13.06.21-12.29.06-fab.jpg

Nosso leitor Roberto Carvalho enviou esta foto para nós. Ele a encontrou no blog do “Cláudio Humberto”

A indignação está até mesmo “no ar”.

ATUALIZAÇÃO: encontramos a seguinte reportagem no site da Revista Época que trata da foto acima.

vinheta-clipping-aereoAs manifestações dos últimos dias, que começaram pedindo a redução das tarifas de ônibus e os gastos com a Copa das Confederações e terminaram criticando a má qualidade dos serviços públicos, ganharam a solidariedade de militares da Força Aérea Brasileira. Nesta semana, dois oficiais da FAB decidiram mandar aos colegas uma foto em pleno voo, com um pequeno cartaz com a frase: “Acorda Brasil – Estamos com vocês”. Os  pilotos não foram identificados porque usavam capacete e luvas — equipamentos indispensáveis nessas manobras. Também não se sabe em que unidade da FAB eles servem. A foto, na qual o copiloto segura o cartaz e é fotografado pelo piloto, foi enviada aos colegas. Para pilotar aviões de caça, obrigatoriamente os dois militares são oficiais da força – tenentes, capitães ou majores, que trabalham como pilotos – e servem em alguma base aérea do país.

FONTE: Revista Época

ATUALIZAÇÃO 2: segundo informado pelo portal Terra, a FAB está investigando a autenticidade da foto

vinheta-clipping-aereoA Força Aérea Brasileira (FAB) informou que irá investigar a autenticidade de uma foto que mostra um suposto piloto da instituição segurando um cartaz em apoio aos protestos que vêm ocorrendo em várias cidades do País. Na imagem, um homem que seria membro da FAB segura uma folha de papel que diz “Acorda, Brasil! Estamos com vocês”.

A assessoria de imprensa da FAB afirmou que “a mensagem não representa um posicionamento da instituição”. A foto do suposto piloto foi compartilhada no Facebook e em outros sites, associada aos protestos.

FONTE: Portal Terra

NOTA DO EDITOR: tudo indica que a foto seja da nacele traseira de um A-29 Super Tucano e a mesma tenha sido tirada pelo próprio ocupante do assento de trás.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Ele devia estar segurando um cartaz com os seguintes dizeres:

“DILMA NÃO EMBAÇA: ESCOLHE LOGO O CAÇA!”

DrCockroach

Foto sensacional, nos eh que agradecemos. Seria um absurdo se os oficiais fossem investigados, pois o Brasil seria a materializacao kafkiana. A mulher sozinha no protesto no RJ, recebeu spray de pimenta do rosto e, na delegacia, a delegada colocou ela jah com os outros na delegacia e indiciou ela por formacao de quadrilha: pacifica, sozinha, mas foi indiciada por formacao de quadrilha… A FAB condecorou com medalha um quadrilheiro do mensalao(na epoca processo no STF), o genoino. Era soh o que faltava investigar os brasileiros com B maiusculo responsaveis pela foto, materializando os tribunais kafkianos. Estes oficiais sao patriotas,… Read more »

carvalhomtts

acima de tudo brasileiro e patriota,parabens ao corajoso militar,apesar de não se mostrar por razões obvias mostrou de que lado esta.

Colombelli

Estao cotucando onça com vara curta se começarem investigar e reprimir. Era hora de insinuar uma quartelada para eles se acordarem mesmo.

Se sou comandante do cidadão, ia bater o pé e a coisa ia enfeiar se insistissem com punição ou qualquer ato de repressão. Se fosse haver punição, que fosse pra todo mundo e por um motivo “de fundamento” . As FA ja aguentaram demais destes guerrilheiros revanchistas.

claudio couto

talvez ficasse assim o “Dilma, não embaça….”
comment image

Baschera

O cartaz mais nada a ver e engraçado que eu li dizia:

“Queremos Kinder Ovo pelo preço de um real”…….

Sds.

glaison

Oppaaa, que surpresa mais agradável ver um oficial se posicionando a favor da população e não contra ela. Que se multipliquem. Mas para mim, coisa que não me lembro de ninguém ter dito aqui. Esse FX-2, esse sucateamento, tem muito da conivência dos generais. Afinal, eles são militares / políticos, não é por mérito, é por ter “boas amizades”, que tem esse posto. E é obvio, que se eles falarem abertamente que o Brasil quase não tem Força Aérea de combate, eles vão perder o cargo tão confortável e bem assalariado. E se der guerra, estarão bem escondidinhos em algum… Read more »

eduardo pereira

Parabens ae ao oficial mascarado!!rs Que outros possam seguir o exemplo,mas também se resguardando para evitarem problemas !!
Agora vai Brasil!!!

Rafael M. F.

