O F-X2 está morto, vida longa ao F-X…?

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BAAN 2010 - 9

Guilherme Poggio/Fernando “Nunão” De Martini

vinheta-opiniao-aereoA afirmação acima pode parecer dramática para alguns, mas reversões de expectativas costumam ser assim mesmo. No início do mês de junho, havia um otimismo no ar em relação a uma decisão do programa F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB), especialmente entre os que viam como mais provável a escolha do caça F/A-18 Super Hornet da Boeing. A decisão pela proposta do fabricante norte-americano era dada como certa por vários meios da imprensa nacional e internacional. A visita em maio do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, à presidente do Brasil Dilma Rousseff, acabou dando grande impulso a esta opção.

Para relembrar os nossos leitores, selecionamos alguns links  dentre diversas notícias que mostram bem o “clima” que havia até recentemente. É certo que a presença maior ou menor de notícias na mídia sobre um ou outro concorrente do F-X2, muitas vezes, segue caminhos que passam pelos departamentos de comunicação dos diretamente interessados no processo. Os dois outros concorrentes do F-X2, o sueco Saab Gripen e o francês Dassault Rafale, também já tiveram seus momentos de maior exposição na mídia. Porém, há bastante tempo não se via um conjunto de notícias mostrando haver grandes chances de uma decisão por um dos fabricantes da disputa, como estes exemplos selecionados abaixo:

Porém, em menos de um mês muita coisa no Brasil mudou, e foi para pior quando se pensa em economia e cacife político do atual Governo. Vários eventos de ordem econômica, social e política, com influência indireta no processo do F-X2, passaram a dominar o cenário interno do País. Vejamos, rapidamente, cada um deles.

F-5B FAB 4805 na Base Aérea de Santa Cruz - foto Nunão 30 de maio de 2012 - Poder Aéreo
Fatores de ordem econômica: a economia do Brasil, que já vinha definhando desde o ano passado, aprofundou um “derretimento” com a elevação do dólar, fuga de capitais estrangeiros e queda da bolsa de valores nestas últimas semanas. Lembremos que uma das grandes desculpas do ministro da Defesa Celso Amorim pela não decisão do programa F-X2, no ano passado, estava relacionada à incerteza e à instabilidade do quadro econômico. Não dá para dizer que, de lá para cá, os indicadores econômicos melhoraram. O caminho tem sido de piora em muitos deles.

Fatores de ordem social: ao longo do mês de junho, manifestações de movimentos sociais na cidade de São Paulo, inicialmente focadas em protestar contra o aumento das passagens de ônibus (como já havia ocorrido em outras grandes cidades brasileiras) ganharam uma dimensão e uma popularidade não esperada. Os protestos espalharam-se definitivamente por todo o País, levando centenas de milhares de pessoas às ruas noite após noite, e incorporaram outras demandas da sociedade. Deixando de ser “apenas” manifestações de movimentos sociais organizados, como já se via há muito, rapidamente os eventos tornaram-se protestos gerais engrossados pela classe média, exigindo mudanças e reformas por parte do Executivo e do Congresso Nacional.

Fatores de ordem política: na primeira semana de junho, ou seja, antes da explosão dos protestos que tomaram conta das cidades brasileiras, a aprovação da presidente do Brasil já havia caído segundo dados de institutos de pesquisa. Em recente pesquisa feita pelo Instituto Data Folha, ou seja, após a explosão das manifestações, essa popularidade sofreu uma das maiores quedas da história recente, comparável à vivida pelo ex-presidente Collor há 20 anos. O “golpe” parece ainda não ter sido assimilado pelo Governo, mas já é possível ver que há grande estrago na imagem da presidente perante a sociedade brasileira.

Mirage IIIE - F-103 FAB na frente do PAMA-SP - foto 4 Nunão - Poder Aéreo

E o que isso tem a ver com o programa F-X2? Um leitor menos avisado pode fazer essa pergunta, e nossa resposta é que a relação, apesar de indireta, é muito próxima.

Primeiramente, se a questão econômica antes podia ser considerada uma mera desculpa para diversos adiamentos na decisão do programa (mera desculpa dado que o programa pressupõe financiamento externo de longo prazo, não afetando números da economia no curto prazo), este ano a questão tornou-se bem mais complexa. E nada indica que vá melhorar significativamente, dependendo de certos desdobramentos que deverão ocorrer nos próximos meses para atacar os desafios na economia. Um desses fatores é o câmbio: somente com a desvalorização do real, o custo do F-X2 subiu 10% em pouco mais de um mês.

