Estados Unidos mandaram B-2, Kim Jong-un mandou apontar mísseis

36

B-2 reabastece em voo - mensagem de twitter da Embaixada dos EUA em Seoul

Ditador norte-coreano manda apontar mísseis para bases dos EUA

vinheta-clipping-aereoO ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ordenou na noite de quinta-feira que as Forças Armadas do país fiquem em alerta a um ataque americano e pediu para que sejam apontados mísseis para os Estados Unidos e as bases militares americanas no Pacífico.

A medida foi tomada horas depois de Washington enviar dois bombardeiros B-2, que têm capacidade de levar ogivas nucleares, para os exercícios militares que faz com os sul-coreanos desde o início do mês. O secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, disse que o envio dos aviões não é uma provocação a Pyongyang.

Segundo a agência estatal KCNA, o norte-coreano fez uma reunião com generais e “julgou que é o momento de acertar as contas com os imperialistas”. O país comunista informa que preparará os mísseis para atacar a parte continental dos Estados Unidos e as bases militares no Pacífico, incluindo as da Coreia do Sul.

Mais cedo, Chuck Hagel disse que os Estados Unidos estava preparado para enfrentar qualquer ameaça dos norte-coreanos e que o perigo vindo do país comunista estava em aumento. “Devemos deixar claro que essas provocações da Coreia do Norte são levadas muito a sério por nós e responderemos a isso”, disse.

Os dois B-2 Spirit partiram da Base Whiteman da Força Aérea do Estado americano do Missouri e dispararam munições artificiais contra um alvo no território sul-coreano, segundo um comunicado das forças americanas mobilizadas na Coreia do Sul.

Em comunicado, as Forças Armadas americanas disseram que o voo foi realizado no no âmbito de exercícios conjuntos organizados todos os anos entre as forças americanas e sul-coreanas, “demonstra a capacidade dos EUA de realizar ataques a grandes distâncias, rápidos e quando quiser”.

As duas ações aumentam a tensão entre os norte-coreanos e os vizinhos do Sul e os Estados Unidos. O país comunista foi submetido a duas sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) por causa do lançamento de um foguete em dezembro e ao teste nuclear de fevereiro.

Além da preparação das tropas para o combate, os norte-coreanos cortaram as linhas telefônicas de contato com a Coreia do Sul e romperam o armistício com Seul, vigente desde o fim dos combates da Guerra da Coreia (1950-1953).

FONTE: Folha de São Paulo

IMAGEM: B-2 reabastece em voo em foto divulgada via twitter pela Embaixada dos EUA em Seoul (dica: Grifo)

NOTA DO EDITOR: o título original é o subtítulo.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O cara tem a b… muito perto do chao.
Uma hora dessas alguem aperta o botao errado e…

joseboscojr

Esse “Ping Pong Lee” rrsrss deve ter comprado ações de empresas pertecentes ao complexo industrial militar americano. Só pode!

joseboscojr

pertecentes = pertencentes

joseboscojr

Depois acusam os EUA de só chutarem cachorro morto.

ricardo_recife

Na hora H o tal Ping Pong Lee (como diz o josebosco jr) vai pedir água a Pequim. Duvido que este cara seja tão burro que ir a guerra e pegar de frente Tio Sam, Japão e Coreia do Sul (sem esquecer os aliados de sempre: Canadá, Australia e Reino Unido).

Abs,

Ricardo

aldoghisolfi

Não entendo como é que executaram o Lincoln, o JFK, o Bin… porque é que não dão um bodocasso neste baixinho chato?

Edgar

Que os japoneses me perdoem pelo trocadilho, mas se esse baixinho der uma vacilada vai conhecer o poder do Little Boy ocidental…

Roberto F Santana

Caso os norte-coreanos tenham uns vinte caras como esse, os americanos estão no sal! 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=gxicYdMzpIs

ricardo_recife

O maior problema da Coreia do Sul é que ela simplesmente não tem economia para absorver a Coreia do Norte como o fez a Alemanha com o lado comunista. Isto sem contar que o lado oriental com toda a esculhambação era um país industrial. O lado norte coreano é um país agrícola. Uma vitória militar pode ser uma imensa vitória de Pirro política e econômica.