Me lembro de uma foto parecida com essa, mas no papel estava escrito “GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS”

asbueno

Sacanagem!!! Rssss…
Eu já havia postado um off topic em “Participação Portugal…”

asbueno disse:
21 de junho de 2013 às 15:57
Off Topic:

Manifestação de apoio de piloto da FAB, aparentemente em um ST encontrada no Facebook:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=492505050832128&set=a.307910059291629.73914.298023230280312&type=1&theater.

asbueno

É um ato de coragem. Imagino que a manifestação política seja vedada aos militares, uma vez que nem votar eles podem.

Além de ato de coragem ilustra, penso eu, o pensamento de boa parte da corporação. Muitos aqui tem contato com fabianos. Imagino o que não falam sobre o FX-2 e outras mazelas.

Colombelli

Asbueno. so os recrutas não votam. Os demais, praças e oficiais votam. Apenas não podem ter filiação político partidária.

asbueno

Roger Colombelli.

Roberto F Santana

Péssimo exemplo.

Que tipo de oficial é esse?
Se você quer protestar e se juntar aos baderneiros, tire sua máscara e dessa desse avião, mostre sua cara!
Vá para o chão! Aí não é seu lugar!

Roberto F Santana

*desça

Tadeu Mendes

Sinto muito, mas nao parece ser um piloto militar. Muito menos da FAB.

A mascara nao corresponde aos padroes militares e a aeronave nao se enquadra aos Tucanos ou ST.

Alguem me corriga por favor. Mas me parece uma piada de mal gosto.

Justin Case

Concordo, Roberto.

Escondido atrás da máscara e da viseira, usando recursos públicos. Triste exemplo.
Militar deve cumprir sua missão, comandar seus subordinados para alcançar os objetivos maiores e assessorar seus superiores, utilizando os meios regulamentares. Esse da foto está no lugar errado.
Por enquanto, vejo milhões brigando pelos DIREITOS individuais e do cidadão.
Quando eu vir que existem pelo menos alguns que lembram dos DEVERES de cada membro da Sociedade, de que existe um quota de esforço individual para que se alcance o bem comum, estaremos no bom caminho.
Abraços,

Justin

Justin Case

Tadeu, boa noite.

Que é um ST não há dúvida.
Veja neste filme aos 24 segundos.
https://www.youtube.com/watch?v=95BIZxMqhBY
Abraço,

Justin

Ozawa

1) Não entendo as manifestações que se alastram no país como uma manifestação que se resuma a “baderneiros”; 2) Concordo, em geral, com todas ocorridas até agora e que reflitam de uma maneira ou de outra, exceto da maneira ilegal ou imoral, a insatisfação com a condução do país pela elite política; 3) Em momentos excepcionais de clamor popular não entendo que manifestações individuais dos militares sejam violações à disciplina castrense; 4) O facebook deve ser usado com certa cautela, o que, em geral, é inobservado por muitos, pois faltam pouco expor suas “vísceras” nessa meio virtual midiático; 5) Se… Read more »

Ozawa

6) Se assim não o fizer, não deve ser punido pelo que fez, mas pelo que não fez, pois o cerne de todas essas manifestações que se alastram, é a omissão dos líderes civis, e como oficial, e por essa razão líder militar, deve asumir todos os seus atos e todas as conseqüências que deles advenham.

7) Frise-se, mais uma vez, se a foto é, de fato, idônea.

Observador

Justin Case disse: 22 de junho de 2013 às 19:07 Eu não concordo. A função do militar é proteger a PÁTRIA. Ficar quieto nesta época é ser conivente com os ladrões e vagabundos que tomaram para si a república. A situação do Brasil é grave. Existe a construção de uma ditadura bolivariana e todo mundo vê isto. Podem ter certeza que a cara deste monstro vai ficar mais evidente de agora em diante. Haverá monitoramento das redes sociais, bem como da imprensa, e apelarão ainda mais para políticas populistas e o contingenciamento de todo investimento para as áreas sociais, para… Read more »

Justin Case

Amigos,

Quem está nessa situação acaba atuando como representante de uma classe. Certamente ele não tem direito de ser considerado como tal.
No entanto, não vejo grande problema se ele tirar o uniforme de voo e for acompanhar um a manifestação pacífica como qualquer cidadão.
Abraços,

Justin

Colombelli

Observador, concordo que irão recrudescer os mecanismos de defesa deles, a mentira e a manipulação, inclusive ja começaram a se movimentar, mas seria prudente que os elementos que estão no poder chefiados por aquele que nunca deixou de fato o poder, pensassem duas vezes na hora de esticar a corda, porque se ela estourar, eles vão conhecer o cheiro da pólvora. As coisas estão caminhando pra um ponto perigoso, onde uma faísca pode detonar tudo. Embora os militares de hoje não tenham a visão que tinham a 50 anos, quando nos salvaram de virar um Cubão, podem despertar sob certas… Read more »

DrCockroach

“Tudo vale a pena quando a alma nao eh pequena”
Fernando Pessoa

[]s!

