Custo operacional do F-35A será 10% maior que o do F-16, segundo Pentágono

    231
    32

    F-16 e F-35 voando juntos - foto USAF

    Dados preliminares de 24 mil dólares por hora de voo foram fornecidos ao Parlamento Holandês

    Segundo reportagem da Flightglobal publicada na sexta-feira, 19 de abril, os custos operacionais da versão de decolagem e pouso convencionais do Lockheed Martin F-35 deverão ser aproximadamente 10% maiores que os do F-16, do mesmo fabricante. As informações foram dadas pelo tenente-general Christopher Bogdan, que lidera os esforços o escritório do programa conjunto (JPO – Joint Program Office) do F-35 no Pentágono, como números preliminares fornecidos ao Parlamento Holandês no dia 18.

    Fazendo uma comparação entre os custos de hora de voo entre as duas aeronaves, Bogdan indicou em seu pronunciamento que o valor da hora de voo do F-35A está estimado em 24.000 dólares por hora, ou aproximadamente 10% a mais em relação ao custo da hora de voo do F-16. O valor derivou de uma cooperação entre a Força Aérea dos EUA (USAF) e o Departamento de Avaliação de Custos de Defesa & Escritório de Avaliação de Programas. “Suposições básicas comparáveis foram usadas para avaliar custos operacionais relativos entre o F-35 e aeronaves já em uso (legacy)”, informou o JPO.

    Dados finais de custos deverão ser apresentados em relatório do Pentágono relativo a aquisições de 2012, agendado para publicação no mês de maio. Mais cedo neste ano, o Chefe do Estado Maior da USAF, general Mark Welsh, disse a repórteres que o JPO estava buscando reconciliar dois diferentes grupos de estimativas de custos: um da USAF e outro da Lockheed Martin. Ambos divergiam devido a suposições diferentes nas quais cada um baseava suas estimativas.

    F-35 e F-16 taxiando - foto USAF

    FONTE: Flightglobal  (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

    FOTOS: Força Aérea dos EUA

    NOTA DO EDITOR: o valor de 24.000 dólares por hora de voo para o F-35A não surpreende quem já acompanhou notícias anteriores sobre estimativas e compara com os custos para voar caças de última geração de porte e complexidade semelhante. O que pode surpreender é a hora de voo do consagrado F-16 chegar a um valor superior a 20.000 dólares, caso seja cerca de 10% inferior ao estimado para o F-35A, como diz a reportagem. Estudo da Jane’s sobre o custo de hora de voo de vários caças ocidentais (veja último link da lista abaixo), embora não apresentasse uma média de estimativas distante dos 24.000 dólares por hora para o F-35, trazia um valor praticamente três vezes menor para o F-16.

    VEJA TAMBÉM: