EDS com o KC-390

O mercado de Defesa e Segurança continua a apresentar um cenário favorável para o crescimento, com uma série de campanhas em curso para várias aplicações, incluindo o transporte de autoridades, treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, modernização de aeronaves, transporte militar, sistemas de comando e controle, e serviços. A Embraer também lidera projetos de relevância no Brasil,tais como o Sistema Integrado para Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

A Força Aérea dos EUA selecionou o avião de combate A-29 Super Tucano, da Embraer Defesa & Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave será fornecida em parceria com a Sierra Nevada Corporation (SNC) e utilizada para missões de treinamento avançado em voo, reconhecimento aéreo e apoio aéreo tático. O contrato
inclui 20 aeronaves de apoio aéreo tático, equipamentos para treinamento de pilotos no solo, peças de reposição e apoio logístico. A aeronave selecionada para o programa LAS será construída em Jacksonville, Flórida, em instalações já inauguradas em março.

Ao final de janeiro, foi realizada a entrega dos três primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano à Força Aérea Nacional de Angola, que encomendou um total de seis aeronaves do modelo. Com esta entrega, Angola se torna o terceiro operador do Super Tucano no continente africano. O avião será empregado em missões de vigilância de fronteiras.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer Defesa & Segurança concluíram com sucesso a Revisão Crítica de Projeto (CDR, do inglês Critical Design Review) do jato de transporte militar KC-390. O evento contratual é um dos principais marcos do programa, quando foram confirmadas as configurações aerodinâmica e estrutural definitivas, bem como a arquitetura e a instalação dos sistemas, caracterizando a maturidade do projeto para o início do projeto detalhado e fabricação das aeronaves protótipos. Todas as atividades do projeto estão voltadas para a realização do 1º voo da aeronave ao final de 2014.

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Em janeiro, a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram um contrato para modernização de cinco aeronaves EMB 145 AEW&C, de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, designadas E-99 na FAB. O contrato, avaliado em R$ 429,8 milhões, prevê a atualização dos sistemas de guerra eletrônica, sistemas de comando e controle, sistemas de contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

Com relação aos programas de modernização de aeronaves, em março tivemos a entrega da última aeronave F5BR para a FAB. E dezesseis aeronaves da série AMX já se encontram em nossas instalações para os trabalhos de revitalização e modernização. O programa de modernização de 12 caças AF-1 (A-4 Skyhawk) da Marinha do Brasil continua sua execução
conforme previsto, sendo que seu primeiro voo está previsto para o 2º trimestre de 2013.

O programa AEW Índia está avançando conforme contratado. Das três aeronaves encomendadas pelo Governo Indiano, a última tem sua entrega programada para o quarto trimestre de 2013.

FONTE: Embraer

NOTA DO EDITOR:
interessante que o texto acima não menciona a venda dos Super Tucanos para o Senegal. Outro dado que merece destaque é o crescimento do setor de Defesa & Segurança. Atualmente este setor reponde por quase 1/4 da receita líquida da companhia.

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Ribeiro
Carcará 01

Interessante tb é a queda acentuada das receitas globais, mas mais ainda das provenientes da Aviação Executiva, que se pronunciava forte setor para a Embraer…

Corsario137

Carcará,

Muito bem observado. No entanto a aviação executiva tomou um tombaço desde 2008 e ainda não se levantou de vez. A Embraer tem logrado grande sucesso porém numa categoria menor: Phenoms 100 e 300. Só que são jatos mais baratos, se é que isso é possível de se dizer.

Abraço.

Luiz Fernando

Corsario… a Executiva não tomou um tombo tão grande não… (claro que por causa da crise econômica de 2008 todos os fabricantes foram afetados, e o setor que mais sentiu foi o da aviação executiva). Vejamos: Receitas Líquidas da Av. Executiva em R$ milhões: 2007 – 1.595 2008 – 1.619 2009 – 1.694 2010 – 2.095 2011 – 1.930 2012 – 1.469 Ocorreu sim um decréscimo no faturamento bruto, notadamente nos últimos dois anos… mas está ocorrendo um reaquecimento das vendas de aviões mais caros e este número tende a mudar. O interessante é que quanto ao mix de produtos,… Read more »

Corsario137

Luiz Fernando,

Na verdade a gente está falando a mesma coisa.

Pra mim o tombo foi grande porque a expectativa era de se vender bem mais do que aconteceu.

E a Embraer tem sim logrado grande sucesso com os Phenoms, foram eles que “deixaram a linha de pé” nos últimos anos. Mais recentemente é que a Embraer está apostando em aeronaves maiores (vide o L500).

De 2010 pra cá foram quase 240 aeronaves entregues quanto 50 a 60 dos de categoria maior.

Luiz Fernando

Na verdade não estamos dizendo a mesma coisa… estamos analisando a mesma coisa sob óticas diferentes. Eu não disse que os Phenoms não foram um programa de sucesso, apenas disse que os produtos que mais estão sofrendo com a crise são justamente os Phenoms. A produção destes jatos tem caído em quantidade ano a ano, desde 2009 (snme). Tenho os números e depois posso postar aqui (de balanços anteriores da empresa). Já os Legacy 600/650 tem sua cadência produtiva aumentado nos ultimos anos, enquanto os jatos Lineage não tem uma tendência definida, pois suas entregas são muito reduzidas…. 2 aviões… Read more »