P1030355

Em 1978 ganhei meu primeiro livro de aviação, aos 10 anos de idade. O livro era o “Caças a Jato”, que a editora Abril publicou no Brasil sob licença da editora Phoebus Publishing Co, com ilustrações de John Bachelor.

Com o passar do tempo e as mudanças, acabei perdendo o livro. Mas consegui achar um exemplar na semana passada no site Estante Virtual. Comprei para poder relembrar aqueles tempos e foi emocionante, 35 anos depois, passar pelas páginas que eu devorava quando era garoto, as quais lia e relia até decorar certos trechos. Numa época em que não havia Internet e o acesso a livros deste tipo era restrito, restava-nos ler e reler até ganhar um livro novo.

Fotografei algumas páginas para compartilhar com os amigos que mostram a paginação do livro e as ilustrações que trazia.

Os Mirage IIIEBR da FAB que eram novíssimos, abriam o livro com a legenda “…sofisticados aviões supersônicos que constituem a espinha dorsal da aviação de caça brasileira”.

A grande novidade na época era o YF-16 e o YF-17. A FAB estava introduzindo o Xavante, que prometia “criar as condições necessárias para o Brasil projetar e produzir seus próprios caças a jato”.

Clique na última imagem para ler o texto que resumia a situação da FAB na época.

P1030357 P1030359
P1030366 P1030368

P1030364

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Blind Man's Bluff

Nossa, que achado! Esse era meu livro preferido quando eu ainda aprendia a andar! Ainda o tenho em casa, porem com o passar do tempo o livro foi se desintegrando.

eduardo pereira

Ainda tenho alguns livros de capa dura da coleçao guias de armas de guerra ( nao a ultima coleçao da qual nao gostei e nao a completei pois só haviam ilustraçoes a cores e pouquissimas informaçoes),mas da antiga. Meu jovem em 1978 eu estava saido do esconderijo de mamae ( no dia 25/06 pra ser exato). Comprei usadas muitas revistas e só olhava as fotos (isso com uns 8 anos), mas o motivo maior eram os avioes taxiando sobre a casa de minha avó quando eles mudavam a direçao para aterrizar na pampulha. Colecionei o album AVIOES DE COMBATE (que… Read more »

Nick

Caro Galante,

Também ganhei essa revista, e durante muito tempo foi meu livro de “referência”. Algumas ilustrações eu achava fanstásticas( e ainda são, como se pode ver por exemplo o do F-5A…. Infelizmente acabou se desintegrando com o tempo.
Mas foi um verdadeiro “tesouro” na época que não existia internet. 🙂

[]’s

asbueno

Ainda devo ter esse livro. Em 1976 (tinha 8 anos) compraram para mim um “Aviões da 2a Guerra Mundial” ou algo do tipo. mesma encadernação. Há também um “Batalhas Aéreas da 2a Guerra Mundial” e um “Submarinos da 2a Guerra Mundial”. Esses também de mesma encadernação.

Me lembro da minha primeira revista, uma Flap Internacional, no final de 1976. Capa azul (céu) com um DC-10 da Iberia. Dentro o destaque era a fuga do Mig-25 de Belyenko.

Bons tempos, boas leituras. E tinhamos caças novos!!!

eduardo pereira

Alguem ae lembra daquela coleçao de revistas finihas que vinham com um poster de 80cm no meio? Nao lembro se era Avioes de Combate ou Avioes de Guerra, tenho algumas ainda bem surradas é claro, e uma vez achei num sebo basicamente a coleçao toda bem preservada mas tava 5,00 reais cada revista e se me lembro deviam ser mais de trezentas, nao rolou de comprar….snif,snif!

