Câmara quer incluir F-X2 e programa espacial no PAC

16

F-X2-logo-by-www.aereo.jor.br1 (1)

Pedido da Aeronáutica tenta garantir recursos aos dois projetos, considerados estratégicos para o país

 

São José dos Campos

vinheta-clipping-aereoA pedido do Comando da Aeronáutica, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vai propor ao governo federal a inclusão do Programa Espacial e do Programa F-X2 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A intenção é garantir recursos para a continuidade desses projetos, considerados estratégicos para o país.
O presidente da Comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), disse que um dos principais desafios para 2013 da Comissão é assegurar a inclusão de projetos das Forças Armadas no PAC. “Temos que garantir recursos necessários para que não ocorra descontinuidade desses programas”, afirmou ontem o parlamentar.
Segundo Pellegrino, a inclusão dos dois projetos da Aeronáutica no PAC foram solicitados pelo Comando da Aeronáutica.
Ele se reuniu na última segunda-feira com o comandante da Força, tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito, em Brasília, para tratar das prioridades da Força Aérea para este ano e dos projetos estratégicos de longo prazo.

Programas. O desenvolvimento do VLS (Veículo Lançador de Satélite), considerado um dos pilares do Programa Espacial, é de responsabilidade da Aeronáutica. O projeto está sob a gestão do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), no IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço). A previsão é que no próximo ano seja realizado o primeiro teste real do foguete, sem carga útil.

Já o F-X2 é o programa de modernização da frota de caças da FAB. O programa prevê a compra de 36 caças de última geração. O projeto permanece engavetado para análise da presidência da República.
A seleção do jato é disputada pela norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, pelo consórcio francês Rafale, liderado pela Dassault, e pela sueca Gripen, com o Gripen-NG.
O deputado revelou ainda que, segundo a Força Aérea, as três empresas finalistas do Programa FX-2 têm atualizado permanentemente suas propostas e que a expectativa é por uma decisão final ainda em 2013.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional consultou as três Armas para levantar as prioridades das Forças Armadas.
“Agora, vamos elaborar um relatório e encaminhar ao governo com as solicitações das Forças Armadas”, afirmou o presidente da Comissão.

Congressistas visitam São José

KC390

Uma comissão de parlamentares do Congresso Nacional, integrada por deputados e senadores, visitou São José dos Campos no dia 18 de abril. O grupo esteve no DCTA, na sede da Embraer, em São José, e na unidade da empresa em Gavião Peixoto.
Também em São José, a comitiva visitou o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) onde conheceu projetos desenvolvidos pelo instituto.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Nelson Pellegrino (BA-PT) relatou que os parlamentares visitaram as instalações da Embraer em Gavião Peixoto, onde será produzido o cargueiro militar KC-390, considerado estratégico para a Aeronáutica.
Segundo o parlamentar, o programa do KC-390 já está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
“É um programa que pode render US$ 22,5 bilhões de exportações ao Brasil, pois é um produto de alto valor agregado, segundo a Aeronáutica”, disse o parlamentar.
O primeiro protótipo do KC-390 deve voar em 2014.

FONTEwww.ovale.com.br

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Tá certo, é isso aí mesmo.

O FX2 é uma ficção. O PAC é outra ficção.

Ficção por ficção, tá tudo certo…

Marcos

O que era o PAC originalmente: PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, destinado a intervir nos gargalos de exportações, como portos, aeroportos e rodovias, tornando nossos produtos mais competitivos no mercado internacional. Mas ai veio a eleição, a coisa toda virou um programa eleitoreiro, o PAC-1, para variar, foi um retumbante fracasso, dai veio o PAC-2, que também não deu em nada. Então, para criar números volumosos, começaram a incluir no PAC tudo quanto é coisa, até casa e apartamentos destinados à população de baixa renda. Agora isso. Nós temos um troço chamado Orçamento Geral da União, que, se… Read more »

Vader

Marcos disse: 6 de maio de 2013 às 14:16 Marcos, esse tal de Orçamento Geral da União é da turma do Saci Pererê, do Curupira, do Boitatá e da Mula-Sem-Cabeça-Que-Solta-Fogo-Pelas-Ventas???? Porque eu não sei que bicho é esse. Aliás, acho que ninguém sabe. 🙂 E o pior que tá lá, tudo no papel. Aí a gente ainda tem que aguentar uns e outros amiguxos exilados da Disneybrasilândia aqui na Trilogia dizendo que “tudo o que está nos planos do GF será cumprido”, como 2a Frota, Novo Porta-Aviões, Caça de 5a Geração, Programa Espacial Brasileiro, PAEMB, Braço-Forte, Rafale Naval, etc. Dá… Read more »

Guilherme Poggio

Marcos disse:

Mas ai veio a eleição, a coisa toda virou um programa eleitoreiro, o PAC-1, para variar, foi um retumbante fracasso, dai veio o PAC-2, que também não deu em nada.

