C135 na Operação Serval

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    c135-09

    Cinco aeronaves de reabastecimento em voo (ReVo) e transporte C135 da Força Aérea Francesa baseadas em Istres estão operando desdobradas a partir do aeroporto internacional de N’Djamena (capital do Chade) em apoio às missões de ataque e reconhecimento sobre o norte do Mali.

    Em função das condições climáticas de N’Djamena, onde as temperaturas podem superar 40ºC, os C-135 estão operando com a sua capacidade máxima de combustível reduzida por segurança, caso ocorra uma pane em algum dos motores durante a decolagem.

    c135-06

    c135-01

    FOTOS: Ministério da Defesa Francês

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    Ivan
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    Ivan

    Os 5 (cinco) aviões cisterna que aparecem na primeira foto são Boeings KC-135RF, versão francesa do KC-135R equipados com o excelente turbofan CFM56 (designação militar americana F108-CF-100). O Armée de l’Air opera 11 (onze) desta versão e mais 3 (três) de versões mais antigas. Alguns dados: Comprimento: 41,53 m; Envergadura:.. 39,88 m; Altura: ….. .. ….. 12,70 m; Área alar: …… 226,00 m²; Peso vazio: … … … 44.663 kg; Peso carregado: 135.000 kg; MTOW: … … … …. 146.000 kg; Useful load: …. …. 90.700 kg (observar que é a diferença entre o peso carregado normalmente usado, diferente do… Read more »

    Marcos
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    Marcos

    E para fugir dos radares inimigos, os franceses fazem isso…

    http://www.youtube.com/watch?v=EJRDfbjEQxw

    Almeida
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    Almeida

    Esses pilotos franceses são muito loucos! 🙂

    Giordani
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    Giordani

    Isso só prova a importância desses tipo de vetor! Me admiro o mundo ainda não ter um avião-tanque totalmente em delta, pois a capacidade de combustível seria imensa!

    Ivan
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    Ivan

    Giordani, Os REVO são normalmente adaptações / conversões de aeronaves de carreira civis (Airbus A-330 MRTT/Voyager, Boeing KC-135 e KC-46) ou de aeronaves de transporte militar (Ilyushin Il-78 Midas e Lockheed KC-130) para aproveitar um projeto e uma logística (manutenção e peças) já existentes. No caso de derivados de aviões comerciais a oportunidade de conseguir ‘spare parts’ no mercado a melhores preços é ainda maior. Como são aviões que voam na retaguarda e no contexto dos últimos 30 (trinta) anos as forças aéreas ocidentais lutaram com prévio domínio dos céus, a figura de um avião cisterna penetrador foi pouco explorado,… Read more »

    Corsario137
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    Corsario137

    Ivan sambou na explicação, parabéns!