eduardo pereira

Lembro ainda que consegui atravez de troca por tres livros da coleçao GUIAS DE ARMAS DE GUERRA a ediçao especial das revistas fininhas que era de capa de papel duro e tinha vinte posteres selecionados e,vejam .foi embora junto com meu album AVIOES DE COMBATE …snif,snif pra mim denovo!rs
Ha tenho ainda um album que achei aqui em bh de bobeira ao passar perto da praça da liderdade TODO EM ITALIANO ,GRINGAO,tinha que ir la nesta banca longe pra comprar as poucas figurinhas que encontrei,mas este tenho comigo guardadinho!rs

Clésio Luiz

Eduardo, as coleção Top Gun tinha um poster com uma imagem de raio-X de um lado e do outro uma imagem em 3 vistas da aeronave. É essa que você se refere?

eduardo pereira

Nao ,nao é a Top Gun nao ! É Avioes de Guerra mesmo, dei uma olhadinha rápida aqui no google, da Abril Cultural,e, na busca ainda achei mais uma de outra coleçao (AVIOES DE COMBATE,revistas ,nao os livros de capa amarela dos quais tive 2 )que comecei e que vinha com uns cassetes de apoio aéreo aprox. no golfo, supercaças etc., mas esta só comprei as quatro primeiras e nem sei se tenho as revistas, sendo que as fitas dei pra um colega trocentos anos atras.

Giordani

eduardo pereira disse:
23 de fevereiro de 2013 às 20:24

A coleção era a GUERRA NOS CÉUS. Simplesmente a melhor coleção já lançada em solo tupiniquim (na minha opinião, obviamente). Só recentemente consegui completar ela. O meu primeiro livro foi TODOS OS AVIÕES DO MUNDO. O artista deve ter tido um trabalhão, pois desenhou uns 5.000 aviões! Credo! Vocês são uns velhos! Em 1978 eu tinha só 4 anos. 😉

ci_pin_ha

Quem sabe num futuro desenvolvimento de Forças de Defesa, o Galante pense em lançar um livro sobre caças também, um pouco mais aprofundado. Olha o futuro ai Galante.

eduardo pereira

GIORDANI,
É Avioes de Guerra mesmo irmao pesquisa em imagens no google que vai aparecer,tem revistas até sendo vendidas no mercado livre,mas me lembro de ver as revistas da coleçao Guerra nos Ceus na casa de uma mina que eu tava afim na quarta série (muito chique, ainda mais que o F-14 bombava na época e eu tava pra ganhar a melhor maquete grande que tinha que era o CAÇA BOMBARDEIRO DOS COMANDOS EM AÇAO,CÓPIA FIDELISSIMA DO TOMCAT,que nao ganhei pois acabou e mamae me deu o AEROFORÇA NOTURNA,cópia modifcada do blackbird que vinha com uma navinha acoplada em cima)!rs

eduardo pereira

Pessoal to vazando que meu expediente acabou, devido a este fator só estarei na ativa(on line) amanha. Boa noite pra todos!
GALANTE FAZ UMA COLEÇAO BACANA PRA NÓS !?

Baschera

Vixe….. mas a minha “biblia” é mais antiga: “Foguetes e Mísseis” Coleção Prisma, ED. Melhoramentos. Escrita por Jonh W. R. Taylor, do original “Rockets And Missiles” do The Hamlyn Publishing Group Limited. Ainda tenho o exemplar em bom estado. Mas, tenho a coleção “Guias De Armas De Guerra” da Ed. Nova Cultural, (1986) do original Salamander Books Ltd. (UK) (1980). Todos em capa dura, como se fossem NOVOS, em excelente estado de conservação (guardados em saco plástico e fora da luz incidente). Os livros: -Mísseis Ar-Superfície -Helicópteros Militares (USA) -Navios De Guerra Modernos -Tanques e Carros de Combate Modernos -Avões… Read more »

Mauricio R.

