Voa terceiro protótipo do Legacy 500 - foto Embraer

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 22 de março de 2013, a Embraer informou a realização, no mesmo dia, do voo inaugural do terceiro protótipo do revolucionário jato executivo Legacy 500. O Legacy 500 número de série 003 deixou o hangar pela primeira vez no dia 25 de fevereiro e vem sendo utilizado para fazer testes em solo de aviônica, ruído, sistemas elétricos e interior.

No caso específico de testes de interior, a Embraer realiza constantes análises a fim de permitir a busca de soluções e aprimoramentos anteriormente às primeiras entregas, o que confirma sua dedicação em oferecer uma experiência incomparável ao cliente. Para este fim, a Empresa deu um passo inédito ao utilizar uma fuselagem metálica real equipada com um interior completo. O objetivo é ganhar maturidade em termos de montagem e realizar voos virtuais de duas a seis horas com engenheiros e especialistas a bordo para averiguar a confiabilidade, conforto e durabilidade. O dispositivo de ensaios passou por verificações rigorosas dos assentos, da cozinha e do lavatório. Os resultados obtidos também foram validados por laboratórios externos.

Segundo Ernest Edwards, Presidente da Embraer Aviação Executiva, “o primeiro voo do terceiro Legacy 500 significa mais um avanço importante do programa, que já tem dois protótipos ativos na campanha de certificação. A campanha de testes contará com quatro aeronaves e tem o objetivo de garantir que todos os sistemas e características da aeronave alcancem maturidade antes da entrada em serviço. Os dois primeiros protótipos já registraram 122 horas de voo em 66 ciclos, atingindo os resultados conforme o esperado.”

Desde 2010, já foram realizadas mais de 13 mil horas de testes em dispositivos de ensaio em solo, os quais foram usados em cada fase de desenvolvimento do produto, além de integrarem todos os sistemas, incluindo gerenciamento do ar, aviônica, geração de energia, sistemas elétricos e controles de voo, entre outros. Durante a campanha de amadurecimento, cada um dos protótipos terá todos os relatórios de manutenção carregados no sistema de diagnóstico e analise da saúde da aeronave, conhecido como AHEAD, na sigla em inglês, que coleta dados de manutenção para obter um planejamento de manutenção mais fácil, eficiente e abrangente. A plataforma de manutenção computacional baseada na web está projetada para assegurar máxima prontidão, limitando o tempo de inatividade. Uma vez em serviço com os clientes, o AHEAD acelera a identificação de desvios, permitindo aos técnicos de manutenção planejar sua resolução enquanto a aeronave ainda está em voo.

O Legacy 500 já ganhou vários prêmios internacionais de design e inovação. É o primeiro jato da categoria midsize com o sistema de comandos de voo fly-by-wire, totalmente eletrônico, que amplia o conforto, eficiência e segurança da aeronave. O Legacy 500 é o primeiro jato desta categoria com uma cabine de 1,82 m, piso plano, melhor volume interno e cozinha completa. Tem ainda a melhor velocidade de cruzeiro e oferece a melhor pressurização de cabine a 6 mil pés, o que contribui para diminuição da fadiga.

FONTE / FOTO: Embraer

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Atenção Cessna Citation Sovereign, Gulfstream G150 e Hawker 900XP.
Tem concorrente novo na pista.