F-22 - foto USAF

Hoje é primeiro de abril, mas as tensões junto à Coreia do Norte indicam que a notícia não é mentira…

Segundo reportagem da Fox News publicada nesta segunda-feira, 1º de abril, os Estados Unidos enviaram caças furtivos F-22 à Coreia do Sul para se unir às forças sul-coreanas em exercícios militares, num momento em que a Coreia do Norte avisou que a região entrou num “estado de guerra”.

Uma autoridade norte-americana confirmou à Fox News que os caças F-22 Raptor  da USAF (Força Aérea dos EUA) foram destacados do Japão para a Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul. A transferência deu-se no domingo.

Ainda no domingo, pronunciamento das Forças Armadas dos Estados Unidos desdobradas na Coreia do Sul instou a Coreia do Norte a se conter: “A (Coreia do Norte) não vai alcançar nada por meio de ameaças e provocações que vão apenas isolar ainda mais a Coreia do Norte e minar os esforços internacionais para garantir paz e estabilidade ao Nordeste da Ásia”.

F-22 em formação - foto  USAF

No sábado, a Coreia do Norte havia afirmado que suas Forças Armadas iriam “destruir bases dos Estados Unidos por meio de ataques no Continente Americano e nos teatros operacionais do Pacífico, incluindo Hawaii e Guam.” As ameaças são vistas como parte de um esforço para levar o novo governo sul-coreano a mudar sua política frente ao Norte e vencer conversas diplomáticas com os EUA, relacionadas ao recebimento de mais ajuda.

O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, também anunciou que os Estados Unidos vão reforçar suas defesas contra um potencial ataque de mísseis da Coreia do Norte, adicionando uma dúzia de interceptadores de mísseis aos 26 já posicionados em Fort Greely, no Alaska.

FONTE: Fox News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: USAF

COLABOROU: Augusto

NOTA DO EDITOR: o subtítulo não consta da matéria original.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

É, o bicho definitivamente tá pegando pra Coréia do Norte. Lendo as declarações das partes envolvidas, especialmente as chinesas e russas, sinto certa tranquilidade, como se nada do que está acontecendo fosse novidade. De modo que tenho para que o ditadorzinho da CN realmente jogou para seu público interno, sem nenhuma intenção de levar adiante sua retórica belicista. E China e Rússia sabiam disso e não deram maior bola. Até porque a ameaça americana, com B-2 e F-22 sobrevoando a península coreana, foi clara e sucinta: os EUA e aliados desta vez não se dobrarão à retórica agressiva da CN… Read more »

jairo boppre sobrinho

Vader
É como dissemos uma vez, a CN é um rato que ruge, um rato atomico(embora de capacidade de usar estas armas atomicas duvidosa), mas ainda um rato – vai ter que virar um cãozinho, e por o rabo entre as pernas e ficar quietinho.
Abs

Guilherme Poggio

Os coreanos (do Sul) não precisam se preocupar. Eles possuem muito mais F-5 do que nós.

Nick

Agora coisa ficou séria.

Mas nada que os F-15 ou F-16 já não atendessem.

[]’s

Ivan

Tudo que Pyongyang deseja é um ataque vindo do sul. Nos conflitos anteriores envolvendo os anglo-americanos no Sudeste Asiático os ataques começavam cirúrgicos (mas cirurgias pequenas tipo unha encravada) para depois ir crescendo até uma escala convencional total. É isto que os desesperados líderes do norte esperam. Ataques limitados da ROKAF, USAF e US Navy contra suas posições, como uma demonstração de força, que serviriam como instrumento para trazer seus vizinhos e aliados (de conveniência) China e Rússia para apoiá-los neste conflito contra os “imperialistas capitalistas”. Na verdade estão falidos, famintos (ao menos o povo) e isolados. Kim Jong-un e… Read more »

jairo boppre sobrinho

Ivan
Bela análise.
Abs

ricardo_recife

Vão passear. Nada mais do que isto, vão conhecer o por do sol da Coreia.

Ninguém que a guerra, especialmente o baixinho ditador Ping Pong.

Abs,

Ricardo