Qaher 313 - foto 2 Press TV

Segundo ministro da defesa do Irã, aeronave é capaz de se evadir a radares

Qaher 313 - foto via Business InsiderNeste sábado, 2 de fevereiro, a PressTV do Irã noticiou a apresentação do novo avião militar avançado iraniano Qaher-313 (Conquistador-313), em cerimônia que contou com a presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad, do comandante do Exército, major general Ataollah Salehi, do ministro da Defesa, general brigadeiro Ahmad Vahidi e do comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã, general brigadeiro Hassan Shah-Safi. A cerimônia fez parte das comemorações de dez dias da vitória da Revolução Islâmica de 1979.

O presidente Ahmadinejad destacou que a defesa do Irã não serve a objetivos de “expansionismo e agressão a outros países”, sendo de “dissuasão” por natureza.

Ahmadinejad também afirmou que o caça a jato foi projetado e fabricado totalmente por especialistas iranianos. O Qaher-313 é tido como similar ao norte-americano F/A-18, apesar de sua aparência ser similar ao F-5E/F Tiger II, segundo a reportagem da PressTV.

Qaher 313 - foto Press TV

Já reportagem do site Business Insider, baseado em fotografias provenientes da Agência de Notícias FARS e citando opiniões do site The Aviationist, afirma que o novo jato furtivo tem um design peculiar, com cortes e ângulos que lembram o F-22 dos Estados Unidos e o formato da cauda dupla similar ao também norte-americano F-35.

Q-313-cockpit - via The AviationistAs grandes superfícies “canard” parecem fixas, e as pequenas asas têm a seção externa dobrada para baixo. O material do canopi parece ser um simples plexiglass e a cabine, básica. As tomadas de ar são bem pequenas e não se vê qualquer tubeira na traseira. Além disso, o avião parece ser muito pequeno, na opinião do site. Clique nas imagens para ampliar.

Voltando à reportagem da PressTV, foi afirmado que o bombardeiro monoposto foi construído baseado em tecnologias do estad0-da-arte e conquistas modernas do setor de defesa.

Q-313- fuselagem traseira - via The AviationistRecentemente, o Irã realizou grandes conquistas neste setor e ganhou autossuficiência em equipamentos militares essenciais, assim como em sistemas de defesa.

O primeiro jato de combate produzido pelo Irã é o Azarakhsh (Relâmpago), do qual foi derivado o Saeqeh (Trovão). O primeiro esquadrão dos caças-bombardeiros Saeqeh foi apresentado em um show aéreo em setembro de 2010.

Os jatos Azarakhsh e Saeqeh podem ser vistos nas fotos abaixo, também divulgadas pela PressTV e que já são bastante conhecidas.

Azarakhsh - foto PressTV

Saeqh - foto PressTV

Segundo o ministro da Defesa Ahmad Vahidi, o Qaher-313 é “superavançado” e capaz de se “evadir aos radares”.
Falando nos bastidores da cerimônia deste sábado, Vahidi disse que a aeronave tem uma “seção-reta radar muito pequena”, sendo capaz de conduzir operações a baixas altitudes.

O ministro também destacou que materiais avançados e sistemas eletro-iônicos foram utilizados na estrutura da aeronave, acrescentando que ela é capaz de levar avançados armamentos e operar em pistas curtas, com fácil manutenção.

Qaher 313 - foto 2 via Business Insider

FONTES / FOTOS: PressTV, Business Insider e The Aviationist (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

Colaborou: Marcos

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Isso é sério?

Giordani

“O Qaher-313 é tido como similar ao norte-americano F/A-18, apesar de sua aparência ser similar ao F-5E/F Tiger II, segundo a reportagem da PressTV.”

Negativo! Pelo pouco que deu pra ver não lembra o Forevis em nada! Me lembrou o falecido Bird of Prey…

Vader

Kkkkkkkk, virou festa agora… Qualquer um faz uma aeronave quadradinha, dá uma mão de tinta escura e chama de “istélfi”, rsrsrsrs…

Simplesmente patético. Chega a dar vergonha alheia.

