Home Indústria Aeronáutica Pesquisa aponta Embraer como a melhor empresa para inciar a carreira em...

Pesquisa aponta Embraer como a melhor empresa para inciar a carreira em 2013

237
7

linha-montagem-embraer-20100602-size-598

vinheta-clipping-aereo A Embraer acaba de levar o prêmio de melhor empresa para começar a carreira, segundo guia da revista VOCÊ S/A. A premiação aconteceu nesta quinta-feira no Terraço Abril, em São Paulo.

Para chegar aos nomes que compõem o guia “As melhores empresas para começar a carreira 2013”, a publicação, em parceria com a Cia de Talentos e com a Fundação Instituto de Administração (FIA), avaliou as práticas para gerir profissionais com idade entre 18 e 26 anos presentes em 84 empresas que atuam no Brasil.

Por meio de entrevistas com os jovens e executivos de RH das empresas, foram avaliados itens como carreira e reconhecimento, desenvolvimento profissional, identidade, qualidade de vida e liderança.

Com base nestes dados, a VOCÊ S/A mediu o índice de felicidade dos jovens profissionais de cada companhia. Ao todo, 35 empresas foram classificadas no ranking. Juntas, elas empregam 96.817 jovens entre 18 e 26 anos.

Além da Embraer, o Itaú Unibanco foi premiado como empresa destaque na área de “Carreira e Reconhecimento”. Já o Instituto de Pesquisa Eldorado ficou com o prêmio de destaque em “Qualidade de Vida”. O destaque em “Desenvolvimento Profissional” foi para o Laboratório Sabin. Na categoria “Identidade”, a empresa Ticket ganhou destaque e a MAN Latin America, em “Inovação em RH”. Por fim, a Accenture ficou com o prêmio destaque em “Liderança”.

Embraer

Os jovens profissionais representam quase 10% da força de trabalho da Embraer. Ao todo, segundo o guia, a empresa abriga 16.325 funcionários. Só no ano passado, a companhia investiu 9 milhões de reais em treinamento e premiou autores de mais de 7 mil ideias.

No entanto, para Jackson Schneider, vice-presidente executivo de pessoas, relações institucionais e sustentabilidade da Embraer, o que faz a diferença na satisfação dos jovens funcionários é o ambiente de trabalho da companhia. “É um ambiente de respeito e integridade. Acho que com isso nós conseguimos atrair os talentos”. Resultado? Jovens com um índice de felicidade de 82,8.

De acordo com Cláudia Vassalo, diretora superintendente de EXAME, PME, INFO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH E EXAME.com, as empresas nunca contrataram tantos jovens como agora. Para se ter uma ideia, segundo ela, entre 2011 e 2012, o número de oportunidades em programas de trainee cresceu 56% nas companhias avaliadas pelo guia.

“Esta movimentação das empresas em busca de talentos que ainda estão na universidade, ou que acabaram de deixar os bancos escolares, é uma necessidade em tempos de pleno emprego e maior competição por mão-de-obra qualificada”, afirmou durante a cerimônia de premiação das vencedoras do guia. “É também uma maneira de oxigenar as estruturas corporativas, de colocar para dentro da empresa outro jeito de pensar e de se relacionar com as mudanças rápidas e profundas que estão acontecendo no cenário econômico e social”.

Para participar da pesquisa, as empresas precisam ter, no mínimo, cinco anos de existência e, pelo menos, 200 funcionários. Destes, pelo menos, 70 devem ter entre 18 e 26 anos. Confira a tabela completa das classificadas no guia “As melhores empresas para você começar a carreira 2013” e detalhes sobre as 7 premiadas esta noite.

FONTE: Exame

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Luiz FernandoMauricio R.AlmeidaRomauBRAugusto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcos
Visitante
Marcos

off topic

Avião americano cai na fronteira do Cazaquistão com Quirguistão
Aeronave transportava combustível para Afeganistão e tinha 5 pessoas a bordo

—-

mais um!!!

tiagobap
Visitante
tiagobap
Augusto
Visitante
Augusto
RomauBR
Visitante
RomauBR

E a despeito dos vira-latas que mordem a fronha contra, a EMBRAER continua de vento em popa.

Almeida
Visitante
Almeida

O Mauricio R. deve ter participado da seleção para traineé mas não passou rsrsrsrs

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

Ha, ha, ha, ha, ha, ha, creio eu que a ironia do título, escapou aos baba ovos de plantão. Vc inicia em uma carreira, faz besteiras aos montes, o que é próprio de quem está começando. Aí já mais maduro e experiente, troca essa empresa boa p/ iniciantes, por outra. E qnto aos vira-latas: a) a Embraer já explicou claramente c/ qnto $$$ os americanos entraram no desenvolvimento do Phenom, e assim justificarem sua fabricação e a criação de empregos, lá na Flórida??? Não. b) a excepcional fatia de Portugal no KC-390, ou agora além do avião, o contribuinte brasileiro,… Read more »

Luiz Fernando
Visitante
Luiz Fernando

É concordo com o Almeida…. A Embraer também é famosa por ter muitas pessoas experientes que estão na empresa a muitos anos… No mais tem um turn-over menor que a média do mercado, o que indica que os profissionais tendem a ficar muito tempo na empresa. Ocorre o que é normal na indústria… profissionais trocando o emprego por vagas em estatais e órgãos do governo (ANAC, Receita Federal e etc), trocando cargo de engenheiro pelo de gerente ou até diretor em empresas bem menores e pessoas em busca de oportunidades de trabalho no exterior… isso ocorre em qualquer empresa. Mas… Read more »