Home Noticiário Internacional F-X2: prefeito de São Bernardo anuncia favoritismo dos caças Gripen da Saab

F-X2: prefeito de São Bernardo anuncia favoritismo dos caças Gripen da Saab

229
13

Saab Gripen

Prefeito Luiz Marinho anunciou, para dirigentes da Saab em visita ao Brasil, que a empresa é a favorita da presidente Dilma Rousseff no F-X2

vinheta-clipping-aereoO prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) esteve nesta quinta-feira (07/03) com a cúpula da empresa sueca, Saab, fabricante do caça Gripen, e anunciou que pela sua percepção, a empresa é a favorita da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) na concorrência pública para compra dos 36 aviões à Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo federal abriu concorrência internacional em 2009 para compra de 36 caças com a ideia de modernizar a Força Aérea. Desde então três empresas disputam a preferência: Saab (caça Gripen), a empresa americana Boeing e a empresa francesa, Dassault Aviation (modelo Rafale). Quando Dilma assumiu a presidência, em 2011, paralisou a concorrência. O investimento deve ser em torno de US$ 4 bilhões.

Desde o início da concorrência, Marinho tem participado ativamente na discussão. Chegou a viajar para França e Suécia para conhecer os caças das respectivas empresas. Os dirigentes da Saab resolveram desembarcar no Brasil nesta semana para conversar com lideranças e autoridades para tentar mostrar as vantagens comparativas do seu modelo, o Gripen.

FONTEabcdmaior.com.br (reportagem de Karen Marchetti – karen@abcdmaior.com.br)

NOTA DO EDITOR: o título original é “Marinho encontra dirigentes da Saab e anuncia favoritismo dos caças Gripen”. O subtítulo foi acrescentado.

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr
Hamadjr
7 anos atrás

Marinho como ex dirigente sindical dos metalúrgicos sabe tudo de avião, mas o importante é que finalmente teremos os 36 caças para cumprir a missão de substituir os Miragem.
Parabéns pela escolha.

tpivatto
tpivatto
7 anos atrás

Que seja, então.
Mas que o país ingresse no projeto de algum caça de 5ª geração concomitantemente.
Daí teríamos vetores “low” (Gripen) e “high” profile (um legítimo caça stealth/furtivo).

Nick
Nick
7 anos atrás

Essa do Marinho parece um “de volta para o futuro”, lembra os posts que eram publicados à 3 anos atrás. 🙂

Acho difícil o Gripen ser o favorito. Se o fosse ou qualquer outro fosse, já teria sido anunciado, negociado, assinado e a essa altura já teríamos protótipos voando.

O favorito da Dilma é o caça A-1M.

[]’s

Corsario137
Corsario137
7 anos atrás

Antes pudéssemos acreditar neste senhor… Em SB se fala uma coisa, em SJC outra. O Fx2 é um palco entre as cidades do interior paulista. Nick, Concordo plenamente. Este assunto só causa desgosto a nossa presidenta, que acha esse blá, blá, blá todo sobre uma aeronave de combate um saco! 2014 está chegando, os números não estão bons e me vêm com esse papo de caça? E aqueles que estavam “desfilando” no 7 de Setembro? Não servem? -x- Só existem dois caças nesse páreo: Gripen e SH. Do Rafale Mme, Dilma não quer nem saber. A última coisa que ela… Read more »

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Esse é o Brasil cumpanhero. Um sindicalista, que além de piloto de testes, é lobista. “R.” deve estar eufórico, afinal a coisa toda vai sair da área daquela empresa lá do interior de São Paulo e vai parar sabe-se lá onde. Talvez surja alguma nova estatal: Fábrica Militar de Aviões. Só por ser estatal, o custo vai triplicar, além, é lógico, de nunca ficar pronto. Os americanu malvado já descobriram, tem muito tempo, que melhor, mesmo saindo caro, é passar a coisa toda toda para o setor privado: mais rápido, mais barato, mais eficiente. Na cabeça do ex, que por… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Marcos
7 anos atrás

Acho que mais interessante do que saber quem é o favorito na cabeça do prefeito, é o fato dele dizer que é há um favorito por parte da presidente.

Giordani
Giordani
7 anos atrás

Esse Luis Marinho, “ispeçialista” em aviação, vive vendo “miragem” por aí…

O senhor é um fanfarrão!

Grifo
Grifo
7 anos atrás

Senhores, acho que é preciso deixar claro que o companheiro Luiz Marinho sempre disse que não entende nada de caças. “Meu conhecimento técnico é igual o do (Nelson) Jobim. Estamos empatados”, disse ele. Ele sempre afirmou que prefere o Gripen porque está é a preferência da FAB.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Grifo
7 anos atrás

Grifo, creio que todos concordamos que o conhecimento técnico de caças do Luiz Marinho nesse caso não conta, dado que ele mesmo diz não dominar o assunto.

O que importa e bastante, nesse caso, é o conhecimento político da coisa. Qual o sentido político dele afirmar, nesse momento, que a presidente favorece um candidato do F-X2? Essa é a pergunta inicial. Depois, a pergunta deve ser completada: Qual o sentido político desse suposto favorecido ser o Gripen (além do fato óbvio do contexto ser uma visita da diretoria da Saab ao Brasil)?

Mauricio R.
Mauricio R.
7 anos atrás

Que a Embraer deva ser mantida bem longe do F X-2, me parece mais do que óbvio, afinal lá não há expertise algum nesse tipo de aeronave; absolutamente.
E não é obrigação nem da União e nem da FAB, proporciona-la á empresa.
Agora qnto ao prefeito de SBC dar seu palpite, qnto a preferência da FAB ou da Presidente por este ou aquele caça, diria que é somente mais um político querendo aparecer; mas parece que somente pendurar uma melância no pescoço não é o suficiente p/ tanto.

DrCockroach
DrCockroach
7 anos atrás

Nenhuma simpatia pelo referido prefeito, mas sendo justo, no passado ele sempre antecipou corretamente in(acoes) do governo; sempre acertou nos adiamentos mesmo quando um ministro dizia que uma decisao seria tomada. []s

Observador
Observador
7 anos atrás

Senhores, Como já disse antes, a “Gerenta” Dilma não quer saber de bancar o custo político da escolha, pois em tempos de vacas magras, tem procurado liberar pouco o cofre. E isto já era óbvio antes do pibinho. Agora, a “presidenta inteligenta” tem outra prioridade: se reeleger. O resto que espere. Agora, de duas uma: ou o resultado do FX-2 é anunciado ano que vem, em plena corrida eleitoral, para angariar votos sob o discurso do “Brasil-Potência pela mão do PT” OU o resultado é embarrigado para a próxima administração, que começa lá em 2015. Daí teremos outra janela de… Read more »

virgilio
virgilio
7 anos atrás

E isso ai que venham logo o GRIPEN.