Em segundo lugar, as manifestações populares cobram mais empenho do Governo em questões básicas do Estado como saúde e educação. Parte da resposta já dada relaciona-se ao aumento dos recursos para estes setores. Mesmo que não exista vínculo entre as verbas necessárias para a aquisição de caças com outros gastos e investimentos governamentais, esse tipo de anúncio costuma ser mal visto perante uma população que pouco entende da importância da Defesa para o País, assim como é pouco informada sobre como funcionam essas compras nos aspectos de financiamentos de longo prazo, participações industriais e benefícios diretos e indiretos.

Se essa visão de “gasto desnecessário” já era um fator a ser colocado na balança pelos decisores finais do F-X2, que dirá após as maiores manifestações de descontentamento popular dos últimos tempos? O volume de gastos com a Copa das Confederações e Copa do Mundo já são objeto de crítica dos protestos (ainda que também sigam processos de financiamento de longo prazo e parcerias com a iniciativa privada). “Nunca antes na história deste País” tanta gente foi protestar, seguidas vezes, contra a falta de qualidade em serviços básicos e contra gastos que considera não prioritários frente a carências históricas.

Por último, com a recente queda acentuada da popularidade da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas, é pouco provável que medidas impopulares ou que possuam potencial impopular sejam feitas. Muitas decisões de ordem econômica impopulares provavelmente terão que ocupar o “crédito” que o Governo ainda tenha para esse tipo de decisão. Outras medidas com potencial impopular deverão ser canceladas ou adiadas, e a decisão do programa F-X2 provavelmente estará entre elas. Ora, como as propostas dos três concorrentes ao F-X2 vencem no próximo mês de setembro e, segundo informações dos bastidores, elas não deverão ser renovadas, há uma grande chance do programa F-X2 “morrer” dentro de dois meses.

F-5 B 4803 com camuflagem de F-5 atual na frente do PAMA-SP em 2011 - foto 3  Nunão - Poder Aéreo

Lembramos também que faltam seis meses para os caças Mirage 2000 do 1º GDA, baseados em Anápolis, pararem de voar. Esta é uma projeção indicada pelas próprias autoridades de Defesa do país, constando de declarações e presente até no texto do “Livro Branco de Defesa Nacional”.

Há velhos ditados que dizem “rei morto, rei posto”, ou “o rei está morto, vida longa ao rei”. Com uma “morte” repentina do longevo “rei” F-X2, seguida da gradual agonia dos caças atuais da FAB, serão completados mais de 15 anos de uma infrutífera busca por um novo caça para ocupar o trono.

Os caças que atualmente “reinam” no nosso espaço aéreo terão em breve o fim inglório do sucateamento ou de se tornarem monumentos à indecisão, em praças e entradas de bases aéreas pelo país, como vemos nestas imagens de seus outrora gloriosos predecessores. Governos anteriores (e de mais de um partido) já mereceram ganhar a coroa da indecisão quanto aos novos caças, e esta provavelmente continuará a ser ostentada pelo atual. Uma coroa não muito bonita e que, ao invés de ouro, é feita de alumínio amassado e corroído, o principal metal da sucata aeronáutica.

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Flight 24

Impressionante a falta de comprometimento por parte do governo nas questões de defesa. Se tivessem tomado a decisão no tempo certo, 10 ou 15 anos atràs não teriamos tantos problemas atuais. E o caça quando vierem escolher ainda não será na configuração esperada ou completa, justamente pela falta de recursos. Como sempre ficará para um segundo momento a aquisição de sistemas complementares. Porque não fizeram o mesmo que o Chile fez. Tem uma frota moderna, mas não a melhor do mundo, mas ao menos tem o que voar com efetivos resultados, ao contrário do nosso país que só foca no… Read more »

Soldat

Fiquei Triste com essa matéria.

Como é que fica para a Copa do Brasil?.

Vai ter que alugar Caças ou pedi para países amigos fazer a segurança aérea do evento?,

Nick

O melhor momento NESSE ANO teria sido na LAAD 2013. Tínhamos o anúncio recente dos ST para a USAF, o que daria uma justificativa de que o Dilmão estava esperando a definição do mesmo para bater o martelo. Mas enfim, ela preferiu não fazer nada. E o NADA continua mais do que favorito diante dos acontecimentos recentes.

