parlamentares conhecem projeto do KC-390 - foto FAB

Senadores e Deputados Federais conheceram nesta sexta-feira (19/4) o projeto do KC-390, aeronave de transporte que a partir de 2016 vai entrar em operação na Força Aérea Brasileira e que já é vista pelas empresas do setor como um provável sucesso de exportações.

Os parlamentares integrantes das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, da Comissão Mista de Orçamento, das Consultorias de Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara e do Senado, acompanhados de assessores parlamentares, visitaram o modelo real do KC-390 construído pela Embraer em São José dos Campos (SP), onde acontece o desenvolvimento do jato, o maior já projetado no país.

“A competência, a segurança e a tecnologia de ponta que o Brasil está desenvolvendo com o KC-390 é um exemplo para o mundo inteiro”, afirmou o Deputado Hugo Napoleão, que disse ter ficado impressionado com o que viu. “O KC-390 é um exemplo de aeronave que vai servir para as Forças Armadas e vai servir para o Brasil mostrar lá fora a sua capacidade”, completou o Deputado Pastor Eurico. Foi feita ainda a visita ao simulador de voo da aeronave e ao projeto da planta industrial em Gavião Peixoto (SP). A visita foi coordenada pela Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Embraer.

Até agora, o Brasil já investiu 3 bilhões no contrato com a Embraer para o desenvolvimento da aeronave de acordo com os pré-requisitos elaborados pela Força Aérea Brasileira. Por outro lado, três países já ingressaram no projeto, que vai concorrer em um mercado internacional de mais de 700 aeronaves. A FAB deve receber 28 KC-390 a partir de 2016. Os aviões vão cumprir desde missões de transporte de tropa na Amazônia até voos de apoio ao programa Antártico brasileiro.

Desenvolvimento de tecnologia

parlamentares conhecem projetos da Aeronautica - foto FAB

Os dois Senadores e 21 Deputados Federais também visitaram o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica. Ali tiveram a oportunidade de conhecer os desenvolvimentos realizados no âmbito do projeto espacial brasileiro.

A Deputada Perpétua Almeida elogiou as iniciativas. “A própria presidenta Dilma tem dito que investir em defesa é investir em tecnologia, em transferência de tecnologia, investir em inovação, investir em educação, é investir na soberania de um país”, explicou.

FONTE: Agência Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Nephte paiph tem de puphar o phaco, e muipho!

A revista Bandeirante agora já pode mudar de nome: Quanto É Bandeirante. É que na última edição da revista, quem foi colocado
na capa foi nosso amado, inteligente e kumpanhero Ministro da Defesa, Sr Celso.

Carcará 01

Mãe do Céu, tamo lascado mesmo…