Abs,

Ricardo

Nick

Para a Coréia do Norte só existe um chance, em caso de guerra: Atacar com TUDO primeiro. Depois o contra-ataque Sul-Coreano acabaria com a capacidade ofensiva, e provavelmente os NC não teriam mais forças para manter uma ofensiva duradoura.

[]’s

joseboscojr

Nick,
Mas isso só seria possível se fosse de surpresa, mas todo mundo sabe que nesse mundo de satélites, UAVs, espiões, etc, não há como os norte-coreanos fazerem nada sem que o outro lado não fique sabendo imediatamente, principalmente se levarmos em consideração o tamanho do país e a proximidade de ambos.
Praticamente toda a CN fica ao alcance de AWACS e JSTAR e não voa, anda, rola ou rasteja nada que não esteja sendo rastreado pelos americanos, que detectariam prontamente qualquer atitude que denote uma ação iminente

Mayuan

Curiosidade: B2 podem carregar MOABs?

joseboscojr

Pode sim!
Além da MOP.

Vader

Muita gente pensa que não pode ser possível que alguém seja tão maluco a esse ponto. Ao ponto de realmente enfrentar a maior potência bélica da terra e esperar sair ileso. Bem, infelizmente sanidade mental não é algo que pertença à psiquê desses comunas radicais. Aliás para ser comuna têm-se antes que ser meio abobalhado. Penso que é chegada a hora. Em breve alguém do lado norte-coreano não vai mais aguentar a pressão e vai apertar o botão errado. E vai dar para os EUA o pretexto que ele precisa para varrer do mapa o regime norte-coreano. Primeiro virão os… Read more »

Nick

Caro Bosco,

Mas movimentação iminente é movimentação iminente. 🙂

Os NC podem ficar se movimentando, movimentando, movimentando…. A questão é que se eles lançarem um ataque com TUDO que tem, o contra-ataque demoraria alguns minutos no mínimo.

Ou seja, os NC teriam a vantagem da iniciativa, do 1º movimento. Depois é claro, os SC poderiam neutralizar tudo, mas é possível que houvesse pesadas baixas por parte dos SC, especialmente se o Kin Jong-un usar tudo no 1º movimento, sabendo que não existirá um segundo.

[]’s

Mauricio R.

Mas combinaram c/ os chineses, a erradicação da Coréia do Norte???
Seria de bom tom, visto a PRC atual ser um pouco mais “musculosa” que aquela que se imtrometeu na parada; da outra vez.

ricardo_recife

“No desespero os NC poderão até detonar um artefato nuclear. Só que em seu próprio território”.

O pior é que acredito que Milord tenha razão. Os caras são mais doídos que os Aiatolás.

Mas como disse a Coreia do Sul entraria pelo cano economicamente com a vitória militar. Os sul-coreanos teriam de incorporar o norte. E eles não tem PIB para isto.

Se a guerra estourar a Coreia do Norte cai em 12 horas ou menos.

Abs,

Ricardo

Roberto Bozzo

Não creio que esta guerra acabaria cedo. A CN atacaria com tudo num primeiro momento, mas depois partiria para guerra de guerrilha, e isto poderia durar anos… ou num momento de “loucura total” disparar uma bomba nuclear contra a CS e, depois, realizar um ataque maciço de artilharia, se aproveitando da incredulidade e hesitação do sul; mas depois seria devastada por bombas convencionais (não creio que os EUA lancem uma nuclear lá, tão próximo a divisa com a China) e viria, inevitavelmente, a guerra de guerrilha.

