Ministério da Defesa abre documentos confidenciais sobre OVNI

49

image OVNI ODia

Francisco Edson Alves e Marco Aurelio Reis

vinheta-clipping-aereo A abertura de arquivos secretos das Forças Armadas, com relatos de militares que supostamente avistaram Objetos Voadores Não Identificados, será discutida hoje no Ministério da Defesa, em Brasília. A assessoria de imprensa do ministério confirmou que representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica debaterão procedimentos administrativos para cumprir a Lei de Acesso à Informação. Devido ao grande número de pedidos para a divulgação de documentos sobre óvnis, o assunto será colocado em pauta.

“Isso é resultado da Carta de Foz do Iguaçu, assinada por cerca de 500 pessoas durante o 4º Fórum Mundial de Ufologia, em dezembro, solicitando a abertura de documentos confidenciais. Essa luta começou em 2004, mas até agora só a Força Aérea vem cooperando com divulgação de registros relativos a discos voadores”, afirmou o ufólogo Marco Antônio Petit, um dos mais conhecidos do Brasil.

A convocação para a reunião interna de hoje foi feita no dia 22 de janeiro, através de carta encaminhada pelo secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso. Na correspondência, ele menciona a “singularidade da matéria” e a criação de uma comissão de investigação mista — com ufólogos, cientistas e militares, “para exame das eventuais manifestações do fenômeno UFO (óvnis em inglês)”.

De acordo com Petit, a maior parte dos relatos colocados à disposição pela Aeronáutica é referente à rotina operacional do controle de tráfego aéreo. O DIA teve acesso a alguns desses relatórios. Dois deles são descritos por militares no Rio de Janeiro.

No dia 7 de novembro de 2000, conforme o documento 365/1472 do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Condabra), um militar garante ter avistado, de sua aeronave, às 23h, um objeto de luz branca em Santa Cruz, na Zona Oeste. Em outro relato, segundo documento 65 C, do mesmo órgão, dois militares dizem ter visto “várias luzes vermelhas caindo como gotas de um ponto branco” e em deslocamento, por volta de 0h50 do dia 2 de maio de 2001, em Jacarepaguá.

MUDANÇA DE COR E DE POSIÇÃO

Uma das transcrições intrigantes é a gravação feita pelo tenente do Centro de Tecnologia da Aeronáutica, Ari Flávio de Souza, de uma conversa entre pilotos de um voo da Varig com agentes da torre de controle de Curitiba, na noite de agosto de 2003. Um dos pilotos da aeronave, que seguia para São Paulo, relata, atônito, que estava avistando um objeto não identificado. “Não dá para saber o que é…Tá voando paralelo à gente…Agora, mais alto… Tá piscando…Agora tá parado… Na subida tava vermelho, agora está branco…”. “Tentamos todos os meios, mas não conseguimos identificar nenhuma aeronave”, respondeu funcionário da torre.

FONTE: O Dia

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

I beleave in UFO’s…. e já presenciei um objeto na praia…. a muito tempo atrás….

Vejam o filme abaixo e deem a sua opinião….

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Bxmnpw8qGOM#

Sds.

CorsarioDF

Eu acho que são os testes secretos do F-X-3000!!!

Marcos

Baschera

Também já vi. E o troço derrubou todo o sistema elétrico da cidade.
Quanto ao vídeo… sei lá! Tem tanta gente fazendo montagem…

Corsario

Pode até ser!!!

Diogo Pereira Sorrentino

Não é mentira eu mesmo presenciei, eu tinha 11 anos quando o ovni apareceu baixo voando ,eu estava brincando e todos correram , atualmente tenho 33 anos

Giordani

Senhores, O tema UFO deixou de ser um tabú nos últimos 20 anos. É interessante notar que “algo” aconteceu. O assunto foi sendo incorporado ao dia-a-dia, ao cotidiano, tanto que hoje se alguém disser que avistou algo fora do comum, perguntarão aonde, ao passo que no passado, seria alvo de chacota. Eu acredito que nos próximos cinco anos teremos o anúncio oficial de vida bacteriológica fora do nosso Orbe… Hão muito mais coisas entre o céu e a Terra que os aviões de carreira… Bom, já que o Bascha postou o dele, aqui vai o que Eu gravei recentemente, lá… Read more »

