General Dynamics recebe contrato para computadores do Super Hornet

2

Super Hornet - foto USN

Mais de 1500 computadores de missão já foram entregues pela empresa para jatos F/A-18 da Marinha dos EUA

Na última quarta-feira, 13 de março, a empresa norte-americana General Dynamics Advanced Information Systems informou que recebeu contrato de 19,3 milhões de dólares para fornecer computadores de missão avançados (advanced mission computers – AMC) Type 3 destinados a aeronaves F/A-18 Super Hornet e E/A-18G Growler, da Marinha dos Estados Unidos. A empresa, que é uma unidade de negócios da General Dynamics, vem fornecendo equipamentos AMC para jatos F/A-18 desde 2002.

O AMC é o centro nervoso do Super Hornet, provendo consciência situacional e controle dos sistemas de combate para a tripulação de voo. Trata-se, segundo a empresa, de um sistema robustecido, de elevado desempenho e altamente confiável para processamento de informações. O AMC pode processar fluxos de dados em alta velocidade provenientes das mais recentes tecnologias de sensores, desempenhando processamento de uso geral, entrada e saída, vídeo, voz e gráficos, sendo também projetado para operar em condições ambientais extremas encontradas pelos aviões de combate de alta performance da atualidade.

Super Hornet - compartimento aberto - foto USN

Na nota, a empresa também destacou um marco atingido no ano passado, quando foi entregue o AMC de número 1500  para a Marinha dos EUA, dentro do programa do Super Hornet. O uso de itens “de prateleira” (COTS – commercial off-the-shelf ) e a arquitetura aberta do sistema permitem rápidas insersões de tecnologia para aumentar a capacidade e manter os custos de ciclo de vida baixos. O trabalho relativo a este novo contrato deverá ser completado no final de 2014.

FONTE: General Dynamics (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Marinha dos EUA

NOTA DO EDITOR: apesar da quantidade de computadores envolvida neste contrato não ter sido revelada pela nota da empresa, informe de dois anos atrás a respeito de outro contrato relacionava a produção de 118 unidades a 30,6 milhões de dólares – pode-se, então, estimar comparativamente a quantidade do novo pedido a partir desses números.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Bela foto do SH nas cores do VF 143 Pukin’ Dogs, tradicional esquadrão da USN que voou de Tomcat de 1974 até 2005, e após 31 anos transicionou para o SH.

Na foto que se segue no link, um vôo em formação de um Tomcat e um SH nas cores do VF 143, sobre a ‘Naval Air Station de Key West’, na Flórida.

comment image

Guilherme Poggio

É tudo isso regado com rede de fibras óticas trafegando de um lado para o outro dentro do avião.