Agora só Deus sabe, ou nem ele. Na minha expectativa, os esquadrões começaram a serem desativados um a um, até que restem tão somente os ST para policiamento aéreo, e a FAB terá deixado de ser uma Força Aérea.

É isso.

[]’s

Marcelo Andrade

É isso aí , Nick. Acho melhor acabar com 8 Esquadrões de Caça de primeira linha e deixar os Terceiros (1°, 2° e 3°/3° GAv) policiarem o Espaço Aéreo Brasileiro. A FAB vai virar uma Força Aérea só de Transporte (sem desmerecer este tipo de Aviação). Se eu fosse um cadete da AFA hoje, pediria para ir para a Aviação de Transporte, Busca e Salvamento, Patrulha ou Asas Rotativas, porque a de Caça está acabando e rápido. Penso nas gerações anteriores, o pessoal do Senta Púa deve estar se revirando nos túmulos. O legado que eles construíram sendo jogado no… Read more »

joao.filho

Realmente parece incricel, mas já venho acompanhando essa novela ha 15 anos. Infelizmente, acho que ter fé no Brasil é coisa de sonhador mesmo. Esse pais parece um carro velho, o motorista vira a chave uma vez mais, o motor dá sinal de vida, fica todo empolgado mas ao final das contas, não arranca. Como vamos ter forças armadas de primeiro mundo? Com exceção a compatriotas como os que frequentam o Blog, o povo brasileiro só quer saber de samba, futebol, cachaça e sacanagem. Me envergonho de dizer isso, mas já ficou óbvio que a única maneira do Brasil possuir… Read more »

Wagner

O melhor que pode acontecer agora é a compra de uns 12 F5s suíços, ou sauditas, ou de Taiwan. Na mais otimista hipótese, o governo comprará uns 10, 12, Mirages 2000 D da França para tampax, eles vão até pelo menos 2020-25. Tanta guerra online entre gripeiros, rafalistas e hornetianos, para terminar desse jeito miserável. Adiantou muito… Militarismo é para países sérios, para as potências do CS e mesmo a Índia. O resto está em decadência. Talvez a Coréia do Sul e Suécia estejam indo bem, de resto, não adianta. Tudo parado, em decadência, corte de gastos. Militarismo na A.L.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Wagner em 02/07/2013 as 10:11 Na mais otimista hipótese, o governo comprará uns 10, 12, Mirages 2000 D da França para tampax, eles vão até pelo menos 2020-25.” Wagner, Mirage 2000D da França creio que não é hipótese alguma. São os mais novos que eles têm, atualmente configurados para missões de ataque e que, conforme modernização planejada, poderão se tornar mais multifuncionais e servir por quem sabe mais uns 15 anos por lá. Se vier Mirage 2000 da França, será da versão C, de defesa aérea (os mesmos que já voamos), ou, aí sim sendo “otimista”, da versão Mirage 2000-5… Read more »

ci_pin_ha

Se o FX-2 morreu, que torçamos por uma compra de caças novos, mesmo que seja JF-17 (prefiro o J-10), assim podemos esperar com mais paciência até o termino de um futuro FX-3 e que sabe com caças de 5ª geração. Não custa sonhar.
É uma pena que depois de tantos debates, só sobraram às viúvas (Rafale, Gripen, F-18 SH, Su-35…). A compra de algum LIFT também seria de bom grado.
Que dia triste!

Marcos

O foguete russo Proton-M, que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass, explodiu hoje apenas 16 segundos após seu lançamento do Cosmódromo de Baikonur.

Edgar

Acredito que o F-5 será tombado como Patrimônio Brasileiro reconhecido pela ONU na década de 60 (2060) como único país do mundo a manter em operação por 100 anos uma aeronave de combate (?) com aviônicos no estado da arte, quando nossa frota, entre operacionais e retirados, atingir 2.500 células.

