões civis com centenas de passageiros abordo.

Marine

Herois sao os milhares enterrados em Arlington, herois sao os detentores da Medalha de Honra e muitos outros exemplos! O Sr. Snowden e um grande de um TRAIDOR, desmiolado e egocentric, nada mais! Passou muito tempo tendo teorias de conspiracao na cabeca, e idolatrando outros traidores como Bradley Manning e vagabundos como Julian Assange. Se fosse algum tipo de heroi, se tivesse conviccao no que clama defender nao teria fugido a paises “exemplos de direitos humanos e liberdade de expressao” como China e Russia. Se o que ele diz representar fosse verdade teria denunciado isso aos proprios politicos libertarios Americanos,… Read more »

Marine

E nao me venham com essa conversa academica sanitizada de Federalist Papers, Founding Fathers e blah, blah, blah. De Washington a Adams, de Payne a Hamilton, de Hancock a Jefferson… nenhum deles concordaria com a attitude de se entregar segredos de estado a nacoes inimigas causando danos irreparaveis a sua patria e a possibilidade de mortes de seus cidadaos e aliados. Isso e desculpa pra traidor e qualquer vagabundo fazer o que quiser e dar-se um rotulozinho de ser “defender of personal freedoms”. Se nao qualquer vagabundo como ele agora pode revalar o que quiser se decider que na cabecinha… Read more »

DrCockroach

“The Criminal N.S.A. … The government claims that under Section 215 it may seize all of our phone call information now because it might conceivably be relevant to an investigation at some later date, even if there is no particular reason to believe that any but a tiny fraction of the data collected might possibly be suspicious. That is a shockingly flimsy argument — any data might be “relevant” to an investigation eventually, if by “eventually” you mean “sometime before the end of time.” If all data is “relevant,” it makes a mockery of the already shaky concept of relevance.… Read more »

DrCockroach

Aqui Juiz Andrew Napolitano, em FoxBusiness, explica a diferenca entre “Legal” e “Constitucional”.

http://www.youtube.com/watch?v=Zr9Iubvv93E

abs!

DrCockroach

Existe tb uma longa lista de motivos de porque o Snowden nao procurou os proprios canais (Whistleblower Protection), Mas aqui entrevista com 3 ex-funcionarios da NSA, whistleblowers, de porque os “canais apropriados” p/ as denuncias nao funcionam e ele quase certamente seria acusado de espionagem (tecnicamente intencionalmente entregar informacoes sigilosas p/ nacoes inimigas) e ter prisao perpetua. Dois dos entrevistados dizem que o Snowden eh um whistleblower, o terceiro diz que caso ele tenha passado informacao p/ outros paises, o que nao se sabe, ele deixaria de ser whistleblower. http://www.usatoday.com/story/news/politics/2013/06/16/snowden-whistleblower-nsa-officials-roundtable/2428809/ A historia, e Suprema Courte, irao dizer se o Snowden… Read more »

Marine

Desculpa pra boi dormer, olha so o tamanho e numero de leis protegento whsitleblowers: http://en.wikipedia.org/wiki/Whistleblower_protection_in_the_United_States Segundo, o texto da 4th Emenda verbatim: “The right of the people to be secure in their persons, houses, papers, and effects, against unreasonable searches and seizures, shall not be violated, and no Warrants shall issue, but upon probable cause, supported by Oath or affirmation, and particularly describing the place to be searched, and the persons or things to be seized.” E agora o tamanho da encrenca: http://en.wikipedia.org/wiki/Fourth_Amendment_to_the_United_States_Constitution Pois bem, o problema e que temos varios metidos a juristas que leem um paragrafo da constituicao… Read more »

Vader

Gilberto Rezende disse: 3 de julho de 2013 às 21:50 “E incidentes como este são uma justificativa mais que suficiente para que presidentes de nações soberanas gastem os TUBOS e comprem aeronaves maiores e de maior alcance possível para não se exporem a este tipo de constrangimento.” Ora, ora, ora, o Diretório Virtual já baixou a ordem para começar a campanha pró “AeroDilma”, a.k.a. “Vassourão”? Cara, juro que achei que vocês tinham deixado de lado tal assunto, depois das passeatas! Mas claro, ledo engano meu (que bobinho), esqueci que vocês nunca aprendem nada e nunca esquecem nada. No caso do… Read more »

Edgar

Vader, respondendo tua pergunta ao Gilberto:

http://www.forte.jor.br/2013/07/03/site-com-visibilidade-menor-que-a-trilogia-recebe-mais-de-r-800-mil-em-propaganda-oficial/

Acho que eles pagam o suficiente pra comprar e manter um Cessninha, com querosene suficiente pra fazer o traslado mensal Medellín x Manaus.