Denel começa a fabricar cartuchos do assento ejetável do Gripen e do Hawk

8

Gripen - foto SAAF

Segundo reportagem do Business Day Live publicada na quarta-feira, 17 de abril, a estatal sul-africana Denel iniciou a produção de cartuchos explisivos de acionamento dos assentos ejetáveis que equipam, na Força Aérea da África do Sul (SAAF), os jatos Gripen e Hawk. Essa iniciativa, segundo a matéria, demonstra a capacidade técnica da divisão “Pretoria Metal Pressings” (PMP) da Denel.

A empresa produz grande parte dos componentes das aeronaves voadas pela SAAF, e isso inclui agora os cartuchos explosivos instalados sob os assentos dos pilotos, e que ajudam a propelir os mesmos em caso de emergência. A PMP também produz munição de pequeno e médio calibres para a Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF) e para o Serviço de Polícia Sul-Africano.

HAWK - foto SAAF

A produção dos cartuchos se dá sob licença da empresa britânica Martin-Baker, maior produtora mundial de assentos ejetáveis. A Martin-Baker vai monitorar a fabricação pela PMP, e cinco conjuntos de cartuchos já produzidos foram testados pela companhia britânica, ao passo que cinco conjuntos da Martin-Baker foram testados pela PMP para comparar a qualidade de fabricação das duas instalações. Isso é um pré-requisito antes da fabricação local e, segundo o diretor executivo (CEO) da PMP, Carel Wolhuter, a produção dos cartuchos para os assentos do Gripen já começou.

FONTE: Business Day Live (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: SAAF

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu estranhei falarem dos cartuchos para o assento do Gripen, mas lá no site da Martin Baker diz que o Mk.10 é acionado por uma mistura de cartucho (gun) e foguetes.

Eu lembro que o Mk.8, que inclusive equipa o EMB-312 Tucano só tem cartuchos, mas o Mk.10 já era zero-zero e equipado com foguete. Agora sei que é um sistema misto.

Roberto F Santana

Esses assentos, mesmo usando foguetes para os lançarem ao alto, necessitam de cartuchos para os “drogue gun”, assim o assento é extraido da aeronave, e o foguete, de maneira imperceptível, acionado logo após, evitando ferimentos de queimadura ao piloto.

Corsario137
Soyuz

Vamos a uma reflexão sobre este tema. Supondo que você te um automóvel na sua garagem que tenha direção hidráulica e ar condicionado. Existem duas classes de itens que fatalmente você vai ter que comprar para seu carro dentro da vida útil do mesmo. Itens consumíveis e itens de troca freqüente, pequenos acidentes acontecem, quebras mecânicas também. Estas duas classes de itens são a maioria das intervenções de manutenção do veiculo, pelo menos 80% das vezes. Itens consumíveis: Fluído de freio – Fluído de radiador – Fluído de direção hidráulica – Fluído de ar condicionado – Óleo lubrificante – Óleo… Read more »