Rússia começa a construir novos aviões AEW&C

10

 País deu início à construção de novos postos de comando voadores a partir do avião Il-476 para substituir os antecessores instalados no avião Il-22 e desenvolvidos nos anos 1960, informou o Estado-Maior das Forças Armadas russas.

 

Il-476_foto-maks09

Andrêi Lvov

vinheta-clipping-aereoOs novos postos de comando voadores devem operar em modo digital e garantir uma comunicação de duas vias segura e confiável, além de possuir equipamento para neutralizar os meios de guerra eletrônica inimigos.

“O novo posto será integrado aos escalões operacional, tático e estratégico de um sistema automatizado de comando das Forças Armadas que está sendo criado”, diz o comunicado divulgado pelo Estado-Maior.

De acordo com os militares, os postos de comando voadores Il-22 existentes estão desatualizados. Por outro lado, o IL-476 não pode substituir completamente o Il-22 por ter uma autonomia reduzida e elevado consumo de combustível.

“Os postos de comando voadores são necessários a comandantes de diferentes níveis. Por isso, precisamos de, pelo menos, 20, e, de preferência, 40 postos voadores”, disse uma fonte da indústria armamentista russa.

Segundo o site oficial do Kremlin, o presidente russo Vladímir Pútin, que exerce também as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas do país, receberá neste ano dois novos aviões presidenciais IL-96-300 equipados com um posto de comando.

Atualmente, o chefe de Estado tem à sua disposição quatro aviões: um IL-96-300, um Il-62, um Tu-154 e um Iak-40.

A imprensa russa divulgou recentemente que os novos aviões presidenciais serão equipados com meios de comunicação e controle modernos, bem como sistemas de laser para desorientar e neutralizar os mísseis antiaéreos a serem lançados contra o avião.

Conforme o contrato com o Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Aeronáuticas Iliuchin, o custo de dois aviões presidenciais beira os 10,39 bilhões de rublos (cerca de R$ 650 milhões), enquanto um avião comum desse tipo custa 1,2 a 1,5 bilhões de rublos (cerca de R$ 90 milhões).

“O avião presidencial é um posto de comando voador das tropas. Possui um monte de antenas de transmissão e recepção, além de sensores de toda a espécie que não podem ser colocados na superfície exterior da fuselagem. Caso contrário, o avião presidencial teria uma aparência terrível”, explicou uma fonte do Ministério da Defesa em entrevista ao jornal russo “Izvéstia”. “Por isso, muitos dos equipamentos são embutidos nas asas, empenagem, revestimento da fuselagem etc.”

FONTE: Gazeta Russa

NOTA DO EDITOR: entende-se como “postos de comando voadores”, aeronaves do tipo AEW&C (do inglês Airborne Early Warning and Control).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Creio que o texto não se refere à aeronaves de vigilância aérea com radares aerotransportados, e sim à postos de comando e comunicações, para gerenciar o campo de batalha. Os aviões presidenciais russos, assim como os dos EUA, servem como centrais de comando voadores e não possuem radares para AEW. O Il-22 é um derivado do Il-18, turbo-hélice, adaptado para comando e controle da batalha.
Abraços.

Baschera

KCT…. tomara que a Dilmandona não tente imitar o Putin…. a frota de aeroputin é grande ….. maior que a do GTE da FAB.

No resto, a indústria de armamentos da Rússia sempre forçou a barra…. eles não precisam de 40 aeronaves deste tipo.

Sds.

Baschera

Fando em russos… que nos últimos dias virou moda…

O Medvedev está por aí….

Sds.

Baschera

Off topic…..

Angola adquire mais seis Super Tucanos EMB-314…..além dos outros seis anteriormente encomendados, sendo três já entregues.

Sds.

Baschera

Caro Poggio,

Eu comentei com base na matéria da “RFI” em português…. vai link abaixo:

http://www.portugues.rfi.fr/brasil/20130219-angola-compra-seis-avioes-militares-brasileiros-da-embraer

Sds.

Baschera

Quem realmente “comeu bola”…. foi a matéria do G1,da Globo, citando uma NOVA compra de helicópteros Mi-35 por parte do Brasil…… quando as partes apenas mencionam o assunto relativo a aquisição havida anteriormente no item de numero 26 da Declaração Conjunta Brasil-Rússia divulgada hoje.

Sds.

Baschera

Poggio,

Concordo plenamente…. parece estar havendo uma serie de equivocos nestes dois casos….. o que é imperdoável é o próprio MD provocar este tipo de confusão ou contradição de interpretação (no caso do comentário do Ministro sobre os ST em Angola).

Quanto a imprensa em geral…. já estamos acostumados, certo !

Sds.

uitinaxavier

Por 650 milhões a peça deve ser um baita avião, com todo tipo de contra medidas passivas, ativas e claro Lord putin não pode voar em qualquer sucatão.rsrsrsrs