Gripen NG de frente - foto Saab

Com a nova encomenda de desenvolvimento, este se torna mais custo-efetivo, segundo a empresa

A Saab divulgou nota nesta sexta-feira, 22 de março, sobre nova encomenda feita pela FMV (Administração Sueca de Defesa) relacionada ao desenvolvimento do Gripen E, que é o nome da versão operacional da nova geração do Gripen.

Esta encomenda segue-se à que foi anunciada em 15 de fevereiro de 2003 com o valor de 10,7 bilhões de coroas suecas (1,65 bilhão de dólares)  incluindo desenvolvimento e modificações do Gripen E para a Suécia e a possível encomenda de exemplares novos do Gripen E para a Suíça no período 2013-2026.

Gripen na linha de produção - foto 3 Saab

A encomenda anunciada nesta sexta-feira, no contexto do acordo com a FMV t0rnado público em 15 de fevereiro, também tem valor de 10,7 bilhões de coroas suecas / 1,65 bilhão de dólares, e engloga operações no período 2015-2023. As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e “rigs”.
O valor total de possíveis encomendas, dentro do acordo, pode chegar a 47,2 bilhões de coroas suecas (cerca de 7,28 bilhões de dólares), dos quais 13,2 bilhões de coroas (aproximadamente 2 bilhões de dólares) foram agora recebidos. Novos pedidos dentro do acordo são esperados para 2013 e 2014.

Gripen NG para F-X2 - cockpit - imagem via apresentação Saab em Brasília 6mar2013Segundo o diretor executivo (CEO) da Saab, Håkan Buskhe, trata-se de “uma encomenda estrategicamente importante e de grande significado tanto para a Saab como empresa quanto para o Gripen como um sistema. O Gripen é um dos mais modernos sistemas de avião de caça e por meio desse pedido de desenvolvimento, além da esperada encomenda de modificação da Suécia, temos uma forte vantagem competitiva, neste momento em que ampliamos nossos esforços no mercado de exportação.”

O sistema Gripen é hoje utilizado como avião de caça por cinco países e também pela Força Aérea Real britânica (RAF), para treinamento de pilotos de provas.

Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, acrescentou: “Agora temos encomendas da FMV para o desenvolvimento completo do Gripen E, o que torna possível para nós, além da FMV e nossos parceiros, trabalharmos de maneira bastante custo-efetiva. Nos nossos programas civis, no projeto Neuron e no programa do Gripen Demo, nós sitematicamente desenvolvemos e testamos uma metodologia para desenvolvimento de sistemas de aeronaves, passo a passo, o que nos torna particularmente efetivos na nossa indústria, num nível global.”

Como foi tornado público em 15 de fevereiro, outros itens do acordo com a FMV incluem: para a Suécia, possíveis encomendas de modificação de 60 jatos Gripen C para Gripen E, com as primeiras entregas à Suécia em 2018; equipamentos específicos de missão e apoio, além de manutenção, para o Gripen E à Suécia, com entregas iniciais em 2018, e; entrega de 22 aeronaves Gripen E totalmente novas, e equipamentos relacionados, à Suíça, caso este país adquira o Gripen E.

Gripen E nas cores da Força Aérea Suíça - ilustração Saab

O acordo inclui o direito à FMV – condicional a certos pré-requisitos – de realizar cancelamentos no todo ou em parte. Nesse caso, a Saab tem o direito de compensações pelos custos em que tenha incorrido e pelos custos de descontinuação. O acordo também inclui seções regulando as condições no caso da Suíça decidir não adquirir o Gripen E.

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

off topic

Voa terceiro protótipo do Embraer Legacy 500, porém sem fotinho, sem videozinho, sem nadica de nada.

Não sei qual o “brema” com o pessoal de marketing da Embraer.

virgilio

Oh os colegas vão me perdoa mas vou continuar fazendo meu lóbi individual pelo Gripen..

E que venha o Gripen.

Gilberto Rezende

Sou eu que sou BURRO ou este é mais um release MANDRAKE da área de marketing da SAAB ??? Se o primeiro acordo valia 10,7 bilhões de coroas suecas, cobria de 2013 a 2026 e incluía a reforma de 60 Gripens suecos e a fabricação de 22 para a Suíça… O que será pago com o MESMO VALOR de 10,7 bilhões de coroas suecas, num sub-período de 2015 a 2023 e não está ligado a NADA substancial no texto ??? Só “As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e… Read more »

Gilberto Rezende

Ou seja eu entendi DIREITO este valor já está incluído no total anunciado não são recursos extras como a notícia dá a entender… Já existe um valor aprovado e este “novo contrato” é um contrato de formalização e liberação de uma PARCELA dos recursos do contrato de fornecimento original. Só que o texto traduzido ou na versão em inglês induz o leitor desatento ou entusiasta do Gripen a sensação de um NOVO CONTRATO que não existe… Ou como o vosso título induz o pensar de um SEGUNDO contrato de desenvolvimento que na verdade é a segunda parcela de liberação do… Read more »

Gilberto Rezende

Quantificando…

21,4 SEK de 47,2 SEK

IGUAL a pouco mais de 45% do total contratado já liberado.