Já que o PAC 1 e o PAC 2 não vingaram, que venha o PAC-3 (foto na imagem abaixo)

http://www.fas.org/spp/starwars/program/dote99/99patriot.htm

🙂

maxi47

O PAC no inicio parecia um projeto sério,mas neste País nada é sério virou uma falacia que nem gringo acredita. O FX2 quase FX3 e o VLS deveriam ser programar de maior importância para a nação, e desde da explosão em alcantara e o adiamento quase secular mostra que Nossos politicos nunca foram e nunca serão serios!

Nick

Para a FAB apelar para os deputados, é porque a coisa está feia mesmo.

De qualquer forma tomara que eles façam algo de útil e consigam aprovar a compra dos caças dentro do PAC, apesar que compra de caças não tem nada a ver com PAC. 🙂

[]’s

Ozawa

A Nomar colocou até a compra de caminhões para o CFN como cumprimemento às previsões do PAC… Tá la no post do PN…

Tá beirando o rídiculo… Vão colocar daqui a pouco até a compra de papeis higiênicos das FFAA como previsto no PAC…, e nesse caso a letra “C” da sigla é isso mesmo que parece…

Ricardo Cascaldi

Por que estão estranhando? Tudo que o governo não consegue fazer ele joga em algum dos programas de marketing.

Daqui a pouco se não conseguirem mais dar alimentação nos quartéis vão colocar isso no Bolsa Família.

Se a Marinha precisar de mais navios de patrulha vão dizer que pode ser colocado no projeto baleia jubarte.

Se o CIGS quiser utilizar um fuzil moderno vão colocar no programa de preservação da mata atlântica ou qualquer porcaria do tipo.

É sempre assim.

Adriano Bucholz

O Brasil é conhecido mundo a fora por seu futebol, carnaval, bunda e suas NOVELAS……

Almeida

AGORA pode ser que saia alguma coisa! O Governo Federal entubou outros 4 projetos com recursos já liberados no PAC para manter artificialmente suas metas de investimento neste ano, quem sabe o FX-2 não entra também, dando desculpa para a Presidente fechar isso sem prejudicar sua campanha eleitoreira?

Baschera

Barbaridade….. mais uma sigla inventada por políticos…. vai gostar de sigla e planos assim no inferno.

PAC= Programa de Alocação dus Cumpanhero !!

O que esta nação precisa é tomar vergonha na cara !

Sds.

jacubao

Pac que não sai, politicas em prol de minorias passando por cima da maioria, destruição das FAs, da educação, desprezopelos apelos populares de mudança no código penal e nas leis, mordaça no STF, no Ministério Público, incentivos sexuais nas escolas públicas para crianças apartir dos 06 anos, verbas para o MST e assim vai….
Sei não, mas eu acho que o FX não passará de uma utopia nacional assim como todos os outros projetos ds FAs…

Observador

Nick disse:
6 de maio de 2013 às 14:59

Bom, agora mesmo é que o FX-2 não vai sair nunca. A imensa maioria das obras do PAC não saiu do papel.

Vou colocar um exemplo: a Ferrovia Transnordestina, a menina dos olhos da “Incompetenta” para a região nordeste, mantido o ritmo atual das obras, deve demorar trinta anos para sair do papel.

Para quem não sabe, a Ferrovia Transnordestina foi projetada em 2002 e deve ficar pronta apenas em 2036.

Por aí se vê quanto tempo vai levar o FX-2 do PAC.

Mauricio R.

Nossos problemas estão resolvídos, não vai faltar F-5, p/ a Embraer reformar!!!

“Seoul could eventually acquire a total of 60 to 100 FA-50s to replace more than 150 Northrop F-5s.”

(http://www.flightglobal.com/news/articles/KAI-wins-W11tn-contract-for-FA-50-fighters-385524/)

jacubao

Puts Maurício, por que vc falou isso cara?????

[…] Câmara quer incluir F-X2 e programa espacial no PAC […]