Romênia pretende finalizar compra de caças F-16 de Portugal até junho

0

F-16 FAP - foto 2 Força Aérea Portuguesa

Ministros da Defesa dos dois países encontraram-se em Portugal para tratar do assunto

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da Romênia, o ministro da Defesa Mircea Duşa realizou uma visita oficial a Portugal na terça-feira passada, 16 de abril, atendendo a um convite de sua contraparte portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco.

O tópico principal da agenda foi a aquisição, pela Romênia, de caças F-16 pertencentes a Portugal. Os dois ministros revisaram as negociações técnicas que já foram realizadas e concordaram em continuá-las, assim como em estabelecer o fim do mês se junho como prazo final para esse assunto.

Ministério da Defesa Nacional (Portugal) também divulgou informações sobre o encontro

Portugal e Roménia vão retomar as reuniões do Comité Misto de Defesa romeno-português, reafirmando assim a sua parceria sólida na área da defesa. O anúncio foi feito em comunicado emitido pelo Ministério da Defesa Nacional, após a visita oficial a Portugal do Ministro da Defesa Nacional da Roménia, Mircea Duşa, realizada a convite do seu homólogo português, José Pedro Aguiar-Branco.

Encontro ministros da Defesa Romênia - esquerda - e Portugal - direita - foto MD PortugalEntre os assuntos abordados no encontro, “mereceu especial atenção (…) o processo da aquisição por parte da Roménia de aviões F16 a Portugal”, em que “os dois Ministros fizeram um ponto da situação sobre as conversações técnicas, desenvolvidas até ao momento por ambas as partes”. A este propósito, os Ministros “concordaram prosseguir as negociações, tendo estabelecido como objectivo desejável a sua conclusão até ao final do próximo mês de Junho”.

O comunicado refere também que o Ministro da Defesa Nacional romeno transmitiu o interesse do seu país “no desenvolvimento da cooperação ao nível de forças militares, da instrução, de estágios e de apoio técnico”.

Durante o encontro, foram ainda “debatidos os assuntos relacionados com o Afeganistão, a Cimeira de Chicago da NATO (nota do editor – OTAN: Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia” e “discutidos temas relacionados com a agenda do Conselho de Negócios Estrangeiros da UE, em formato de Ministros da Defesa, a ter lugar no Luxemburgo nos dias 22 e 23 de abril de 2013”.

F-16 FAP - foto Força Aérea Portuguesa

FONTESMinistério da Defesa da Romênia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês) e Ministério da Defesa Nacional (Portugal – também foto do meio)

DEMAIS FOTOSForça Aérea Portuguesa

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments