Home Noticiário Nacional Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’

Brasil perde um dos grandes nomes da aviação: José Carlos ‘Neiva’

1190
4

Ipanema-foto-embraer

Um dos principais nomes no país em aviação: José Carlos de Barros – mais conhecido como “Neiva”, faleceu neste sábado (09/02) em São Sebastião (SP).Neiva o renomado projetista e fabricante dos planadores BN-1, e Neiva B, foi fundador da Sociedade Construção Aeronáutica – NEIVA Ltda, onde projetou e construiu os aviões Regente e T-25 Universal bem como fabricou os Paulistinha P-56. Neiva deixa dois filhos: Antonio Carlos e Fernando, noras e netos.

História

Fundada por José Carlos Neiva, fabricou inicialmente planadores, além de inúmeros aviões de treinamento Paulistinha, ainda presente em aeroclubes brasileiros. A partir de 1974, com um acordo com a Piper, começou a produzir aviões sob licença, mudando seus nomes.

A Neiva é uma subsidiária da Embraer desde a década de 1980. A partir de 1999, a fabricação do turboélice regional para transporte de passageiros EMB-120 Brasília foi transferida para a Neiva.

No início da década de 2000, a Neiva possuía aproximadamente 1.000 empregados diretos, a maioria com especialização e muitos deles treinados pela própria empresa.

A Neiva possui atualmente a Certificação SAE AS 9100 da American Bureau of Shipping, considerado um reconhecimento da qualidade dos produtos fabricados pela empresa.

Tecnologia

A subsidiária da Embraer domina importantes tecnologias de alta precisão como, por exemplo, processos e métodos que envolvem a solda em titânio (metal leve e muito resistente) e outras ligas resistentes, soldagem a ponto em alumínio, têmpera de alumínio por um processo térmico chamado solubilização, a anodização ou oxidação controlada de superfícies, entre outras.

Atualmente, a aeronave agrícola EMB-202 Ipanema (foto) é um dos principais produtos da Indústria Aeronáutica Neiva, que em 2005 conseguiu a certificação da sua versão movida a álcool combustível, considerada a primeira aeronave do mundo movida 100% com álcool combustível.

Aviões construídos

  • Planador BN-1
  • Planador Neiva B Monitor
  • Neiva P-56 Paulistinha
  • Neiva Regente
  • EMB-712 Tupi, avião fabricado sob licença da empresa Piper
  • EMB-810D Seneca II, avião fabricado sob licença da Piper
  • EMB-820C Navajo, avião fabricado sob licença da Piper
  • EMB-202 Ipanema
  • T-25 Universal

FONTE: 360graus.terra.com.br

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
HRotorMarcosasbuenoOzawa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ozawa
Visitante
Member
Ozawa

Meus sentimentos à família e à toda comunidade aeronáutica.

Descanse em paz.

asbueno
Visitante
asbueno

Mais um dos nomes que conheci ainda criança lendo sobre aviação se vai. Importante pessoa, idealizador, construtor. Que esteja em paz e que sirva de inspiração aos “aeronáuticos”.

Condolências à família.

Marcos
Visitante
Marcos

Eu trocaria a imagem pelo do Paulistinha.
Como justa homenagem, nada menos que um solo no próprio.
Segue…

HRotor
Visitante
Member
HRotor

Guardo para sempre na memória muitas aventuras em Universal, que me deu asas e um pouco de liberdade depois de velho, e Regente, meu primeiro comando de “avião de guerra” (Ligação e Observação é Aviação de combate, ninguém duvide…).

R.I.P.!