F-X3 da Coreia do Sul: mais uma semana de recebimento de ofertas

3

F-35 versus F-15SE - fotomontagem sobre fotos Lockheed Martin e Boeing

Segundo reportagem do jornal “The Korea Times” publicada na sexta-feira, 28 de junho, foi estendido por uma semana a fase final de ofertas do programa F-X3 da Coreia do Sul. A prorrogação foi anunciada pela DAPA (Defense Acquisition Program Administration) que coordena esta terceira fase do F-X sul-coreano, que nas duas primeiras fases resultou em aquisições de caças F-15 da norte-americana Boeing.

Concorrem no F-X3 (ou F-XIII) a versão “Silent Eagle” do F-15, o F-35 Lightning II da Lockheed Martin (também dos EUA) e o Eurofighter Tranche 3 Typhoon, da europeia EADS.

Eurofighter

Segundo o porta-voz da DAPA, Baek Youn-hyeong, as ofertas serão retomadas a partir de terça-feira. O porta-voz também afirmou que o processo foi estendido por haver consciência de que “há mais espaço para abaixar os preços”. Porém, ele não confirmou se as ofertas dos três participantes excederam o orçamento do programa, ao passo que a Yonhap News, citando outra autoridade da DAPA, afirmou que apesar de mais de 30 sessões de ofertas terem sido feitas, nenhuma das três empresas chegou aos requerimentos de orçamento.

Diferentemente das sessões de ofertas iniciadas na terça-feira passada, agora não há um prazo final estabelecido para as novas ofertas, o que indica que estas continuarão até que pelo menos um dos caças concorrentes atinja a meta de custos.

FONTE: The Korea Times (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Lockheed Martin, Boeing e Eurofighter

NOTA DO EDITOR: esta fase final do programa sul-coreano F-X3, que visa obter 60 caças, segue uma sistemática de “leilão de quem dá menos”, em que rodadas sucessivas de ofertas visam abaixar mais o preço. Para saber mais sobre esta edição do F-X da Coreia do Sul e sobre as edições anteriores, que resultaram na aquisição do caça F-15, clique nos links a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
andreas

Por falar no Typhoon, como anda a questão do Peru adquirir 12 usados deles da Espanha? As conversas continuam ou estão levando tudo na surdina? Quanto a Coréia, escolheria logo o F-35, nem tem o que discutir…

joao.filho

FX-2 do Brasil: Mais uma semana de zzzzz….

Marcos

Penso que as ofertas não devem ser em valores puros, mas uma função de preços mais as pontuações dadas a cada aeronaves.