Edgar
asbueno

Do jeito que a coisa vai, aparentemente o mais racional, como tampão, seria comprar mais F5 e modernizá-los, já que contamos com uma estrutura bem conhecida de suporte e treinamento. Mas seu desempenho é limitado. Considerando o cancelamento o FX-2, o que deveria ser adquirido e que tenha maior desempenho que os F5? Os F16 seriam uma boa opção? Os venezuelanos poderiam vir a baixo preço? Em qual quantidade viriam? Há outras fontes do mesmo modelo? Os EFA espanhóis, por exemplo, poderiam vir para o GDA a um preço baixo o suficiente (um leasing, talvez) para compensar seu emprego, uma… Read more »

Rogério

Na boa, depois da onda de protestos, vai ser o fim da aviação de caça, duvido que tenham coragem de anunciar qualquer coisa que custe algum bi $, isso serve p/ caças, escoltas e até p/ trem bala.

Baschera

Não é só o FX-2 que morreu (aliás, morto já está a muito tempo…falta só enterrar o defunto, como venho dizendo a algum tempo)…os outros grandes programas das FFAAs também estão no cadafausto…..

Vamos ver ver se os “outros” programas (igualmente sob forte lobby estrangeiro e desconhecidos pela maioria) para o GTE também vão naufragar…..

Para mim é culpa do mome do projeto (F de “Fênix”) o culpado….. a fênix só renasce no Egito…. no Brasil, morre de inanição mesmo !!

sds.

Edgar

Tendo em vista o que rolou o FX realmente is dead. A FAB terá de por em prática o Plano B que ela tem há algum tempo. Na verdade o plano C e D, Gripen C/D em leasing, que é a única opção moderna, de alto desempenho, que a FAB consegue bancar por conta própria, sem precisar de mexer no Tesouro Nacional da Dona Florinda. Com 10 Gripens C e 2 Gripens D para o GDA teremos como suprir a baixa dos Mirages. Espero que, em alguns anos, quando tivermos um(a) Estadista no Comando, como já dito por amigos do… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Edgar, acho que se for adquirir algum tampão (compra ou leasing) é melhor já fechar o contrato para pelo menos 24 aeronaves, já prevendo a desativação dos F-5EM mais “cansados” daqui a quatro ou cinco anos. E terá que ser um “tampão” com pelo uns 15 a 20 anos de vida útil pela frente, para a bomba não estourar de novo à época em que tiverem que dar baixa os F-5EM “menos cansados” daqui a uns 10 anos. Mas, de qualquer forma, uma futura necessidade de substituição desses “tampões” (a não ser que sua vida possa ser depois estendida), vai… Read more »

Edgar

Nunão, mas a FAB sozinha teria “bala” para comprar e manter 24 “novas” aeronaves como essas?

Optimus

Meus Caros O que dizer numa hora dessas… Todos foram precisos em suas colocações… O país de Santos Dumont e da terceira industria aeronáutica mundial coloca um fim tão melancólico em sua Força Aérea – que nasceu simplesmente nos campos de batalha da 2ª GM – adolescentes de espinha na cara arrancados de seus lares na melhor fase da vida para encararem o que de pior pode existir: uma guerra, para corrigir erros que não foram criados por eles, e pagando com a vida por isso. Sinceramente, não creio que haverá sequer condições para um próximo FX ou qualquer outro… Read more »

asbueno

Não sei se é correto dizer isso mas assim mesmo o farei. Penso que não será o fim da aviação de caça, embora num piscar de olhos isso possa ocorrer. Vai ser, isso sim, a manutenção dessa aviação num nível ainda menor do que já está, que na prática é algo quase análogo. Quando do FX falava-se (e ainda se fala[va]) na aquisição de até 120 unidades do escolhido. Serão bem vindos 12 usados neste momento! Fosse essa falta de visão apenas em relação a compra de caças e quase tudo estaria bem. Mas não, a miopia, ou melhor, falta… Read more »

Observador

Senhores, Sempre banquei o chato, dizendo que isto tudo iria dar em nada. E deu. Agora, só para 2015. … Na verdade, como todo o resto neste país, vamos ter que primeiro chegar a uma situação calamitosa, em que a FAB esteja com a sua aviação de caça totalmente inoperante. Aí a coisa vaza para a imprensa, que faz aquele escarcéu. Só então pode acontecer alguma coisa. Claro que para termos certeza de alguma providência, só um conflito de média intensidade, entre dois ou três países límitrofes ao nosso, e de preferência com aviões de caça/bombardeio/ataque usando nosso espaço aéreo… Read more »

Flight 24

Wagner,
Acho dificil comprar mais 2000, os nossos se pararem de voar é por opção, visto os custos cresceram muito. Eles tem condições de continuar voando, mas para isso será necessário investir alguns milhares de euros para a futuras revisões.
Quem sabe a médio prazo, vamos ter um novo caça usado para substituir os 2000 e os F-5M mais velhos.