Baschera

Legal Giordani….. pena que ou não temos equipamento para filmar na hora em que acontece ou nos falta um modo de aproximar a imagem… Eu estava, no inicio dos anos 80, em Arroio do Sal, retornando de Areias Brancas acompanhando uma amiga até sua casa, à noite… na época aquilo era um breu e avistamos um ponto luminoso na direção do mar…. pairando…. chamou a atenção pois o objeto trocava de cor….. pairado…sem movimento…. de repente…ele disparou a uma velocidade impossível pra algo construído pelo homem e se posicionou naquele morro das antenas (acho que se chama “morro do chapéu”)… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Baschera, vi algo parecido com isso no início dos anos 90, só que mais alto no céu, também se movimentando de repente a velocidades impossíveis para as coisas alares que costumamos ver. E com o “plus” de não ser só um, mas vários pontos luminosos, num verdadeiro balé aéreo em volta de um ponto um pouco maior, todos brilhantes e multicoloridos. O problema é o contexto: Ilha do Cardoso, praia deserta, uma turma de rapazes e moças vendo tudo isso juntos, e éramos todos jovens e inconsequentes… “This is the dawning of the age of Aquarius… The age… Read more »

Leonardo

Bom pessoal, o que posso dizer é que também acredito em vida inteligente fora da Terra quando era moleque aqui no Rio de Janeiro em duas ocasiões avistei OVNIs daí dizer que eram Extraterrestres já é outra história, mas em ambos os casos não emitiam som algum e realizavam algumas evoluções até sumirem no horizonte, também curto muito a teoria dos Astronautas Antigos.

Marcos

O que presenciei:

Primeiro houve a queda de energia por toda a cidade: blackout;
Depois uma imensa esfera branca brilhante, com diâmetro de uns 30 metros passou por sobre a cidade a uma altura de máxima de cem metros e a uma velocidade de uns 30 km/h;
Acompanhava o objeto um intenso nevoeiro.

Baschera

Marcos,

Este seu testemunho é sinistro….. voo baixo e nevoeiro….. brrrrrr !!

Nunão,

Captei…. hehehe….. e o seu perece com o filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”…. que quando assisti pela primeira vez fiquei arrepiado…. depois fui ver outras três vezes !!

Sds.

Roberto F Santana

Já vi, me comuniquei, fiz amizade com um deles, falam uma língua estranha, não dá muito para entender.
Consegui depois de muita insistência, dar uma volta no disco voador deles, é legal, mas fiquei tonto, gira demais.
No próximo verão talvez vá visitá-los em seu planeta,que não é bem um planeta, é uma das luas de Saturno, esqueci o nome.
Os caras são legais, só achei que não são tão inteligentes assim, eles acreditam em cada bobagem!

Baschera

Sobre a matéria, eu achava que, do assunto, muito dos documentos oficiais já tivesse sido liberado ao público….. então vão liberar mais o quê ??

Também recomendo a releitura das matérias cujos links o Poggio colocou no final do texto…. e dos comentários também !

Sds.

Nick

Acredito em UFOS, ou em civilizações aliens, mas hoje em dia é fácil criar uma “prova”.

A melhores provas no meu entender, são aquelas estátuas antigas que lembram foguetes e deuses que parecem usar roupas de astronautas… 😐

Sobre a liberação de documentos, quero fotos dos ET de Varginha 🙂

[]’s

Roberto F Santana

O alienígena, era verde, meio que transparente, tinha o pescoço longo, e espumava quando falava, tinha uma espécie de chapeuzinho de metal na cabeça.
Lembrei do nome do viajante espacial.
Hein…
Heineeeeeeee…..

Heineken!

