quinta-feira, setembro 23, 2021

Gripen para o Brasil

Embraer fecha contrato com a Saab para modernizar sistema Erieye AEW&C

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

E-99 - Esquadrão Guardião - Domingo Aéreo AFA 2011 - foto 7 Nunão Poder Aéreo

A Saab foi contratata pela Embraer para atualizar os sistemas Erieye AEW & C ((Airborne Early Warning and Control), instalados nos jatos Embraer 145, chamados E-99, da Força Aérea Brasileira. O contrato é de cerca de US$ 59 milhões. A atualização dos E-99 da Força Aérea Brasileira está prevista para ser entregue entre 2014 e 2017.

Os E-99 são peças fundamentais no controle do espaço aéreo e da vigilância das fronteiras brasileiras. Sua modernização trará um aumento substancial na capacidade operacional de todo o sistema de monitoramento e controle de alvos aéreos e marítimos realizados pela FAB.

“Estamos orgulhosos de fornecer a atualização desses sistemas à Embraer e ao Brasil, onde eles desempanham um papel importantíssimo na segurança nacional”, disse Micael Johansson, diretor de negócios da Saab área de Eletrônica de Defesa sistemas.

O sistema Erieye AEW & C da Saab, foi muito bem recebido e avaliado por seus usuários desde que chegou ao mercado em 1997. No Brasil ele entrou em operação em 2002, equipando os jatos Embraer 145, que atualmente também são utilizados pelas forças aéreas do México e da Grécia.

O Erieye AEW & C também equipa aviões Saab 340 utilizados pela Suécia, Tailândia e Emirados Árabes Unidos e está sendo oferecido ao Paquistão, instalados em aeronaves Saab 2000.

E-99 - Esquadrão Guardião - Domingo Aéreo AFA 2011 - foto 3 Nunão Poder Aéreo

FONTE: Saab (divulgação G&A Comunicação)

NOTA DO EDITOR: a Saab, em seu site, também divulgou hoje a nota em sueco e em inglês (clique nos links para acessar)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Meio que óbvio, pois o radar é produto da Saab.

champs

Seria bom se além da modernização anunciassem a compra de mais 7 E-99 pra chegarmos a 12 aeronaves, apenas 5 aviões devem diminuir muito a vida útil dos mesmos ainda mais considerando que este avião se tornou fundamental na doutrina de combate da FAB.

Últimas Notícias

IMAGENS: T-27M Tucano da FAB com nova pintura

A Força Aérea Brasileira divulgou imagens do T-27M Tucano modernizado com sua nova pintura. A escolha da identidade visual contou...
- Advertisement -
- Advertisement -