Demonstração operacional e homenagens marcam cerimônia de 82 anos do CAN

1

C-130 nos 82 anos do CAN no Cpo dos Afonsos - foto ten Enilton - FAB

O lendário Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro foi o cenário da solenidade que celebrou os 82 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN) e do Dia da Aviação de Transporte celebrados na manhã desta quarta-feira (12/06) na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro. Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, a solenidade foi marcada por homenagens aos veteranos do CAN e demonstração operacional de aeronaves de transporte da Força Aérea Brasileira. A data também finaliza a Reunião da Aviação de Transporte 2013 (RAT).

Membros do Alto Comando da Aeronáutica, oficiais-generais da Marinha, do Exército, do Supremo Tribunal Militar, e autoridades do Rio de Janeiro participaram do evento.

82 anos CAN no Cpo dos Afonsos - foto ten Enilton - FAB

82 anos CAN no Cpo dos Afonsos - foto 2 ten Enilton - FAB

O Tenente-Brigadeiro do Ar da Reserva Hugo de Miranda e Silva foi o homenageado do CAN neste ano. Integrante da primeira turma formada em 1941 na Escola de Aviação Militar, responsável por instruir os primeiros pilotos da FAB, o oficial-general realizou viagens pelo interior do Brasil nas rotas Tocantins – Belém, São Francisco-Fortaleza, no interior Goiás e Rio-Assunção, no Paraguai.

“O CAN sempre teve um valor muito grande para o país porque sempre apoiou as populações no interior”, afirma o militar com voz calma. Uma viagem para buscar remédios poderia levar um mês pelo rio. “O avião do Correio passava lá, pegavam os pedidos, iam a Belém e dois dias voltavam trazendo tudo”, descreve ao relembrar a realidade do interior do Brasil. “Parece que foi ontem”, finaliza o oficial-general de 94 anos.

Medalha operacional – No comando da unidade que especializa os pilotos na Aviação de Transporte, o Tenente-Coronel-Aviador Cláudio José Lopes Davi do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) foi um dos 88 comandantes, ex-comandantes condecorados com a Medalha Operacional Brigadeiro Nero Moura em 2013. Instituída em 2010, a comenda é um reconhecimento do trabalho na área operacional. “É um incentivo par os jovens que estão iniciando a carreira”, avalia o comandante do Rumba.

C-130 nos 82 anos do CAN no Cpo dos Afonsos - foto 2 ten Enilton - FAB

Lançamento de carga – A demonstração operacional de lançamento de carga encerrou a cerimônia de 82 anos do CAN. A aeronave C-130 Hércules realizou o lançamento de carga rasante. Apenas as rodas traseiras tocam a pista por poucos segundos. Tempo suficiente para o paraquedas abrir e puxar a carga pela rampa traseira. O avião arremete e segue a rota. A carga do C-105 Amazonas foi lançada por extração. O paraquedas abre e puxa o primeiro fardo, que automaticamente retira os demais de dentro do compartimento de cargas. Houve ainda demonstração lançamento de cargas múltiplas no C-95 Bandeirante.

C-95 Bandeirante lança cargas nos 82 anos do CAN no Cpo dos Afonsos - foto 2 ten Enilton - FAB

FONTE / FOTOS: FAB (Agência Força Aérea)

NOTA DO EDITOR: a FAB disponibilizou, ao final da matéria, link para edição especial da revista Aerovisão publicada quando do aniversário de 80 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN), em 2011, para o leitor conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos desbravadores das rotas pelo interior do Brasil. Aproveite também para clicar aqui e ler a ordem do Dia (de ontem, 12 de junho) da Aviação de Transporte

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivanildotavares

Senhores, Vou contar-lhes como foi minha viagem pelo CAN de Recife até o Rio de Janeiro: Vesti o 5.5 e fui aos Guararapes (ainda não se chamava Gilberto Freyre-Guararapes) pedir uma vaguinha num voo da FAB para o Rio. Um militar da FAB, praça também, me atendeu e disse que, infelizmente eu teria que esperar porque o próximo voo estava completo, mas me deu uma dica “em off”: que eu poderia me dirigir a Base Aérea do Recife num determinado dia da semana e, às 5h da manhã estivesse embaixo da asa do avião porque seria feita uma chamada dos… Read more »