A350 voa pela primeira vez - foto Airbus

A Airbus informou em nota que nesta sexta-feira, 14 de junho, voou pela primeira vez seu jato comercial  A350 XWB, fato presenciado por milhares de empregados da empresa, executivos da indústria e entusiastas de aviação em Toulouse, na França. O evento foi acompanhado em tempo real, pela internet, por uma audiência global de 50.000 visitantes do site airbus.com, segundo a empresa.

A decolagem deu-se exatamente às 10h (horário local) na pista 32L do aeroporto Toulouse-Blagnac Airport, e já demonstrou, conforme a nota da Airbus, os baixos níveis de ruído externo de seus dois motores Rolls-Royce Trent XWB, assim como as qualidades de controle da aeronave em seus primeiros momentos no ar.

A350 voa pela primeira vez - foto 2 Airbus

Completando sua primeira missão de quatro horas e cinco minutos, o jato realizou uma passagem sobre o aeroporto antes de pousar. A aeronave A350 XWB que voou hoje, designada MSN1, é da versão A350-900, modelo intermediário da família que oferece capacidade de 314 passageiros em configuração de três classes. A versão A350-1000, com fuselagem mais longa, acomoda 350 passageiros, enquanto a de fuselagem mais curta, o A350-800, tem capacidade para 270 lugares.

Cinco aeronaves deverão participar do programa de 2.500 horas de testes de voo e de certificação.

FONTE / FOTO / VÍDEO: Airbus (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

Colaborou: Marcos

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr

Baita Jato não perde em nada para a outra

Franco Ferreira

Ufa! Levei um enorme susto!!!! “Completando sua primeira missão de quatro horas e cinco minutos, o jato realizou uma passagem sobre o aeroporto antes de pousar.” A 2ª fotografia tira todas as dúvidas! A manobra foi feita em altitude, pelo menos inicialmente! Aqui na nossa aviação tupiniquim o ícone ALBERTO BERTELLI (morreu dormindo), treinava as acrobacias que depois ia realizar em rasante, lá nas alturas, acima das camadas, para ver como o avião se comportava. Se não entrasse nas nuvens, fazia-as rasante. Já o 319 matou, no primeiro voo todos os ocupantes, tanto os passageiros convidados, como os passageiros-tripulantes. Parece… Read more »