Roberto Bozzo

Srs, pensando já num tampão, a FAB não conseguiria comprar, com recursos próprios, 24 F18 E/F usados, iniciando-se assim a modernização da força ? Comprando-se via FMS com certeza seria mais barato do que pelo FX2 com Tot qualquer.

Colombelli

Asbueno, se te referias aos F-16 venezuelanos as 11:46, estes estão fora de combate, “na capa da gaita”, “na unha”. Se viessem seriam de estoques norteamericanos ( os do deserto). Agora restam poucas possibilidades de tampão. F-18 usados? Tem disponiveis em versões mais antigas? Acho que não. F-16 usados? Tem disponíveis? Quantos? Valeria a pena? Mirage 2000? Tem disponiveis na França? Quantos? Comparado com a manutenção dos atuais 12 vale a pena o custo benefício? Os EAU venderiam alguns dos seus? F-5 pra mais modernização? Talvez a sida mais racional até uma aquisição séria por um noivo governo. Onde há… Read more »

Edgar

Colombelli, tem mais de 150 F-5 na Coréia do Sul “doidos” pra virem pra cá 😀

Colombelli

Esqueci dos Typhons tranche 1 oferecidos ao Peru (caros demais) e da possibilidade de aquisição de flankers, ambas mais remotas.

cristiano.gr

O SH não vai vir, já é um fato. Os últimos 2 governantes demoraram demais p se decidirem, e o tempo passou. E o Brasil perdeu as melhores chances de negócio, vencesse o caça que vencesse. A maior chance de a FAB ter caças nesses últimos 2 governos foi mesmo naquele longínquo 7 de Setembro. Mesmo não sendo o caça favorito de boa parte dos que acompanhavas e do sério risco de rolar um rechonchuda comissão, se a chiadeira fosse menor, a França já estaria entregando os primeiros caças. Os brasileiros, mesmo levantando da cadeira e indo às ruas reclamar… Read more »

asbueno

Obrigado Colombelli, minha referência era sim, em princípio aos F16 venezuelanos.

Mais acima comentou-se sobre a aquisição de Gripen C/D. Penso que esta seria uma alternativa melhor em relação aos F5 pensando em desempenho. A vantagem de mais F5 seria realmente a racionalidade.

Guizmo

Senhores, Não virá avião algum, nem tampão, nem usado, nem nada. Os pontos comentados nesse post sobre os motivos de não ir adiante com o FX-2 valem para qualquer outro caça. O grande público não faz distinção entre uma compra de SH novo em folha e um F-5 usado. O dano, o estrago na imagem federal será o mesmo! Desde que os protestos começaram tenho dito: Nossa FAB só voará com os F-5 e AMX que tem hoje em operação pelos próximos 4 anos, no mínimo. A base de defesa está focada no Super Tucano. Quando eu escrevi aqui que… Read more »

Edgar

Guizmo, a questão é que a compra de aeronaves usadas será efetuada diretamente pela FAB com orçamento próprio, sem a necessidade de aprovação da Sra. Vana, pois não irá tocar no precioso Tesouro Nacional, e a Grande Massa que nunca se interessou por esses assuntos não irá manifestar contra uma substituição de aeronaves, fosse isso cada troca de viaturas de polícias teria de gerar protestos.

Fernando "Nunão" De Martini

“Guizmo em 02/07/2013 as 14:28 fui bombardeado por comentários sobre o tipo de avião pra cada interceptação” Não exagere… Uma coisa é a questão técnica ligada a como a FAB opera suas aeronaves (que me lembro de ter lhe respondido, e sem qualquer bombardeio ao menos de minha parte, na ocasião). Para esse tipo de discussão, não há dúvida de que para cada missão há uma aeronave mais adequada, e isso estava no cerne das perguntas e das matérias da ocasião (por exemplo, do treinamento de um esquadrão equipado com A-1 para missões de interceptação). Outra coisa é a questão… Read more »

