ENAER entrega mais um treinador T35 Pillán à Força Aérea do Chile

1

ENAER T-35 entregue em 8-3-2013 - foto FACh

Cerimônia de entrega foi presidida pelo Comandante em Chefe da FACh

Na última sexta-feira, 8 de março de 2013 foi entregue mais uma aeronave de instrução T 35 Pillán à Força Aérea do Chile (FACh), por parte da Empresa Nacional de Aeronáutica (ENAER).  A cerimônia foi realizada na Base Aérea El Bosque e foi presidida pelo Comandante em Chefe da FACh, general do ar Jorge Rojas Ávila. Com este exemplar, a ENAER já completou 134 aeronaves Pillán construídas e, segundo o diretor executivo da empresa, o general de Brigada Aérea (I) Henry Cleveland Cartes, nos próximos meses serão entregues outros cinco T 35 que se encontram na linha de montagem.

O comandante da FACh destacou que a entrega dessa aeronave “permite uma revitalização da ENAER e, além disso, ajuda a Força Aérea a renovar parte da frota de aviões de instrução, o que faz com que a instituição possa projetar a vida útil do Pillán pelo menos até o ano de 2025.”

ENAER T-35 entregue em 8-3-2013 - foto 2 FACh

História do T 35 Pillán

Devido à obsolescência do material de instrução da FACh vivida no final da década de 1970, nasceu a ideia de fabricar uma aeronave nacional, solicitando-se à então “Industria Aeronáutica Nacional” (posteriormente renomeada ENAER) a realização de estudos de viabilidade para um avião treinador.

Em 1980, iniciou-se um programa que considerou o projeto e o desenvolvimento do Pillán e, dois anos mais tarde, o T 35 realizou seus primeiros voos públicos, apresentando-se na “Feria Internacional del Aire” (FIDA).

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Pillán é o nome de um deus da mitologia mapuche, povo que habita o sul do Chile e da Argentina, e únicos indígenas americanos que jamais foram conquistados totalmente pelos espanhóis.

E é também uma cerveja chilena que é uma delícia.