Vamos ver quantas horas essa parafernália toda e esses mock-ups iranianos vão durar quando os caças (de verdade) começarem a cruzar os céus e as bombas começarem a cair…

HMS TIRELESS

Mais parece que foi feito de cartolina e compensado, embora as tietes ensandecidas do Foro de SP já venham dizer que é muito superior ao F-22 e ao F-35 juntos…

Baschera

Hahahaha….. perdemos até para o Irã….. daqui a pouco a Bolívia vai “apresentar” uma cópia de uma X-Wing…e nós de F-5 Forevis e Tucanão…

Agora, falando sério, este aí leva o que ?? duas Mk-82 internas ??

Que aviônica estado da arte tem ?? Que radar …. AESA / PESA/ MESA ??

Quero, primeiro … ver voando….manobras… nada de voo em linha reta…

Sds.

graanbarros

já fazem aeromodelos com essa escala? Vou comprar um!

Baschera

Mais fotos do bixinho…. é pequeno !!

comment image

comment image

comment imageht

comment image

Baschera

Nunão,

Meu padawan…. libera meu post com pelo menos mais quatro fotos do Q-313….

Sds.

Baschera

Primeiras impressões: – Não lembro de ter visto avião stealth com asas tão pequenas e cuja seção da ponta é inclinada para baixo. – O cookpit é extremamente pequeno e seu painel mais ainda, sem grandes visores ou mostradores. – Até mesmo o assento do piloto é extremamente pequeno (aliás….que assento é este ??) – Os canards são aparentemente fixos….. e desproporcionais para o tamanho total do avião. – O 313 tem um conjunto de duplas asas…. estranho…. asas menores na parte frontal e pouco maiores na parte mais atrás…. com as bordas duras nas da frente e viradas para… Read more »

Clésio Luiz

Esse foi um dos piores trabalhos de RP que eu já vi. Tá na cara que é um mockup.

Aquela foto da aeronave verde é um photoshop. Podem dizer que é oficial e tal, mas só um cego não vê é um F-5E e que pegaram a asa e colocaram no meio da fuselagem.

Nick

Esse “caça” lembra um demonstrador da Boeing. 🙂

[]’s

Corsario137

HAUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAH…

Corsario137

Sabia que já tinha visto algo similar em algum lugar: Boeing X-36

Peguei um link qualquer: http://www.designation-systems.net/dusrm/app4/x-36.html

Nick

Caro Nunão,

Quando vi esse “caça stealth” iraniano, me lembrei do Bird-of-prey da Boeing. 🙂

http://www.dreamlandresort.com/black_projects/bird_of_prey.html

Mas o Corsário137 matou a charada… 😀

A questão é : esse projeto é baseado apenas no que é encontrado na internet sobre o X-36, ou existe algo mais?

[]’s

Luiz Reis

Parece que os iranianos copiaram um daqueles aviõezinhos que vendiam nos anos 80 dos “Comandos em Ação”… (alguém lembra?) Será que ele faz alguma coisa nos céus ou só faz barulho mesmo?

GBento

Realmente Vader, o único sentimento possível ao ver esse mock-up:

Vergonha alheia.

Giordani

A imagem do pseudo cockpit matou a charada! Mock up sem vergonha! O que é o painel! Beira a fantasia! Isso é carro alegórico, digo, avião alegórico!

Rá! Pegadinha do Ahmadinejad!!!!

HMS TIRELESS

Se os amigos observarem o cockpit do destaque de carro alegórico, ele tem um tocafitas Roadstar…rs!

Corsario137

Nunão,

kkkk….Esses foram os posts mais divertidos dos últimos meses!
Eu já baixei todas as fotos para ver em close e cara…é MUITO TOSCO.

E já vi da onde roubaram a aeronave que aparece no vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=E-5ctTWQODk

carlosserrat

Para quem acredita em Papai Noel parece uma máquina fantástica. Construído ao que tudo indica com material de sucata ( o Canopy de plástico reciclado é um primor ) não dá para levar a sério! Dá? Alguém já viu a ” coisa ” taxiando,, decolando ou pousando ? No país dos aiatolás o povo acredita!!!! Sou mais São Tomé. Só vendo para crer.

joseboscojr

Eu só posso achar que seja uma manobra diversionista das autoridades iranianas. Ou é isso ou eles literalmente piraram. Por mais inocentes que eles sejam, coisa que duvido, o serviço de inteligência do Irã não teria permitido algo tão tosco, caso a intenção fosse mesmo dar a entender que eles tenham um caça de 5ª G. Parece que eles é que estão brincando com o ocidente. Ou então a única função desse “caça” é a propaganda interna, porque qualquer um com dois neurônios conectados (tico e teco) saberia que externamente tal “proeza” seria vista com a mais absoluta desconfiança, pra… Read more »

joseboscojr

Em sendo verdade que a intenção era “enganar” o ocidente, como no caso do photoshop dos mísseis, do desfile do sistema S-300, dos vários outros mísseis, caças e helicópteros de produção local (iguais aos que foram lá deixados pelos EUA) etc, é lícito desconfiar que eles não têm instalações reforçados por concreto especial e secreto coisa nenhuma. Na verdade dá pra desconfiar até que eles tenham mesmo um programa nuclear e muito menos um voltado para a produção de armas. Se isso for verdade seria mesmo “implicação” dos israelenses e americanos, que estariam cansados de saber que não tem coelho… Read more »

joseboscojr

Toda a intimidação do Irã se baseia na sua hipotética capacidade de lançar um ataque arrasador sobre Israel com dezenas, centenas (algumas fontes citam, milhares), de mísseis balísticos de alcance médio. Esse é o mantra que vem sendo repetido há pelo menos 10 anos, inclusive com seguidores fieis aqui no Ocidente, especialmente no Brasil, que não vê a hora dos sionistas serem varridos da Terra por um mar de fogo e aço vindo do Irã. Começo a desconfiar que os iranianos não têm nada disso. Se tiverem é meia dúzia de Scuds enferrujados e olhe lá. Se for uma deliberada… Read more »

Baschera

Mahmoud Ahmadinejad para Bosco:

“Cê não vai com a minha cara ??” 🙂 🙂

Calma Bosco….. os “baixinhos e barbudinhos” sabem muito bem explorar o marketing…. quando saem do governo….. ve-se uma panela velha, cheia de furos…e sem tampa.

Sds.

Carcará 01

Gente, já vi muita coisa tosca nesse mundão véio de Deus, mas essa foi pra rachar o “quengo”, como dizemos aqui… O que diabos é isso??Bem, primeiramente, é obvio que é um mockup mal feito e sem vergonha. E aquela “cabine”?? Parece extraida de uma nave espacial dos filmes de ficção tipo D dos anos 70!! E com essa “cadeirinha”, mal daria pro Ferrugem pilotar!!! E com esse tamanho todo vão soltar o que, traque de massa?? Peido de véia?? kkkkkkkkkkkk!! Radar?? Que Radar?? Tecnologia?? Mermão, se isso sair do chão podem rasgar os livros de física!! Que vergolha alheia… Read more »

Marcio

Srs,

por favor… Vocês acham que nosso amigo Ahmadinejad roubaria as idéias óbvias e triviais do F-22, F-35, Bird of Prey, Boeing X-36… O projeto iraniano é claramente baseado no projeto do link anexado.

😛

comment image

Nautilus

Olha, do que eu gostei no caça stealth iraniano: – O painel é legal: tem DVD Player e GPS integrados de fábrica. Tem também uma calculadora científica HP integrada. – Usa um rádio-controle Futaba relativamente barato para voar… Do que não gostei: – O painel não tem previsão de entrada para iPod. – O assento ejetável está em escala 1/48, assim como resto do avião, e o piloto está em escala 1/32. Simplesmente não cabe! – O pessoal que construiu esqueceu de usar Tamiya Compound (Coarse, Fine e Finish) para dar um polimento no canopy. Se tivessem dado um mergulho… Read more »

Nautilus

Agora já sei como o Irã planeja aniquilar Israel. Vai matá-los de tanto rir!