domingo, setembro 19, 2021

Gripen para o Brasil

Negociação do Rafale: autoridades de Defesa da Índia ficam longe de Paris

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Rafale 6 - FOTO JF AURAN

Ausências do comandante da Força Aérea Indiana, do ministro da Defesa e dosecretário da Defesa da Índia, em Le Bourget, mostram que Índia diminuiu sua presença no evento enquanto negociação do Rafale não termina

Segundo reportagem do jornal “Financial Express”, a Índia diminuiu sua presença no 50º Paris Air Show, aberto na segunda-feira. A matéria afirma que, por um lado, a França torcia por um anúncio importante sobre o programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) em que o caça francês Dassault Rafale foi selecionado para negociações exclusivas. Mas, por outro lado, fontes bem posicionadas no Ministério da Defesa da Índia disseram que o comandante da Força Aérea Indiana (IAF) NAK Browne não irá ao evento.

Já se sabia que o ministro da Defesa da Índia, AK Antony, não lideraria a delegação indiana a Paris nesta edição, e o grande burburinho no ministério é que nem o recentemente indicado secretário de defesa, RK Mathur, irá ao evento. O ministro de Estado para Defesa Jitendra Singh liderará a delegação indiana junto com o marechal do ar PR Sharma, secretário conjunto para o Ministério da Defesa, além de representantes do Exército e da Marinha.

A diminuição da presença indiana está sendo atribuída à fase delicada das negociações do MMRCA. Enquanto alguns dizem que a Dassault vem se mostrando ansiosa para estender o tapete vermelho aos indianos, as autoridades de defesa do país querem ficar longe do evento. Desde fevereiro do ano passado, a empresa francesa e o Ministério da Defesa da Índia vêm negociando o contrato estimado em 20 bilhões de dólares.

FONTE: The Financial Express (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO: J F Auran

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Pra mim nesse negócio entrou areia…

Últimas Notícias

Força Aérea Indiana vai comprar 24 caças Mirage 2000 de segunda mão

A frota Mirage 2000 de 35 anos da IAF, que teve um desempenho excepcional durante a operação Balakot de...
- Advertisement -
- Advertisement -