Cruzex 2013: delegação argentina em encontro incluiu especialistas em A4-AR

6

A-4AR - foto FAA

Exercício a ser realizado em novembro deste ano aplicará conhecimentos adquiridos na edição 2012, desta vez com emprego de meios aéreos

A Força Aérea Argentina divulgou nota sobre a participação de sua delegação no segundo encontro de planejamento da “Cruzex 2013”, realizado entre os dias 10 e 14 de junho na Base Aérea de Natal (RN). Durante o encontro, a delegação chefiada pelo comodoro Luis Turinetto participou das discussões sobre as bases da operação, o apoio logístico e o cronograma geral dos voos do exercício, que deverá ser realizado no próximo mês de novembro.

A delegação incluiu os vicecomodoros Alejandro Bisso e Fabián Capellino, a cargo das coordenações de planejamento de operações e logística, e também fizeram parte do grupo de trabalho os majores  Matias Orefice e Agustin Gatto. O primeiro ocupa a posição de chefe do Esquadrão do Sistema A4-AR, e o segundo esteve a cargo do planejamento a curto prazo. Ainda sobre o sistema A4-AR, participou o primeiro-tenente Claudio Serantes, que cumpre tarefas de chefe do Esquadrão Técnico.

Encontro Cruzex 2013 em Natal - foto via FAA

Encontro Cruzex 2013 em Natal - foto 2 via FAA

Também fez parte da delegação a capitão Carolina Bejarsky, como assessora legal para questões referentes ao acordo técnico-legal com o Brasil.

Neste anjo, deverão ser aplicados no exercício “Cruzex” os conhecimentos adquiridos na edição de 2012, desta vez utilizando meios aéreos. Uma das finalidades do exercício é o treinamento das forças aéreas participantes em operações ofensivas e defensivas em apoio, dentro de um cenário de conflito armado. Serão empregadas aeronaves de combate, de transporte, de reabastecimento e helicópteros que as forças aéreas colocarão à disposição do exercício.

A-4AR - imagem FAA

FONTE / IMAGENS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

NOTA DO EDITOR: na Cruzex V a Argentina desistiu de participar com seus aviões de combate A4-AR – veja matérias da época nos links da lista abaixo. A notícia acima pode indicar que, no exercício deste ano, a participação dos A4-AR ocorrerá.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael M. F.
Baschera

Tragam umas vacinas contra o tétano também….. o que vai ter de “ferro-velho” nesta Cruzex não vai ser mole….

Sds.

joao.filho

Realmente, o Cruzex vai ser algo assim como museu voador. E quanto a DIlma estar com 30% de aprovacao, na realidade acho muito alto. Agora sim quero ver ela “decidir” o FX-2. Nao sou faciste, mas quanto mais observo o circo que virou o Brasil na “administracao” do PT, mais tenho saudade do governo militar. Visitei o museu de avioes da Segunda Guerra, abaixo umas fotos, Mitsubishi Zero, B-24, P-51, etc.

https://picasaweb.google.com/105103870351469798098/CamarilloWWIIAircraftMuseum

joao.filho

faciste=facista.

Nick

Pelo menos não será um Cruzex virtual. 😛

[]’s

Flight 24

Bom dia,
Alguém sabe me dizer a data e onde será realizado o exercício desse ano?