“Augusto em 02/07/2013 as 14:35 Uai, não tinha gente aqui dando cambotas com o anúncio da escolha do F-18 depois da Eliane Catanhede – aquela que disse que o F-18 é evolução do F-16 – anunciar o resultado?” De fato, Augusto, você tem razão. Tinha gente que gosta do F-18 comemorando, assim como teve comentaristas fãs do Gripen comemorando notícias de épocas anteriores, e não menos numerosos outros comemoraram notícias alvissareiras sobre o Rafale para a FAB. Uma coisa todos eles têm em comum: comemoraram essas notícias em contextos específicos, todos eles antes dos acontecimentos das últimas duas semanas que… Read more »

Edgar

Nunão, imagino a hipótese de termos, por ex., um 737-800 da Gol sequestrado voando a 876 km/h tendo de ser interceptado por um Super Tucano voando a 520 km/h, isto faria nossas “torres gêmeas” do congresso irem à pique horas antes dos STs chegarem para atacar o jato.

A única hipótese seria acoplar o GE F414 como um POD no cabide ventral do Super Tucano e nos cabides das asas tanques supersônicos 😀

Fernando "Nunão" De Martini

Edgar,

Quando isso acontecer, a “culpa” vai ser jogada na FAB, por passar 15 anos “fracassando” na renovação de seus caças. Vão dizer: “como não previram isso?” “Por que ninguém me avisou?” “Cadê a ABIN que não me informou?”

Quer apostar?

Edgar

Nunão, isso é bem típico da política “empurra-culpa” das nossas 3 camadas de [des]governos executivos (prefeitos-governadores-presidentaspresidentes). Fiquei sabendo que a ABIN vai fazer uma licitação para compra de ações telefônicas e que isso é um pré-requisito para uma nova licitação de aparelhos de discar, o que irá facilitar o trabalho dos arapongas e providenciará uma comunicação mais rápida com o Executivo, possivelmente para informar casos como esse da FAB. Conta-se nos corredores de Brasília também que a ABIN está interessada em receber mais informações a respeito de uma nova tecnologia de comunicação móvel baseada em ondas eletromagnéticas para transmissão de… Read more »

Guizmo

Ah sim…..espero de coração queimar minha língua! (ou meus dedos)

Augusto

Uai, não tinha gente aqui dando cambotas com o anúncio da escolha do F-18 depois da Eliane Catanhede – aquela que disse que o F-18 é evolução do F-16 – anunciar o resultado?

F - 5

Excelente matéria, imparcial e coerente.
Caramba, não querem me aposentar de jeito nenhum…
Tirando a brincadeira a parte, não importa se é de partido de direita, de centro, de esquerda. A defesa está relegada a qualquer plano, menos em primeiro ou segundo.
Quando começaram esse acorda Brasil (eu nunca estive dormindo),. imaginei remotamente essa possibilidade.
Não sei muito o que esperar, mas como acreditei na capacidade da nossa presidenta/e há três anos atrás e ainda acredito, espero uma solução adequada para a FAB!
Dilma, me aposenta!!!!!!

Guizmo

rsrs, Ok Nunão, minha mulher também me diz isso….sou exagerado! Mas não foi de sua parte….. Claro que a FAB é contra e que a questão é política – como ambos concordamos – mas eu vejo muito claramente que o Tucanão é uma bandeira. Edgar, não importa de que caixa sairá o dinheiro. A população lê GOVERNO COMPRANDO. É o que basta para gerar insatisfação. Veja por exemplo a questão dos estádios, dos 28 bi gastos, apenas 7 saíram dos cofres públicos e acho que 70% desse valor foram para obras de infraestrutura. A população (e eu incluído) só vê… Read more »

F - 5

Castanhede…

Sem comentários…

Ainda acredito nessa compra.
DIlma, me aposenta!!!

marciomacedo

Tenho uma visão diferente dos amigos que se manifestaram aqui no blog, acredito que alguma coisa vai acontecer. Do tipo, compra de uns poucos F-18, talvez 12, ou talvez o leasing de um mesmo número de Gripens usados. A corda foi por demais esticada para que nada possa acontecer. E, complementando, já pensando na substituição dos F-5, o desenvolvimento de caça ligth com a Boeing, com participação federal, como foi no caso do KC-390. Para a Embraer continuar no mercado ela precisa sempre de um projeto novo e, nessa conjuntura, o compartilhamento do custo de desenvolvimento é de mais fácil… Read more »

Guizmo

Márcio Macedo

Eu não vejo muito sentido prático em fazer um projeto nacional, visto que temos um mercado grande de opções e a Embraer pode ser uma parceira estratégica, para produção sob licença. Lá atrás, a fábrica de Gavião Peixoto tinha essa pretensão, com o Rafale.

