domingo, dezembro 5, 2021

Gripen para o Brasil

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C135 na Operação Serval

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

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Cinco aeronaves de reabastecimento em voo (ReVo) e transporte C135 da Força Aérea Francesa baseadas em Istres estão operando desdobradas a partir do aeroporto internacional de N’Djamena (capital do Chade) em apoio às missões de ataque e reconhecimento sobre o norte do Mali.

Em função das condições climáticas de N’Djamena, onde as temperaturas podem superar 40ºC, os C-135 estão operando com a sua capacidade máxima de combustível reduzida por segurança, caso ocorra uma pane em algum dos motores durante a decolagem.

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FOTOS: Ministério da Defesa Francês

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Ivan

Os 5 (cinco) aviões cisterna que aparecem na primeira foto são Boeings KC-135RF, versão francesa do KC-135R equipados com o excelente turbofan CFM56 (designação militar americana F108-CF-100). O Armée de l’Air opera 11 (onze) desta versão e mais 3 (três) de versões mais antigas. Alguns dados: Comprimento: 41,53 m; Envergadura:.. 39,88 m; Altura: ….. .. ….. 12,70 m; Área alar: …… 226,00 m²; Peso vazio: … … … 44.663 kg; Peso carregado: 135.000 kg; MTOW: … … … …. 146.000 kg; Useful load: …. …. 90.700 kg (observar que é a diferença entre o peso carregado normalmente usado, diferente do… Read more »

Marcos

E para fugir dos radares inimigos, os franceses fazem isso…

http://www.youtube.com/watch?v=EJRDfbjEQxw

Almeida

Esses pilotos franceses são muito loucos! 🙂

Giordani

Isso só prova a importância desses tipo de vetor! Me admiro o mundo ainda não ter um avião-tanque totalmente em delta, pois a capacidade de combustível seria imensa!

Ivan

Giordani, Os REVO são normalmente adaptações / conversões de aeronaves de carreira civis (Airbus A-330 MRTT/Voyager, Boeing KC-135 e KC-46) ou de aeronaves de transporte militar (Ilyushin Il-78 Midas e Lockheed KC-130) para aproveitar um projeto e uma logística (manutenção e peças) já existentes. No caso de derivados de aviões comerciais a oportunidade de conseguir ‘spare parts’ no mercado a melhores preços é ainda maior. Como são aviões que voam na retaguarda e no contexto dos últimos 30 (trinta) anos as forças aéreas ocidentais lutaram com prévio domínio dos céus, a figura de um avião cisterna penetrador foi pouco explorado,… Read more »

Corsario137

Ivan sambou na explicação, parabéns!

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