Pesquisa aponta Embraer como a melhor empresa para inciar a carreira em 2013

7

linha-montagem-embraer-20100602-size-598

vinheta-clipping-aereo A Embraer acaba de levar o prêmio de melhor empresa para começar a carreira, segundo guia da revista VOCÊ S/A. A premiação aconteceu nesta quinta-feira no Terraço Abril, em São Paulo.

Para chegar aos nomes que compõem o guia “As melhores empresas para começar a carreira 2013”, a publicação, em parceria com a Cia de Talentos e com a Fundação Instituto de Administração (FIA), avaliou as práticas para gerir profissionais com idade entre 18 e 26 anos presentes em 84 empresas que atuam no Brasil.

Por meio de entrevistas com os jovens e executivos de RH das empresas, foram avaliados itens como carreira e reconhecimento, desenvolvimento profissional, identidade, qualidade de vida e liderança.

Com base nestes dados, a VOCÊ S/A mediu o índice de felicidade dos jovens profissionais de cada companhia. Ao todo, 35 empresas foram classificadas no ranking. Juntas, elas empregam 96.817 jovens entre 18 e 26 anos.

Além da Embraer, o Itaú Unibanco foi premiado como empresa destaque na área de “Carreira e Reconhecimento”. Já o Instituto de Pesquisa Eldorado ficou com o prêmio de destaque em “Qualidade de Vida”. O destaque em “Desenvolvimento Profissional” foi para o Laboratório Sabin. Na categoria “Identidade”, a empresa Ticket ganhou destaque e a MAN Latin America, em “Inovação em RH”. Por fim, a Accenture ficou com o prêmio destaque em “Liderança”.

Embraer

Os jovens profissionais representam quase 10% da força de trabalho da Embraer. Ao todo, segundo o guia, a empresa abriga 16.325 funcionários. Só no ano passado, a companhia investiu 9 milhões de reais em treinamento e premiou autores de mais de 7 mil ideias.

No entanto, para Jackson Schneider, vice-presidente executivo de pessoas, relações institucionais e sustentabilidade da Embraer, o que faz a diferença na satisfação dos jovens funcionários é o ambiente de trabalho da companhia. “É um ambiente de respeito e integridade. Acho que com isso nós conseguimos atrair os talentos”. Resultado? Jovens com um índice de felicidade de 82,8.

De acordo com Cláudia Vassalo, diretora superintendente de EXAME, PME, INFO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH E EXAME.com, as empresas nunca contrataram tantos jovens como agora. Para se ter uma ideia, segundo ela, entre 2011 e 2012, o número de oportunidades em programas de trainee cresceu 56% nas companhias avaliadas pelo guia.

“Esta movimentação das empresas em busca de talentos que ainda estão na universidade, ou que acabaram de deixar os bancos escolares, é uma necessidade em tempos de pleno emprego e maior competição por mão-de-obra qualificada”, afirmou durante a cerimônia de premiação das vencedoras do guia. “É também uma maneira de oxigenar as estruturas corporativas, de colocar para dentro da empresa outro jeito de pensar e de se relacionar com as mudanças rápidas e profundas que estão acontecendo no cenário econômico e social”.

Para participar da pesquisa, as empresas precisam ter, no mínimo, cinco anos de existência e, pelo menos, 200 funcionários. Destes, pelo menos, 70 devem ter entre 18 e 26 anos. Confira a tabela completa das classificadas no guia “As melhores empresas para você começar a carreira 2013” e detalhes sobre as 7 premiadas esta noite.

FONTE: Exame

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

off topic

Avião americano cai na fronteira do Cazaquistão com Quirguistão
Aeronave transportava combustível para Afeganistão e tinha 5 pessoas a bordo

—-

mais um!!!

tiagobap
RomauBR

E a despeito dos vira-latas que mordem a fronha contra, a EMBRAER continua de vento em popa.

Almeida

O Mauricio R. deve ter participado da seleção para traineé mas não passou rsrsrsrs

Mauricio R.

Ha, ha, ha, ha, ha, ha, creio eu que a ironia do título, escapou aos baba ovos de plantão. Vc inicia em uma carreira, faz besteiras aos montes, o que é próprio de quem está começando. Aí já mais maduro e experiente, troca essa empresa boa p/ iniciantes, por outra. E qnto aos vira-latas: a) a Embraer já explicou claramente c/ qnto $$$ os americanos entraram no desenvolvimento do Phenom, e assim justificarem sua fabricação e a criação de empregos, lá na Flórida??? Não. b) a excepcional fatia de Portugal no KC-390, ou agora além do avião, o contribuinte brasileiro,… Read more »

Luiz Fernando

É concordo com o Almeida…. A Embraer também é famosa por ter muitas pessoas experientes que estão na empresa a muitos anos… No mais tem um turn-over menor que a média do mercado, o que indica que os profissionais tendem a ficar muito tempo na empresa. Ocorre o que é normal na indústria… profissionais trocando o emprego por vagas em estatais e órgãos do governo (ANAC, Receita Federal e etc), trocando cargo de engenheiro pelo de gerente ou até diretor em empresas bem menores e pessoas em busca de oportunidades de trabalho no exterior… isso ocorre em qualquer empresa. Mas… Read more »