Gilberto Rezende

Independente da nossa opinião sobre o FX-2, o caça EMBAÇOU DE VEZ. Se havia alguma intenção do Governo Dilma de anunciar o vencedor do FX-2 ANTES do vencimento do último prazo de validades das ofertas atuais, esta intenção esfacelou-se com os protestos atuais. Com a movimentação brasileira aos milhares nas ruas por toda esta semana pedindo melhores serviços públicos, saúde e educação para a POPULAÇÃO, como justificar neste momento a compra de 36 aeronaves por BILHÕES DE REAIS??? 99% dos cidadãos nestas manifestações não reconhecem o FX-2 como prioridade e anunciar agora seu gasto e vencedor é virtualmente impossível politicamente… Read more »

Ozawa

Gilberto Rezende disse: 23 de junho de 2013 às 23:50 Concordo, infelizmente, com a posição do Gilberto. E no início dos movimentos havia me posicionado da mesma maneira… Não há o menor espaço para o FX2, e ele, hoje, será a expiação pelos muitos pecados do governo. ENTRE A AVIAÇÃO DE CAÇA NO CHÃO E O GOVERNO, QUEM VOCÊS ACHAM QUE O GOVERNO IRÁ OPTAR ? Ozawa disse: 18 de junho de 2013 às 21:40 Gente, tô com medo… A lógica de político é o “oportunismo”, não a “oportunidade”… Com o povo indo às ruas legitimamente, diga-se, protestando por gastos… Read more »

asbueno

No modelo atual são 36 aeronaves, com “algumas TOT”, por, digamos, R$8 bi. Se ao invés disso fossem adquiridos 12 aeronaves, por exemplo, o valor cairia para um terço. Se, também, excluissem a TOT o valor cairia um tanto mais, não? Assim, ficaria algo em torno de 2 bi. Se nem assim entende-se ser possível o negócio, então está aberto o tampão por parte da FAB, saindo o valor de seu custeio. Mas e aí, como fica o futuro?! Se o caminho for este será escolhida a aeronave que estiver disponível para JÁ. Mas penso que nem mesmo o JÁ… Read more »

Gilberto Rezende

Estamos pessimistas Ozawa, as manifestações populares precisam de resposta imediata doS governoS (federal, estaduais e municipais) e simplesmente o gasto com o FX-2 não se encaixa no cenário atual.

Os executivos dos três licitantes que se queixavam de “Estafa Brasileira” na LAAD 2013 pelo FX-2 a esta altura já devem estar todos enfartados e quem sobreviveu ao baque está certamente tentando se recuperar e se conformar com o tempo e dinheiro perdido na UTI…

Gilberto Rezende

asbueno, Eu acho mais prático e rápido fazer um F-5 do ZERO. Não vejo grande dificuldade nas aero estruturas. Com toda a capacidade dos PAMA auxiliada pela cessão de meios e tecnologia digital CAD/CAM pela Embraer num programa especial seria possível num tempo ACEITÁVEL. ACHO difícil mobilizar a produção na própria Embraer por razões comerciais. O bicho pega mesmo nos motores. Se o governo conseguir comprar MOTORES nos EUA ou no Mercado internacional… Poderia ser viável. Não sei qual a disponibilidade atual dos SPARES ENGINES da FAB e como já disse uma vez SE o Brasil quiser ousar a obter… Read more »

asbueno

De um jeito ou de outro uma situação crítica tornou-se um desastre.

Todo politico ou grupo deles pensa em sua eleição e, no primeiro dia após a posse, na reeleição. Não fosse assim, e portanto bons argumentos, seria capaz de enfrentar a opinião pública com medidas impopulares. Aumentos de tarifas e uma carga tributária elevada não seriam tão mal vistas se refletissem serviços e políticas de qualidade.

asbueno

Gilberto Rezende disse:
24 de junho de 2013 às 14:40

Havendo condições industriais e tecnológicas o empecilho maior seriam os custos. Se as variáveis forem equacionadas poderia ser uma ideia interessante, mesmo sendo um modelo, digamos ultrapassado.

Vader

Senhores, não se preocupem que o anúncio da escolha do FX2 sairá. A decisão já está tomada, falta apenas data para formalizar no Conselho de Defesa e o anúncio à empresa selecionada e ao público. Temos que lembrar que ainda há um ano de negociação de contratos pela frente, e qualquer pagamento só se iniciaria após isso, ou seja: não há risco algum de a opinião pública condenar o “gasto” que, aliás, não é gasto, é investimento. Tudo que o governo cumpanheiro não precisa nesse momento é ter o Alto Comando de uma das Forças Armadas terrivelmente contrariado pelo cancelamento… Read more »