KC390 SAR - imagem Embraer

Assinatura é mais um passo no processo envolvimento de empresas portuguesas no Programa KC-390

Em nota divulgada em 10 de abril, as empresas EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica e CEIIA (Centro de Inovação para as Indústrias da Mobilidade) informaram assinatura de contrato com a Embraer Defesa & Segurança relativo ao Programa KC-390.

O evento aconteceu durante a nona edição da LAAD – Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro. No evento, realizou-se publicamente a apresentação da CEIIA Brasil, empresa que terá as suas instalações em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

Embraer Defesa & Segurança contratou a EEA para assegurar serviços de engenharia relacionados com o sponson e elevator da futura aeronave KC-390, serviços que vêm sendo prestados pela CEIIA. Com este contrato, serão também agora assegurados, através da CEIIA Brasil, serviços de engenharia para a fuselagem central.

O evento e a assinatura deste contrato constituem mais um passo no processo envolvimento de empresas portuguesas no Programa KC-390 no projeto, desenho e testes de componentes essenciais e ferramentas para aquela aeronave, o qual teve início com a assinatura de uma Declaração de Intenções entre os ministérios da defesa brasileiro e português, em setembro de 2010, relativa à possível aquisição da compra de aviões KC-390 para a substituição dos atuais Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa. Prevê-se que até final de 2014 o governo português avance com consultas e pedidos de informação formais sobre a possível substituição destas aeronaves.

“A constituição do CEIIA Brasil e a assinatura destes contratos são um passo lógico no aprofundamento da nossa parceria de sucesso com a Embraer e no desenvolvimento da estratégia da internacionalização de centros de engenharia de topo, como é o caso do CEIIA”, afirma Jacinto Moniz de Bettencourt, diretor-gerente da CEIIA Brasil. José Rui Felizardo, também diretor-gerente da CEIIA Brasil, reforça esta ideia, salientando que “a criação do CEIIA Brasil atesta a dimensão global e não meramente nacional ou europeia da engenharia portuguesa”.

O programa avança nos termos previstos, estando o início de produção do primeiro protótipo agendada para final de 2013 e o voo inaugural previsto para o segundo semestre de 2014.

DIVULGAÇÃO: GV&A

NOTA DO EDITOR: a imagem do alto mostrando o KC-390 em configuração de Busca e Salvamento (SAR), que já havíamos mostrado em meados de março em baixa resolução, agora está disponibilizada em tamanho grande. Clique para ampliar.

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