‘DNA Dassault’ em comemoração de 50 anos do Mystère 20: Rafale e jatos Falcon

1

Dassault

A Aviation Week publicou belas fotos de um voo realizado na quarta-feira, 24 de abril, como parte das comemorações da Dassault pelo primeiro voo de um jato executivo Mystère 20, realizado em 4 de maio de 1963. A equipe da Aviation Week participou do voo comemorativo com três jatos Dassault Falcon (7X, 900LX e 2000S) que decolaram de Le Bourget (Paris) e foram interceptados por um Dassaul Rafale da Força Aérea Francea.

Dassault

O encontro a 16.000 pés foi registrado pelo famoso fotógrafo de aviação Katsuhiko Tokunaga, que voou em um jato L-39C de um proprietário privado.

Dassault

No último dia 17, a Dassault havia divulgado nota sobre o restauro do protótipo do jato Mystère 20,trabalho que durou 3 anos. O jato seria depois renomeado como  Falcon 20, dando origem à família Falcon de aviões executivos.

17-4-2013 - Mystère 20 restaurado - foto DassaultO protótipo ficou famoso em 10 de junho de 1965 por bater um recorde na sua categoria, com Jacqueline Auriol nos comandos. Na ocasião, a aeronave percorreu 1.000 km a uma velocidade média de 859 km/h. Mais de 2.250 jatos da família Falcon já foram vendidos e, desde o último mês, a Dassault vem informando o recebimento das certificações da FAA e EASA por novos membros da linhagem, como os jatos Falcon 2000S e 2000LXS.

FONTE / FOTOS (com informações adicionais da Dassault): Aviation Week

NOTA DO EDITOR: será que um dia poderemos ter uma foto de um elegante caça projetado no Brasil em formação com um também elegante Phenom, Legacy, ou E-Jet, em imagens como essas acima, e poder colocar um título como “DNA Embraer”?

Vale dizer que, em 2014, segundo as previsões o protótipo de um novo jato de transporte militar deverá voar. Será uma boa oportunidade para depois fotografá-lo em formação com um jato executivo ou comercial da empresa, ou mesmo com outros jatos da divisão de defesa e segurança, como as plataformas ISR de hoje e do futuro.

Se uma ocasião como essa se concretizar, prometemos já utilizar o título “DNA Embraer”. Afinal, nem só de caças são feitas as boas fotos.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Se tiver negociata, o caça sai da prancheta!!!