Gripen na Suíça: comissão de finanças aprova compra por 15 votos a 9

5

Gripen F em Emmen - foto Depto de Defesa da Suíça

Com crescimento do apoio parlamentar, jornal suíço acredita que compra deverá ser aprovada pelo Conselho dos Estados na semana que vem – um referendo popular ainda poderá ser solicitado, devido à necessidade de aprovação de novos fundos para viabilizar orçamento militar

Segundo o jornal suíço 24 heures, publicado em francês, o céu está livre para o Gripen na Suíça, com um grande apoio à sua aquisição. Em reportagem publicada nesta sexta-feira, 1º de março, o jornal informou que a comissão Nacional de Finanças da Suíça (no Parlamento) aprovou o projeto de aquisição de 22 caças Gripen, produzidos pela sueca Saab. Foram 15 votos a favor e 9 contra, além de 3 abstenções.

A comissão também quer que o orçamento militar seja elevado a 5 bilhões de francos suíços, a única forma de garantir esse e outros programas de armamentos, sendo que fundos deverão ser criados para viabilizar esse orçamento. Porém, a criação desses fundos permitirá que os opositores da compra do caça, no Parlamento, submetam o assunto a um referendo popular. A questão legal referente à criação de fundos ainda deverá gerar discussões.

Gripen F em Axalp - foto 2 Depto de Defesa da Suíça

O jornal destacou que a aprovação da comissão de Finanças representa um novo apoio parlamentar à compra do caça, e que o Conselho dos Estados deverá apoiar o negócio de 3,1 bilhões de francos suíços, em votação a ser realizada na próxima terça-feira. A comissão preparatória já havia aprovado a aquisição por 9 votos a favor e 4 contra.

FONTE: 24 heures (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Se precisarem de uma desculpa, o governo já a tem, para não decidirem nada sobre o programa F-X: o pibinho de 0,9%.

Almeida

Se o Gripen ganhou apertado, o Rafale teria perdido por 24 a zero…

Mauricio R.

E a cada dia que passa, mais e mais o Gripen NG deixa de se-lo e se transforma no JAS-39E/F.
Banânia olha aturdida e não entende nada do que se passa.
Perdemos outra bela oportunidade.
Nada como o próprio Brasil, p/ sabotar ao Brasil!!!

Almeida

Hei de concordar com o Mauricio R. desta vez!