Os meus primeiros materiais de defesa, foram meia dúzia de velhas revistas “Aviation Week & Space Technology”, dadas por um primo. Tenho essa mesma “Caças a Jato”, hoje necessitando de IRAN, assim como: “The Soviet War Machine”, “The Chinese War Machine”, “Modern Naval Combat”, “Modern Air Combat”, “Modern Land Combat”, “Modern Fighting Helicopters”, “Modern Fighting Aircraft” e “Aircraft Armament”; tdos da Salamander. Tive a revista e o album de figurinhas “Vruuuummmmm”, assim como diversos exemplares das revistas: Flap Internacional, Tecnologia e Defesa, Segurança e Defesa, Defesa Latina e Revista Força Aérea. Ainda tenho exemplares daquelas que considero as melhores revistas… Read more »

eduardo pereira

Giordani o mais novinho sou eu viu que tava na barriga de mainha em 78(na primeira metade).
Baschera, sua coleçao oi meu sonho de consumo durante muito tempo,colecionei atraves de sebos e banas antigas de BH e acabei com 13 livros.

Alexandre Galante

Hehehe, que festival de velharias! Vcs me deram ótimas ideias!

Alguém se lembra de um álbum de figurinhas chamado “Homens em Ação?

Tinha ótimas ilustrações de combates e equipamentos militares. Eram figurinhas que a gente disputava no intervalo das aulas.

Franco Ferreira

O “Festival de velharia” vai começar Agora!!!!! Toca a bandinha, palhaços p’ra fora!

Em 1951 eu ouvi um P-47 fazendo manobras verticais durante um voo de experiência sobre o Campo dos Afonsos. Em 1953, no PX da Base Aérea de Bolling, ganhei 3 livros: Wings of our Airf Force; Ships of our Navy e Weapons of our Army.

Pronto! Vocês falavam de “velharia”…Batam esta!

asbueno

Não baterei o Franco, mas tenho, da Biblioteca Life, O Homem e o Espaço e um outro do qual não me lembro o nome, também sobre voos espaciais.

Sigam a desfile! Que mais espécimes apareçam!

Baschera

Esqueci de mencionar que o livreto “Foguetes e Mísseis” da Coleção Prisma é de 1970.

Agora se for mencionar revistas….. bom aí nem eu sei quantas eu tenho de tudo quanto é tipo, RFA, Tec&Defesa, Asas, Av.Revue….etc… e até algumas importadas….. e uma desaparecida (deve star em algum lugar) uma revista National Geographic raríssima de 1961 com absurdas fotos do primeiro voo do X-1…..e do seu veículo lançador…um B-52.

Sds.

rbminoru

Asbueno,

Eu ainda tenho os quatro livros que você citou!

O “Aviões da 2a Guerra Mundial” está inteiro mas surrado de tanto manusear (até hoje está “encapado” para não estragar, que nem fazíamos com nossos livros escolares), já os demais estão em bom estado.

Também possuo alguns livros da coleção da Editora Flamboyant, o “Aventuras Vívidas” (o meu favorito de sempre é o “Grande Circo”, de Pierre Clostermann) e todos eles são relativamente fáceis de se encontrar no site Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/) sendo que recomendo o vendedor “Gustavo Livros”.

Sds.

eduardo pereira

Estou no meio dos ANCIOES DAS ARMAS !!KKKKKK
Tem gente ae que ao espirrar ta saindo poeira hein!!rs
Mas brincadeiras a parte ouvi uma vez que ENVELHECER É PRA QUEM MERECE E NAO PRA QUEM QUER< ENTAO AGRADEÇAMOS A DEUS POR ESTA DÁDIVA QUE NOS PERMITE COMPARTILHARMOS ESTAS EXPERIENCIAS E LEMBRANÇAS TAO LEGAIS!

weber_eng

Tenho até hoje esse livro, e também os “Aviões da 2a Guerra Mundial”, “Batalhas Aéreas da 2a Guerra Mundial” e o “Submarinos da 2a Guerra Mundial”.
Hoje até parece bobagem, mas 35 anos atrás era o melhor material publicado em português.

fragatamendes

SANTAS VELHARIAS, vendo a matéria, me veio a memória as “VOO” e a antiga “AÉRO”, que me desculpem os editores das mais novas mas aquelas é que eram as REVISTAS da hora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços do MENDES.

