‘Porco’ era o apelido do F-111 quando em serviço na Austrália – exemplar da foto é um dos 13 exemplares a serem preservados

Na imagem acima, um F-111C retirado de serviço da Força Aérea Real da Austrália (RAAF), de matrícula A8-134, “aguarda pacientemente” em posição sobre um caminhão, antes de sua viagem de quatro dias da Base Aérea de Amberley, em Queensland, para Adelaide. Seu destino é o “South Australian Aviation Museum (SAAM)” no sul do país.

As asas e cauda foram retiradas para permitir um transporte mais seguro. O comboio partiu de Amberley em 15 de março e tinha previsão de chegar ao museu no dia 18, numa viagem de mais de 1.200km. Nas duas imagens maiores, pode-se ver os diversos preparativos para o transporte e, nas menores, a chegada e instalação no museu do sul da Austrália.

 

F-111 no South Australian Aviation Museum - foto 4 SAAM F-111 no South Australian Aviation Museum - foto 3 SAAM
F-111 no South Australian Aviation Museum - foto 2 SAAM F-111 no South Australian Aviation Museum - foto SAAM

 

Clique nos links a seguir para saber mais sobre o F-111, que na Austrália ganhou o apelido de “porco” devido ao perfil de suas missões de ataque com penetração a baixa altitude, praticamente “fuçando” o terreno.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália e SAAM

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glaison

Não existe nada mais americano que esse caminhão.
Já o F-111, é estranho, mas acho muito bonita essa aeronave.