Vader

Jo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay. 😉

Hamadjr

Bah que ver depois daquele cigarim do capeta ou então do chá de cogumelo, é possível ver disco voador, quadrado voador, retângulo e por ai a fora

asbueno

Como disse o Nick, está fácil criar hoje em dia. Também temos a meteorologia e efeitos óticos, aeronaves com luzes incomuns, balões etc. mas ainda assim, segundo as estatísticas, sobra algo sem explicação. É muito difícil estarmos sós no universo. São bilhões de galáxias com bilhões de estrelas com seus sistemas de planetas. Mas se eles vem de muito longe devem fazê-lo com uma tecnologia fantasticamente diversa da nossa. Ou, quem sabe, as naves sejam terrestres! Podem ser de alguma potência, ultrassecretas ou, absurdamente (!) como máquinas do tempo, em que terrestres retornam ao passado ou viajam ao futuro (leram… Read more »

Edgar

A possibilidade de existência de vida fora do nosso planeta é muito pequena, ainda mais vida inteligente. Por mais que sejam bilhões de galáxias com bilhões de estrelas e seus respectivos planetas em nosso Universo visível, existe uma infinidade de fatores que exigem uma sintonia correta, um ajuste fino e exato para que o planeta ou lua dê sustento à vida, seja proximidade com sua estrela, água em estado líquido, o planeta precisa ser rochoso e, em geral, pequeno como a Terra (a maioria dos planetas grandes/gigantes são gasosos, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), etc. E por mais que… Read more »

asbueno

Bom Edgar, concordo com você em relação as dificuldades de existência e de viagem. Mas não devemos esperar vida baseada apenas em carbono e que tenha a água como componente. O Sagan já especulava (e certamente outros também) sobre, por exemplo, vida baseada em silício. As combinações teoricamente seriam muitas. E se Deus nos criou talvez ele seja suficientemente criativo para elaborar diversas outras formas de vida. Fico imaginando como seria navegar através de Worm Holes. Que tipo de controle haveria, se é que haveria algum. Os caras teriam que mapear (se é que isso pode ser assim dito) os… Read more »

Edgar

asbueno, esta teoria da possibilidade da vida baseada em silício eu desconhecia. Minha argumentação foi baseada em 5.000 horas de vôo documentários da Discovery/NatGeo/History 🙂 Eles sempre falam a respeito do instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence – http://www.seti.org/), onde eles sempre buscam como primeiros fatores o planeta ser rochoso, pequeno e ter água no estado líquido, além do foco deles, que é o estudo das radiofrequências enviadas/recebidas. Sobre os Wormholes, um documentário interessante pra quem quiser ver é esse: http://www.youtube.com/watch?v=ColoMj2s4_A É aquele “Como Funciona o Universo?” com o Morgan Freeman, que passa na Discovery. Esse episódio é o “É… Read more »

Giordani

Edgar,
O Carbono, da qual somos feitos, não é o elemento mais abundante do Universo…muito menos o Oxigênio…e mesmo assim gerou vida, e vida dependente de oxigênio…pense nisso. 😉

No mais, só nos resta uma coisa: JÁ CHEGOU O DISCO VOADOR!!! 🙂

asbueno

Edgar, valeu pelas dicas. Não sou profundo conhecedor do assunto. Apenas um curioso.

Giordani, boa lembramça, essa da frase! rsssssss…

Ozawa

Eis a matéria completa da RFA nº 43, agora em vídeo.

A Noite Oficial Dos Ovnis No Brasil – Revista Força Aérea

http://www.youtube.com/watch?v=sPeKPPoFpho

aldoghisolfi

BASCHERA: vi o filme. Nada, nem niguém detectou em algum momento, a imensa atividade ufológica mostrada?

eduardo pereira

Pessoal ja vi o filme CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU e na boa, após arrepiar até os pelos do nariz, na MINHA OPINIAO tratava-se de possessao demoniaca desvirtuando o que diz o livro da vida ,A PALAVRA DE DEUS, A BIBLIA SAGRADA, trasendo duvidas ao coraçao do homem sobre os misterios de Deus e sua palavra revelada. Sem demagogia creio que Deus pode ter feito muito mais do que vemos ,ouvimos ou imaginamos, mas, o que eu remeteria a seres espaciais biblicamente, eu encaixaria os anjos caidos ( VEJA QUE PERTO DO FINAL DO FILME O SER AO SE COMUNICAR… Read more »

HRotor

O astrofísico/cosmólogo/matemático Stephen Hawking, em seu livro O Universo em uma Casca de Noz, aborda a possibilidade de vida em outros planetas, até com referências à série Star Trek.

O livro é imperdível, porém, para desalento geral, vai pela linha do que escreveu o Edgar.

Marcos

A possibilidade de achar vida em outro planeta é imensa.
A questão é que essa vida pode ser bem diferente da nossa.