Roberto F Santana

Eu também comecei com esse e os “Aviões da Segunda Guerra Mundial” e “Batalhas Aéreas da Segunda Guerra Mundial” !
Hoje, aumentei sensivelmente meus livros, se o Galante quiser, mando algumas fotos para compatilhar com os amigos.

Baschera

Aviões da II WW, Porta-Aviões da II WW e Armas da II WW na realidade foram minhas biblias durante muito tempo… mas sumiram…. pois eu costumava usar o partamento grande de meus pais como “depósito”… nesta tarde fui dar uma olhada e ver se ainda achava algo perdido por lá e nada. Pena !! Só achei dois velhos livros (biblias) do Tipler… quem já fez engenharia sabe o que são…. mas alí prendi sobre os “paradoxo dos gêmeos”..rssss. O livro “Armas da II WW” foi muito usado… eu e meus amigos de então faziamos “cópias” em madeira das armas, pistolas,… Read more »

Baschera

Errata: Onde se lê “fizis”… leia-se “fuzis” e onde se lê “prendi” leia-se “aprendi”….

Sds.

Ozawa

Tinha um programa na Rádio Transamérica, lá pelos idos dos anos 80, que o nome era “Naftalina”… rsrsrsrs, tá parecendo isso aqui… Bem, fui iniciado nas armas, rsrs…, pela coleção “Guerra na Paz”, que pelo próprio título, não se limitava aos céus, mas alcançava, a terra, o mar e sob o mar… Excelente, mas ficou pelo caminho…, e juntamente com ela, já passaram pelas minhas mãos muitas das coleções que os colegas falaram por aqui. Mas como disse o Giordani, a melhor de todas: “Guerra nos Céus” ! Hoje comigo tenho toda a coleção ilustrada da IIGM, da Renes, após… Read more »

Ozawa

Ah…, é claro, emergindo dos livros, rsrs…, uma coleção de diecasts de aeronaves em escala 1:72 da II GM, Guerra da Coréia e a partir da 3ª geração de caças… 2 porta-aviões da II GM em escala 1:350, e alguns pilotos em escala 1:6 tb dessas épocas, somando tudo umas 200 miniaturas ou mais…, rsrsrs

Giordani

Sobre o “dilema da FAB”…vejam o lado bom da coisa, passados 40 anos, acabou o dilema. Agora ela inicia o processo de transformação. De Força Aérea para Guarda Aérea…socorrista… Os USAmericanus não liberavam armas avançadas para AS mas os hermanos tinham F-86…claro, o Sabre já era obsoleto para a USAF… Acho que os EUA só suspenderam realmente o “embargo branco” ao brazil com o Forevis-5… Penso que a FAB começou bem, com Mirage IIIE de Hi e Forevis de Lo. Até 1975-1980 até dava um caldo, depois, tudo alvo! E sobre o Xavante…bom, como já disseram aqui, o brazil não… Read more »

pco-andrade

Tenho em mente de comprar em frente à banca de revistas da escola os primeiros números de tecnologia e defesa. Mas as marcantes são da entrada em operação do Brasília (uma Flap) e uma edição que traz como título “O Tucano venceu!” – emocionante, referência à seleção do avião pela RAF. Os anos de 85/88 foram muito ricos em coleção: Aviões de Guerra, Guia de Armas de Guerra e Guerra Moderna (que ao final formavam 5 livros). Coitado do meu pai, só agora que sou sei o que ele sofria!!! Ah Baschera, eu tenho esse livrinho também, comprei num sebo… Read more »

Roberto F Santana

Off-Topic.