Vader

Maurício, os chineses, como bom pragmáticos, já jogaram a toalha para a CN. Muito mais importante do que a CN para eles hoje é o comércio com EUA e Ocidente. Os chineses perceberam que os NC fugiram do controle dos próprios chineses. Senão eles não teriam aprovado a última rodada de sanções na ONU. Roberto, a CN não tem capacidade de lançar seus dispositivos nucleares. Ainda. E tenho para mim que uma vez esmagado o poderio bélico, a retórica e os aparelhos estatais do governo, o próprio povo acabaria com o regime. Isso se o próprio Exército NC não fizer… Read more »

Roberto Bozzo

Não sei não Vader. Quanto a lançar, ainda, até concordo, mas após anos de doutrinação não vejo os militares ou o povo “prontos” para derrubar o nanico.
Ao contrário, ao que tudo indica eles estaria prontos para morrer por seu líder supremo… suponho pelo que acompanho nos noticiários e internet.

Mas invadir o território com tropas se torna fundamental para garantir posições estratégicas e “vir trazendo” a linha fronteiriça imaginária. Sem tropas em terra não se garante o domínio territorial efetivo, apenas retórico, o que na prática não é nada.

Vader

Roberto, é a sua opinião e eu respeito, mas o que EUA e CS precisam fazer é acabar com a capacidade da Coréia Vermelha de atacar qualquer um dos dois. E isso se pode fazer do ar e do sul do paralelo 38.

Grifo

Pode sim!
Além da MOP.

Caro Bosco, dependendo da lambança que o “Ping Pong Lee” fizer, tem também a B61.

Tadeu Mendes

Os B-2 sairam do Missouri, dispararam, melhor dizendo, deixaram cair sua municao e voltaram para casa. Foi como um passeio. Ate onde eu saiba, os B-2 nao aterrizam em territorio extrangeiro. Se o playboy norte coreano esta com pensamentos suicidas, o povo norte coreano vai pagar caro por isso. Durante o ultimo conflito, 4 milhoes de pessoas, entre soldados e civis foram dizimadas nos dois lados. Desta vez, dado a enorme salto tecnologico alcancado pelos EUA, a pancadaria sera bastante grande no lado norte coreano. Eu diria que sera uma versao dos ataques contra o Iraque, so que ampliada no… Read more »

Roberto Bozzo
Tadeu Mendes

Joseboscojr.

Ate onde eu saiba, um MOAB nao cabe dentro de um B-2.

Vader

Ah sim, sobre o B-2, já li por várias vezes que o enorme alcance dele deriva do fato de que ele conta com um sistema revolucionário de geração de sustentação, o que economizaria gigantesca quantidade de combustível para atingir e manter altitude de cruzeiro. Na verdade, segundo pesquisei, o B-2 seria o que mais perto a tecnologia humana chegou de um “disco voador”. Ele teria um sistema de “cancelamento” da força da gravidade por magnetismo, utilizando-se do campo magnético da terra, sistema esse que seria alimentado por um gerador movido a energia nuclear, ou seja: ele carrega um gerador nuclear,… Read more »

Mayuan

Roberto, Não acredito que o povo NC ame tanto assim seu ditador. Foi mostrado pela imprensa mundial que a choradeira ocorrida pela morte do último Ping Pong deles era orquestrada e que quem não chorasse bonito (modo de dizer, eta povinho feio, pelo menos pra mim) corria o risco de sofrer punições. Um povo que vive dessa forma, na primeira oportunidade que tem, não só deixa de apoiar seu ditador como dá na cara dele se tiver chance. Espero não ver isso acontecer pois, embora acredite no pragmatismo da China, nunca é bom jogar bola no quintal daquele cara forte… Read more »

joseboscojr

Vader, Essa propulsão exótica para o B-2 usando o eletromagnetismo não é mais levada em consideração. De modo geral é lenda da internet. Mas pode ser que não seja. rsrsrs O que se dizia é que o sistema gerava força de sustentação além de alguma propulsão e redução de arrasto, mas de forma convencional do ponto de vista da física atual, sem nenhum tipo de manipulação da gravidade. Haveria um dispositivo que ionizava o ar e o mesmo era manipulado por supercondutores de forma a fornecer sustentação, propulsão e redução do arrasto, o que teria a propriedade de triplicar o… Read more »

joseboscojr

Tadeu,
Como a MOAB não tem muita utilidade em conflitos de alta intensidade sendo mais indicado na guerra assimétrica mesmo que ela caiba em um B-2 não valeria o custo de ser integrada a ele, ficando reservada apenas aos aviões de transporte.
Eu realmente pensava que ela podia ser lançada pelo B-2 por ter certeza que a mais pesada MOP era, mas pela menor densidade da MOAB ela é bem maior e talvez não seja compatível com a baia interna.

