Completado o projeto técnico do caça russo-indiano de 5ª geração

1

PAK FA ascendendo - foto Sukhoi

Próxima fase, de Pesquisa e Desenvolvimento, deverá ter contrato assinado ainda neste ano, segundo a Sukhoi

A Sukhoi divulgou nota na quarta-feira, 10 de abril, sobre a finalização do contrato para desenvolver o esboço e projeto técnico do caça russo-indiano de quinta geração (PMI/FGFA). Segundo a empresa russa, o projeto do caça já foi completamente desenvolvido e as partes concordaram sobre a divisão do trabalho para a fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Um contrato de P&D está sendo preparado e deverá ser assinado neste ano.

O primeiro acordo para desenvolver o caça russo-indiano de quinta geração foi assinado em 18 de outubro de 2007, e o contrato para desenvolver o esboço e projeto técnico do caça foi assinado em dezembro de 2010 pela Rosoboronexport (agência russa de exportação de armamentos), a Sukhoi e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

Ao longo dessa primeira fase do projeto, profissionais indianos foram trinados na Rússia, recebendo dados originais e programas para criar um ambiente único de trabalho. Esse grupo vem trabalhando na Rússia desde janeiro de 2012, assim como um grupo de especialistas russos está trabalhando na Índia. A versão indiana terá algumas diferenças em relação ao protótipo russo devido a requerimentos específicos da Força Aérea Indiana.

PAKFA - foto Sukhoi

DSC08164-741563 FGFA - livefist

A Sukhoi já está envolvida em programas conjuntos com a Índia, como a modernização dos caças Su-30MKI da Força Aérea Indiana e na integração do míssil de cruzeiro ar-solo BrahMos no Su-30MKI.

FONTE / FOTOS (do alto e do meio): Sukhoi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DE BAIXO: Livefist

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
champs

“Ao longo dessa primeira fase do projeto, profissionais indianos foram trinados na Rússia, recebendo dados originais e programas para criar um ambiente único de trabalho. Esse grupo vem trabalhando na Rússia desde janeiro de 2012, assim como um grupo de especialistas russos está trabalhando na Índia.”

Não gosto nem de lembrar que em 2008 acinamos uma carta de intenções para participar deste projeto.