Em 1985 entramos no projeto AMX, deixamos de comprar F-16 e Mirage 2000 e os resultados estão aí.

Ricardo Santos

Como diria o Manoel, da padaria: ” O sonho acabou!”

eduardo pereira

Ta dificil comprar aviao aqui viu, vou torcer pra Argentina fabricar o JF-17 que ao menos assim o Brasil faz uma catirazinha com a Argentina

Hamadjr

Dizem que a Dilma foi na padaria do seu Manoel. Adivinha qual foi a resposta dele?

Resposta: hora pos pois, o Dilma, o FX-2 Br é uma piada

Mesmo assim eu prefiro aqui com bund4, futbool, BBB, corrupção endemica, impunidade e iscabau do que qualquer outro pedaço de terra neste mundo aberto sem porteira.

marciomacedo

Prezado Guizmo:
o mercado da Boeing e da Embraer é mundial, o Brasil só pagaria parte da conta do projeto e seria o país lançador, com a compra de poucas unidades. Você acha que a Boeing e o EUA vão deixar o segmento de mercado a ser ocupado por um “caça dos pobres” como o FJ -17 ( nomenclatura é essa mesma? para a China?

Colombelli

E tem os gripens sul africanos em reserva

ricardo_recife

Se o FX – II esta morto, o mais lógico é dar mais F-5, a questão é onde existem Tigers para vender e em que estado. A FAB já penou um pouco para comprar alguns cujo preço cabia no bolso. Mirage 2000 C também pode ser uma saída, mas acho uma solução horrível. Foi uma porcaria antes e continua sendo. 12 Mirage 2000-5 seria uma proposta mais interessante, mas ainda assim não gosto dela. É melhor que a C, mas não me agrada. Não duvido que, quando a poeira baixar, vejamos alguma loucura estratégica, como a compra de uns 24… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“o mais lógico é dar mais F-5, a questão é onde existem Tigers para vender e em que estado” Tem um punhado aqui ao lado, no Chile, e que são provavelmente os próximos da lista de desativações chilenas se for mantido o reequipamento / padronização com F-16. Com eles até se economizaria em modernização (apesar dos sistemas serem mais antigos que os nossos e as telas do painel serem pequenas, têm um bom radar, HMD etc), podendo entrar em operação num esquadrão “do jeito que estão”, assinando-se ou transferindo-se o contrato de logística com Israel. Só que eles têm praticamente… Read more »

Justin Case

Amigos,

Se não há dinheiro nem para comprar 36 F-X, que se compre um lote inicial de dez ou doze, mas TAMPAX NUNCA MAIS!
Abraços,

Justin

Justin Case

Nunão, boa noite.

Comprar aviões considerados inservíveis para o nosso quase vizinho Chile? Você deve estar brincando.
Se quisermos ter só aviação de transporte e VIP, não há problema. É só mudar a Constituição e a missão da Força Aérea.
Entusiastas de defesa defendendo compra de sucata dos vizinhos? Só no Brasil mesmo!
Abraço,

Justin

Fernando "Nunão" De Martini

“Justin Case em 02/07/2013 as 21:38
Nunão, boa noite.
Comprar aviões considerados inservíveis para o nosso quase vizinho Chile? Você deve estar brincando. (…)
Entusiastas de defesa defendendo compra de sucata dos vizinhos?”

Justin, bom dia.

Não estou nem brincando nem defendendo. Apenas respondi a uma questão levantada por outro leitor (e respondi outras também) acompanhando a resposta de algum detalhamento de “prós” e “contras”, nada mais do que isso. Não se pode tirar as respostas desse contexto e dizer que eu estaria defendendo uma compra dessas, mesmo porque a resposta também falava de outras aeronaves questionadas.

Marcos

Não há condições políticas, nem econômicas para comprar caças.
Políticas não há porque “o povo” que “não tem partido” está pressionando o governo.
Econômicas não há porque investidores estão efetuando saques imensos na bovespa e mandando para fora.

By, by, Brasil!

Requena

Qual a chance da FAB entrar num leasing dos Gripens sozinha?

Justin Case

Faz sentido, Poggio.

