PF responsabiliza FAB por fuga de avião que traria drogas do Paraguai

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Aeronave pousaria em pista da área rural de Boa Esperança do Sul, SP. Políca armou operação, mas piloto foi alertado por quadrilha e fugiu.

 

A-29 com indicação de frequência na cabine - foto FAB

A Polícia Federal (PF) de Araraquara (SP) afirma que o caça da Força Aérea Brasileira (FAB), que rastreava uma aeronave carregada de armas e drogas vindas do Paraguai e que pousaria em Boa Esperança do Sul (SP), no último sábado (19), estava muito próximo do avião suspeito, o que alertou a quadrilha. A FAB alega que seguia o avião à distância, de forma oculta, e que o piloto da aeronave clandestina não foi comunicado e sequer viu a aproximação do caça.

A PF começou a investigar a quadrilha há cerca de dez dias, quando um dos suspeitos comprou combustível para aviação. O esquema foi descoberto e a operação preparada. “Como havia a possibilidade da invasão do espaço aéreo brasileiro, nós contatamos a FAB para monitorar via radar a invasão e o trajeto dessa aeronave clandestina”, conta o delegado.

A aeronave desceria em um campo de pouso utilizado por aviões agrícolas. No local, três homens aguardavam as armas e drogas. A Polícia Federal montou um cerco ao lado da pista no meio de um canavial, mas, segundo o delegado Alexandre Braga, o avião da FAB estava muito perto e os integrantes da quadrilha que estavam em terra deram o sinal para o piloto não pousar.

O avião suspeito retornou ao país de origem e foi seguido pela FAB por cerca de 800 quilômetros até entrar no espaço aéreo do Paraguai. “Há alguns anos, foi editada a lei do abate que prevê situações como essa, mas quem decide isso é a FAB”, diz o delegado da PF.

Sobre essa possibilidade, a Força Aérea afirma que existe um protocolo, mas que neste caso não era esse o programado. A FAB diz ainda que a aeronave investigada foi identificada e que as informações ainda sigilosas serão repassadas à PF.

Ação

Um homem de 26 anos, suspeito de integrar o grupo que receberia as drogas e armas vindas do Paraguai, morreu após trocar tiros com a PF. Um vereador de Bocaina (SP) foi preso e um terceiro integrante da quadrilha conseguiu fugir.

A polícia apreendeu um revólver calibre 38, uma pistola, munição e um rádio de comunicação. No pátio da PF estão dois veículos usados pelos suspeitos. Um dos automóveis está com o vidro estilhaçado devido à troca de tiros. O outro está carregado com os galões de combustível que serviria para reabastecer o avião.

FONTE: G1

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Vader

Ah que gracinha… A PF monta um cerco no local e a aeronave foge porque os caras viram do solo o Super Tucano da FAB? E o “bloqueio” da PF? Esse eles não viram? Bons esses marginais hein? Que coisa: eles conseguem identificar um A-29 voando no ar, coisa que muito especialista não consegue, mas não conseguem “perceber” que estão “cercados”? Ou será que eles possuem radares de acompanhamento do espaço aéreo, mas não tem o velho Eyeball Mk1, além do ‘desconfiômetro” bem próprio desse tipo de bandidagem, para perceberem o cerco da PF? Me recuso a acreditar que a… Read more »

Giordani

Falta de planejamento. Só no que posso pensar com base nestas informações editada pelos famosos estagiários do G1. Simplesmente uma bagunça! Montar cerco ao lado dos marginais. O piloto marginal não viu, ele focou apenas em 2 graus a sua frente e nada mais!! Foi o pessoal em terra que localizou o A-29?!?!?! E voou 800km dentro do território brazileiro sem ser interrogado? Questionado? Forçado a pousar???? Ah! Por favor! Se isso for verdade, essa Lei do Abate é tão séria, mas tão séria quanto mapa astral!!!!! Eu já escrevi em outra oportunidade e repito, jamais, JAMAIS, um avião será… Read more »

Diegolatm

Essa história está muito mal contada….não acredito nessa reportagem.

juarezmartinez

Srs. Quem conhece os meandros do dia a dia operacional nas fronteiras, sabe que isto é corriqueiro, e que a lei do abate é para Inglês ver. Nenhgum avião será abatido enquanto estiver a turma que está ai, pois os militares sabem das armadilhas envolvidas no processo e quem vai acabar em umTribunal militar será o comandante da força e o piloto que efetuar o abate. Os traficantes estão trazendo crianças a bordo e quando são abordados pelos interceptadores, colocam as crianças na porta da aeronave(normalmente aparetando serem menores do 10 anos), já viram o tamanho do pepino…então…. Grande abraço… Read more »

Grifo

Senhores, mais uma trapalhada da Polícia Federal, que quer colocar na FAB a culpa dos meliantes terem visto os policiais fazendo tocaia em solo e avisado a tripulação do avião.

De resto a chamada Lei do Abate é uma piada legal que jamais será utilizada pela FAB que não quer os seus oficiais sendo julgados por homicídio.

DrCockroach

Historia realmente mal-contada, trabalho de jornalismo fraquissimo, etc, etc.

Mas sem saber realmente o que aconteceu, o que os brasileiros querem eh que as duas organizacoes (PF e FAB) trabalhem em harmonia; os comentarios do delegado p imprensa sao de uma infelicidade total ( mesmo que fossem eventualmente verdadeiros) e depoem contra ele mesmo. Diria:
“Vc tem o direito de permanecer calado, caso decida falar, tudo que disser poderah ser usado contra vc…”

Falta ordem na casa.

[]s!

andre.dadys

Companheiros, Ao observar outros fatos passados, podemos conjecturar: – A PF opera (ou tenta operar) VANTs. A CIA opera UAVs armados. – A PF demonstra grande vontade vontade de aumentar a sua atuação nas fronteiras. – A PF gosta de aparecer. Por outro lado: – A FAB vem fazendo o possível para manter suas aeronaves em condição de voo. – A FAB tem limitações de voo com os caças (mesmo os ALX) – A FAB está seguindo os protocolos da Lei do Abate. O que podemos concluir: A PF daqui a pouco vai querer comprar o SuperTucano para patrulhar as… Read more »

calopesdasilva

Completando a ideia do Andre.dadys, na próxima solicitação de auxílio da PF, a FAB (que tem a maioria esmagadora de seus militares, inclusive os pilotos dos E99 e dos A29, ganhando uma fração dos agentes da PF que estavam no cerco) devia sugerir que a ilibada PF monitore os aviões do narcotrafico com seus proprios VANT, que, aliás, custaram mais que o dobro do que os comprados pela FAB e, até a ultima informação que li pela imprensa, não operavam por incompetencia administrativa e tecnica daquela instiuiççao