Almeida

Duvido que os EUA lancem bombas nucleares contra a CdN, eles sabem que a população nem sabe o que está acontecendo e que ao final do conflito deverá ser absorvida pela cultura e economia da CdS.

Mas vai ser um shock and awe tão forte que se um camponês levantar uma foice um pouco mais alto pra cortar o mato, vai levar um Hellfire na cabeça.

Aliás, como bem lembrou o Mayuan, esses B-2 estão lá pra fazer o trabalho mais pesado que os Tomahawk não conseguem.

Hamadjr

É muita elocubração acreditar que tio sam vai enquadrar a Coréia do Norte com ataque nuclear, la quem manda são os Chinas, não que a China morra de amor pelos cabeça de formiga, mas é seu cachorro do quintal, vai ser apenas escaramuças, pode até trocar uns tirinhos mas porrada mesmo não vai ser desta vez,

Tadeu Mendes

Hamadjr, E o que e que a China ira fazer se os EUA despejam nukes na Coreia do Norte? Nada, simplesmente vao colocar o rabo entre as pernas e ir lamber as feridas em algun cantinho. Se eles, chineses entrarem nessa de gaiato, vao ser torrados da mesma maneira. Se voce nao gosta dos EUA, eu ate aceito, mas por favor seja realista. A China esta cercada por dois Submarinos Trindent da US. Navy, que com suas 384 ogivas nucleares do tipo W-76, vaporiza o territorio chines em menos de 10 minutos (duracao da trajetoria balistica., dada as distancias em… Read more »

Grifo

Caro Hamadjr, se a Coréia do Norte usar armamento nuclear contra a Coréia do Sul ou Japao, a resposta americana será nuclear. O “Ping Pong Lee” vai ganhar um cogumelo na cabeça queira a China ou nao.

joseboscojr

Tadeu, Embora a capacidade do Trident II seja mesma de 12 ogivas W76 (alguma fontes dizer ser 14) de 100 kt ou 8 ogivas W88 de 475 kt, o que somava até 288 ogivas por submarino no máximo. Mas na prática ele levava uma combinação de ogivas W76 e W88 (em mísseis diferentes) e uma combinação de arranjos diversos, com alguns até levando apenas 1 ogiva. É possível até que apenas algumas configurações de carga possibilite o alcance máximo de 12.000 km, ficando as configurações mais pesadas limitadas a distancias menores, em torno de 8000 km. Como você mesmo sugere… Read more »

joseboscojr

O Hamadjr, mesmo não sendo simpático aos EUA, reconhece que ele é mais sensato que os norte-coreanos, já que sabe que os americanos não irão contra o bom senso.
Ao contrário, ele não diz nada no mesmo sentido a respeito da China e da Coréia do Norte.
Ou seja, implicitamente ele reconhece que chineses e coreanos do norte são bem mais insensatos e ao contrário dos americanos estão mais sujeitos a usarem seu arsenal nuclear de forma irresponsável.

joseboscojr

Quanto ao uso de armas nucleares por parte dos EUA contra a CN é mesmo improvável, mesmo porque não há necessidade. As armas nucleares entram na equação na região apenas como fator dissuasor, se bem que o ditador mirim Ping Pong Lee e seus generais podem estar sofrendo de algum surto de dissonância cognitiva devido a uma falta de sintonia com a realidade depois de anos de doutrinamento comunista, e não estarem nem aí para as consequências de usarem seu rústico e limitado arsenal nuclear. Aí, mesmo havendo sucesso na interceptação de um hipotético míssil balístico nuclear direcionado à CN,… Read more »