Já a questão dos ditos objetos voadores… sabe-se lá a origem
disso dai. Hipóteses vão desde seres que abitam o centro de nosso
planeta até vindos de alguma outra dimensão.

Marcos

Em relação a “Operação Prato”: cadê as fotos????

Marcos

Lembrei agora do acidente com um Tucano em Santos, no qual a asa se rompe. Em câmara lenta dá para ver um objeto do tamanho de um bola de futebol que passa a altíssima velocidade rente à aeronave um pouco antes do acidente.

Ozawa

A propósito, são 02:16 am, e está passando na HBO, e em outros horários ao longo do dia, “Apollo 18 – A Missão Proibida…”

DrCockroach

Muita gente se entregando (vuuuuch….). Mas realmente, 400 bilhoes de estrelas na nossa galaxy, mais 100 bilhoes de galaxias, e agora a hipotese eh que os wormholes sao conexoes p um outro universo paralelo… Por isso meu cabelo em peh. Cade a caipirinha?

[]s!
P.S.: agora quero saber quem terah coragem de contar a experiencia com a alien anal probe… 🙂

Baschera

aldoghisolfi disse:
7 de fevereiro de 2013 às 18:06

BASCHERA: vi o filme. Nada, nem niguém detectou em algum momento, a imensa atividade ufológica mostrada?

Vai saber…. a filmagem foi feita na Estação Espacial Internacional….. mas os caras escodem tudo…. e nem sequer atestam a veracidade dos vídeos….. como se fosse possível negar o local da filmagem….então acho que deveriam sim dar explicação.

Ainda acho que aquele velho xavão esta valendo para governos, cientistas e militares….. o medo de contar a verdade para não criar panico e desfazer mitos religiosos.

Sds.

Edgar

Baschera, em minha opinião, caso estes UFOs sejam realmente spaceships, os ETs pilotos teriam de morar em nossa redondeza, seja no interior de Marte (acho difícil pois o planeta perdeu praticamente toda sua atmosfera) ou em alguma lua dos planetas maiores do sistema solar (dada a baixíssima temperatura, e a água em estado sólido, a forma de vida necessariamente teria de ser completamente diferente da encontrada na Terra) e mesmo assim, dada a velocidade de saída dos UFOs de nossa atmosfera no vídeo que você enviou em torno de 37.500 km/s (calculada pela altura da ISS de 350 km e… Read more »

cristiano.gr

Me surpreendi com a quantidade de comentários. Não acredito em ovnis e ETs, mesmo já tendo presensiado um avistamento coletivo em uma cidadezinha do RS, eu só vi um trio de luz azul, vermelha e verde girando no céu 1h antes do avistamento, mas parecia um avião a noite. Faltou luz como sempre acontece, policiais militares tiveram que ficar na rua da pacata cidade tamanha era a população assustada às 00:30 da noite. Para mim são os “americanu” hahahauhaua. Concordo com as teorias apresentadas no Discovery Channel de que na IIWW americanos roubaram todos os projetos de discos voadores do… Read more »

Optimus

Pra mim um dos mais interessantes “incidentes” (junto com a Operação Prato) não só do Brasil mas do mundo ocorreu no RS com o Sr. Westendorff:

http://www.youtube.com/watch?v=Qe8ETMQxwts

cristiano.gr

Não deixo de crer totalmente.

A condição para eu acreditar é que se existirem, estão visitando a Terra a muito tempo e, hoje, os que estão no planeta são do mal e exercem uma influência muito grande nos governos terrestres tentando afastar a humanidade do caminho do bem e de Deus.

Marcos

UAV alienígena derruba Tucano da EDA

http://www.youtube.com/watch?v=kFftTP4u43Q

joseboscojr

Se tem vida inteligente fora da Terra eu não sei, já na Terra com certeza não tem. rsrsss Mudando de pato pra ganso, uma hipotética propulsão dos “discos voadores” é bem parecida com a “lagarta” do submarino ficcional “Outubro Vermelho”, que usa eletromagnetismo para mover o fluído ao redor, mais especificamente um sistema conhecido como MHD (magneto-hidrodinâmico). Embora bem sofisticada ela ainda é baseada na velha lei da “ação e reação” já que a atmosfera (no caso do Outubro Vermelho, a água do mar) serve de matéria a ser “ejetada” para um lado enquanto o “disco” vai pra outro. Diferente… Read more »

