F-X2: prefeito de São Bernardo anuncia favoritismo dos caças Gripen da Saab

13

Saab Gripen

Prefeito Luiz Marinho anunciou, para dirigentes da Saab em visita ao Brasil, que a empresa é a favorita da presidente Dilma Rousseff no F-X2

vinheta-clipping-aereoO prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) esteve nesta quinta-feira (07/03) com a cúpula da empresa sueca, Saab, fabricante do caça Gripen, e anunciou que pela sua percepção, a empresa é a favorita da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) na concorrência pública para compra dos 36 aviões à Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo federal abriu concorrência internacional em 2009 para compra de 36 caças com a ideia de modernizar a Força Aérea. Desde então três empresas disputam a preferência: Saab (caça Gripen), a empresa americana Boeing e a empresa francesa, Dassault Aviation (modelo Rafale). Quando Dilma assumiu a presidência, em 2011, paralisou a concorrência. O investimento deve ser em torno de US$ 4 bilhões.

Desde o início da concorrência, Marinho tem participado ativamente na discussão. Chegou a viajar para França e Suécia para conhecer os caças das respectivas empresas. Os dirigentes da Saab resolveram desembarcar no Brasil nesta semana para conversar com lideranças e autoridades para tentar mostrar as vantagens comparativas do seu modelo, o Gripen.

FONTEabcdmaior.com.br (reportagem de Karen Marchetti – karen@abcdmaior.com.br)

NOTA DO EDITOR: o título original é “Marinho encontra dirigentes da Saab e anuncia favoritismo dos caças Gripen”. O subtítulo foi acrescentado.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamadjr

Marinho como ex dirigente sindical dos metalúrgicos sabe tudo de avião, mas o importante é que finalmente teremos os 36 caças para cumprir a missão de substituir os Miragem.
Parabéns pela escolha.

tpivatto

Que seja, então.
Mas que o país ingresse no projeto de algum caça de 5ª geração concomitantemente.
Daí teríamos vetores “low” (Gripen) e “high” profile (um legítimo caça stealth/furtivo).

Nick

Essa do Marinho parece um “de volta para o futuro”, lembra os posts que eram publicados à 3 anos atrás. 🙂

Acho difícil o Gripen ser o favorito. Se o fosse ou qualquer outro fosse, já teria sido anunciado, negociado, assinado e a essa altura já teríamos protótipos voando.

O favorito da Dilma é o caça A-1M.

[]’s

Corsario137

Antes pudéssemos acreditar neste senhor… Em SB se fala uma coisa, em SJC outra. O Fx2 é um palco entre as cidades do interior paulista. Nick, Concordo plenamente. Este assunto só causa desgosto a nossa presidenta, que acha esse blá, blá, blá todo sobre uma aeronave de combate um saco! 2014 está chegando, os números não estão bons e me vêm com esse papo de caça? E aqueles que estavam “desfilando” no 7 de Setembro? Não servem? -x- Só existem dois caças nesse páreo: Gripen e SH. Do Rafale Mme, Dilma não quer nem saber. A última coisa que ela… Read more »

Marcos

Esse é o Brasil cumpanhero. Um sindicalista, que além de piloto de testes, é lobista. “R.” deve estar eufórico, afinal a coisa toda vai sair da área daquela empresa lá do interior de São Paulo e vai parar sabe-se lá onde. Talvez surja alguma nova estatal: Fábrica Militar de Aviões. Só por ser estatal, o custo vai triplicar, além, é lógico, de nunca ficar pronto. Os americanu malvado já descobriram, tem muito tempo, que melhor, mesmo saindo caro, é passar a coisa toda toda para o setor privado: mais rápido, mais barato, mais eficiente. Na cabeça do ex, que por… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que mais interessante do que saber quem é o favorito na cabeça do prefeito, é o fato dele dizer que é há um favorito por parte da presidente.

Giordani

Esse Luis Marinho, “ispeçialista” em aviação, vive vendo “miragem” por aí…

O senhor é um fanfarrão!

Grifo

Senhores, acho que é preciso deixar claro que o companheiro Luiz Marinho sempre disse que não entende nada de caças. “Meu conhecimento técnico é igual o do (Nelson) Jobim. Estamos empatados”, disse ele. Ele sempre afirmou que prefere o Gripen porque está é a preferência da FAB.

Fernando "Nunão" De Martini

Grifo, creio que todos concordamos que o conhecimento técnico de caças do Luiz Marinho nesse caso não conta, dado que ele mesmo diz não dominar o assunto.

O que importa e bastante, nesse caso, é o conhecimento político da coisa. Qual o sentido político dele afirmar, nesse momento, que a presidente favorece um candidato do F-X2? Essa é a pergunta inicial. Depois, a pergunta deve ser completada: Qual o sentido político desse suposto favorecido ser o Gripen (além do fato óbvio do contexto ser uma visita da diretoria da Saab ao Brasil)?

Mauricio R.

Que a Embraer deva ser mantida bem longe do F X-2, me parece mais do que óbvio, afinal lá não há expertise algum nesse tipo de aeronave; absolutamente.
E não é obrigação nem da União e nem da FAB, proporciona-la á empresa.
Agora qnto ao prefeito de SBC dar seu palpite, qnto a preferência da FAB ou da Presidente por este ou aquele caça, diria que é somente mais um político querendo aparecer; mas parece que somente pendurar uma melância no pescoço não é o suficiente p/ tanto.

DrCockroach

Nenhuma simpatia pelo referido prefeito, mas sendo justo, no passado ele sempre antecipou corretamente in(acoes) do governo; sempre acertou nos adiamentos mesmo quando um ministro dizia que uma decisao seria tomada. []s

Observador

Senhores, Como já disse antes, a “Gerenta” Dilma não quer saber de bancar o custo político da escolha, pois em tempos de vacas magras, tem procurado liberar pouco o cofre. E isto já era óbvio antes do pibinho. Agora, a “presidenta inteligenta” tem outra prioridade: se reeleger. O resto que espere. Agora, de duas uma: ou o resultado do FX-2 é anunciado ano que vem, em plena corrida eleitoral, para angariar votos sob o discurso do “Brasil-Potência pela mão do PT” OU o resultado é embarrigado para a próxima administração, que começa lá em 2015. Daí teremos outra janela de… Read more »

virgilio

E isso ai que venham logo o GRIPEN.