Cadê o Nunão?

eduardo pereira

Giordani Gostei do MONOCROMÁTICO, e sobre isto vemos que esta tudo caminhando(mesmo que cada um com seu projeto) para globalizaçao geral de formas e componentes( até cores),e ,isto em todas as forças e seus veiculos cada vez mais padronizados. Ozawa; Parabens por suas coleçoes, da um jeitinho de colocar algumas fotos ae pra gente ver. O ultimo modelo que comprei foi de um caça que vira robo de um animê japonês que passava na Xuxa ( MACROSS ou ROBOTEC, onde os alienigenas eram gigantes ) e agora depois de grande comprei a coleçao de dvds e comecei a colecionar as… Read more »

Hamadjr

Eu tenho a Coleções Asas de Guerra quase completa, só me falta 1 edição.

eduardo pereira

Pessoal,of topic,ja perguntei antes mas vourepetir,um civil como eu pode ir na LAAD pra ver as aeronaves e tudo mais que fica exposto??
É por que no site fala que só profissionais do setor.

fragatamendes

Prezado OZAWA, o filme “INFERNO NO PACÍFICO”, é fantástico, eu o assisti quando tinha 12 anos de idade no antigo Cinema “SÃO BENTO” aqui em Niterói – RJ e gostaria muito de comprar um DVD deste filme, será que o amigo poderia me informar onde posso consegui-lo.Abraços do MENDES.

Roberto F Santana

Prezado Giordani e amigos, Esta coleção que você citou, “Guerra nos Céus”, assim como a “Aviões de Guerra” e todas as outras publicadas no Brasil nos anos oitenta, foram todas traduções reduzidas e mescladas das grandes enciclopédias que sairam na Inglaterra na época. Imensas e completas, algumas como a “The Illustrated Encyclopedia of Aircraft “, chegavam a ter dezoito grossos volumes. Tudo, aqui no Brasil veio de coleções como “Warplane”, “War Machine”, “Take Off” e a “Aeroplane”, essa talvez a mais completa.Infelizmente, nós aqui no Brasil tivemos uns 70%, eu diria, de tudo o que foi publicado na forma de… Read more »

Ozawa

Prezado Fragata Mendes, na verdade o título que mencionei “Inferno no Pacífico” é referente a um box de 5 dvd’s lançado recentemente em edição para lingua portuguesa pela Focus Filmes que lhe deu esse nome.

Infelizmente o filme não possuo para indicar um local de aquisição ao amigo. Conheço especialmente 2 bancas de jornais no centro do RJ que vendem uma coleção apreciável de dvd’s de guerra e já encontrei “pérolas” por lá, daquelas que assitia nas sessões da tarde do início dos anos 80. Vou ver se acho o título que o amigo procura.

Roberto F Santana
Giordani

Falando em pérolas, alguém sabe um link bom para baixar o filme COMANDO DO AR com o James Stewart?

Roberto F Santana
Ivan

Velho não!
… ANTIGO.

🙂

Giordani

Valeu, Dom Robert!!! 🙂

fragatamendes

Valeu amigo OZAWA, fico no aguardo.Quanto as bancas de jornais, uma delas seria uma no final da Rua São José esquina da Av. Rio Branco?Abraços do MENDES.

Ozawa

Prezado FRAGATA MENDES, eis o meu email: wdiascastro@gmail.com para que você possa me contactar e eu reenvio outro endereço eletrônico de um fornecedor aqui do RJ que conheço e com quem comprei e compro diversos dvd’S, e possui em seu acervo o dvd que você quer. Na sua extensa lista de itens de dvd’s de guerra encontrei o que você procura a um preço acessível.

Harpia

Prezados, muito bons tempos, acho que li todas estas revistas (já exaustivamente listadas) dos anos 80. Lembro de alguns livros da Jane’s que arrumei, coleções que líamos e relíamos pois não existia internet na época, até o surgimento dos famosos BBS, nada podíamos a fazer a não ser esperar um novo lançamento ou alguém que nos trouxesse do exterior algo novo. Bons tempos e saudações a todos os ANTIGOS da trilogia.