Mas, cada vez que a gente opina sobre a melhor maneira de implementar uma solução que até desaprova, acaba embarcando na canoa.
Por isso eu não perco a chance de lembrar o tema do Tampax. Já vivemos isso entre 2004 e 2013 e não resolveu nada. Só empurrou o problema por uma década.
Abraço,

Justin

Gilberto Rezende

Meus camaradas vamos fazer o favor de não falar tanta bobagem. Parece que o FX-2 é o único projeto militar emcurso no país. O governo brasileiro compra na hora que quiser qualquer uma das aeronaves do FX-2, o país tem recursos para tal, o problema do FX-2 sempre foi até hoje de ordem POLÍTICA e da posição refratária do Comando da Aeronáutica que se opôs a escolha política pelo Rafale. O GF toca o Astros 2020, o projeto Guarani, o programa dos helis EC-725, sisfron, satélite geoestacionário e o KC-390. O país gasta tanto ou mais que o FX-2 no… Read more »

Colombelli

Gilberto, se tem escandalo nos EUA problema é deles. Não fique invocando coisas impertinentes pra tirar o foco dos escandalos daqui, perpetrados pelos elementos que tu cegamente (ainda) defende (aproveite os protestos e acorde também, ainda há tempo de sair deste transe zumbi de alienção). A questão não é se o governo toca ou não toca outros projetos, a questão é a aviação de caça. Não desvie o foco como vcs costumam fazer com tudo, pois aqui não há primários e beneficiários de esmolas do governo. Aqui esta tática não adianta. Ainda bem que tu, aliás, reconhece que os programas… Read more »

Observador

Gilberto Rezende disse: 2 de julho de 2013 às 22:56 KKKKK! Muito engraçado. Conta outra, vai. Não vai sair compra nenhuma, muito menos do Rafale. Só uma louca iria arriscar a pouca popularidade que (ainda) tem para fazer um anúncio de um gasto bilionário que não reverta em benefício claro para a população. Ainda mais se for pela opção mais cara e suspeita. É tudo que a oposição quer. O GF está acuado e sem soluções. Propõe uma constituinte e muda de idéia no dia seguinte. Daí propõe um plebiscito que já está para ser abandonado também. E neste meio… Read more »

F - 5

Gilberto: COncordo contigo. Não é só a compra dos caças que é discutida nas FA’s, não é somente a aviação de caça que está em processo de compra. Se você perguntar a população se a compra de caças é importante, irão te perguntar para quê? Existem outras prioridades para a população. Para nós que “entendemos” ou gostamos do assunto, era para quinze anos atrás. Dentro das FA’s existem outros fatores que influenciam também este posicionamento. Visitem um “próprio nacional” ou habitação para militares e veremos que hoje elas se encontram em melhor situação do que há anos atrás. Acho sim… Read more »

Wagner

Concordo com o Colombelli a respeito dos F5 suíços, devem estar em excelente estado. Armados com o Darter, modernizados, se a FAB manter uns 60, quem sabe, ora, isso ainda será alguma defesa. Os Su 30 venezuelanos não voam, acho que os Mig 29 peruanos serão de fato a única ameaça real e efetiva, isso em tese ( mera teoria). Mas o Peru não seria idiota de enviar sua elite como escolta num maluco ataque contra Brasília. ( será que tem alcance ??). Mas considerando-se que não entraremos em guerra com o Peru… Então os F 5 servem ainda. E… Read more »

eduardo pereira

Poxa F-5 doeu ler seu comentário, mas, a verdade doi e tenho que concordar contigo, mas, existem alguns outros fatores que impedem alguns de protestar como a possibilidade de (por causa de uma minoria ) tomar balaço de borracha ou coisa pior sendo um pai de familia que precisa estar saudavel p/ manter seu lar ,realmente discutimos apenas aqui, pois é um espaço p/ isto e nao uma central de origem a protestos, e é onde podemos compartilhar ideias aprendendo e ensinando sobre armamentos e ,governos,guerras e etc fazendo novas amizades e aprendendo a respeitar e aceitar a opiniao do… Read more »

eduardo pereira

Vamos fazer igual o tuning de carros;
Por fora F-5 bacaninha, mas por dentro uma avionica invejavel no estado da arte e compatibilidade com o que houver de melhor em misseis e bombas e, claro dar o grau nas turbinas .rs
F-5 TUNING BR