Baschera

Brigadeiro Otávio Júlio Moreira Lima, então ministro da Aeronáutica: – “Radar só detecta superfícies sólidas, objetos metálicos e nuvens (massas) pesadas. Não havia nuvens nem aeronaves convencionais na região. O céu estava limpo. Radar não tem ilusão de ótica”. – “Só podemos dar explicações técnicas, e não as temos”. – “Seria muito difícil para nós falarmos sobre a hipótese de que esses objetos seriam de origem extraterrestre”. – “A hipótese de uma guerra eletrônica é muito remota, e não é o caso aqui no Brasil”. – “É fantástico. Os sinais nos radares eram bem claros”. Coronel Ozires Silva, então presidente… Read more »

Baschera

Para quem tiver paciência em procurar e ler…..

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governo/brasil/docbra.htm

Sds,

Baschera

Pequena amostra:

Foto dos arquivos da “Operação Prato” (1977/1978)

comment image

Sds.

Baschera

Interessante o documento reservado do SNI (ACE 3379/83) em seus relatos sobre a Operação Prato….. em investigação realizada pelo primeiro COMAR….

Sds.

Marcos

Há um outro sistema de propulsão, por aquecimento do ar via feixes de luz e que, evidente, só poderia ser utilizado dentro do ambiente atmosférico. Segue:

http://www.youtube.com/watch?v=fFeqT4oQCdM

Marcos

Existem alguns estudos sobre anti-gravidade – Stimulated Anomalous Reaction of Gravity (SARG) -, mas como disse o Bosco, a coisa anda mais
para o campo da especulação teórica, embora já exista alguns testes reais da coisa em laboratório. Outros exemplos teóricos, ou não tão teóricos assim, já que testes de laboratório vem sendo realizados, são o transporte de partículas atômicas, o tal de “tele-transporte”.

joseboscojr

Eh! Existem muitos sistemas de propulsão mas a mais provável de acordo com as observações seria alguma coisa baseada no conceito do MHD. A mudança de cor, a emissão de luz, a interferência nos sistemas elétricos, o cheiro de ozônio, etc, sugere um sistema eletromagnético de propulsão ou baseado no MHD ou baseado na “antigravidade”. Os dois precisariam de uma fonte de energia elétrica que só pode ter origem nuclear, ou um tipo inusitado de fissão ou fusão (ou antimatéria ???). Se for “antigravidade” fica mais aceitável a hipótese de que “eles” tenham desenvolvido também a “propulsão mais veloz que… Read more »

joseboscojr

Marcos, Na verdade devo me desculpar por achar uma sugestão sua mais improvável que a minha,frsrsrs, já que tudo é especulação e o mais provável é que os fatos discutidos sequer existam e se existirem devem ser muito mais estranhos que nossa relês imaginação é capaz de supor. Como o assunto é hipotético, na verdade qualquer sugestão é aceitável e não há nada que impeça que, na medida que acreditarmos na hipótese de estarmos sendo visitados por alienígenas, que eles também tenham fontes de energia em terra. Talvez isso explique até o fato deles serem mais comuns em alguns lugares… Read more »

Marcos

Não há o que se desculpar, já que estamos apenas especulando a coisa toda.

Abç

Nick

Acredito que ao especularmos sobre a forma de propulsão destas naves aliens, é que a diferença tecnológica é tão grande que cria dificuldades em enterdemos ou aceitar , ficando mais no campo da especulação.

Claro que a imaginação ajuda, por exemplo voar através do hiper-espaço, manipular a gravidade, etc.

Acredito que daqui uns 1000 anos, se a humanidade não se destruir antes, estaremos criando as primeiras naves hiper-espaciais. 🙂

[]’s

Optimus

Concordo, Nick! Especulamos sobre o que nós conhecemos, mas possivelmente existem tecnologias e fontes de energia além de nossa atual capacidade de compreensão.. Tente explicar o funcionamento de um Nuclear Strike Carrier (inclusive seu sistema de propulsão) para um engenheiro naval do tempo de Colombo…

Caro, Baschera, olha que Interessante, NASA admite pela primeira vez a existência de Orbs:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zTElV_Yf9-g